sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXI)



                                           O VALOR DA POSTURA CORRETA
  Servidores,

  Vamos vos falar sobre a necessidade de colocardes a atenção na postura correta.

  O homem que por qualquer deficiência física ou por não ter recebido a orientação conveniente, assume uma postura inadequada, além de adquirir vários tipos de problemas para a sua coluna vertebral, caminha por vezes trôpego, parecendo carregar um pesado fardo nas costas. Essa emanação de vida irá certamente encontrar dificuldades em se submeter a uma quietação do corpo físico.

  Chamamos as vossas atenções para a necessidade de manterdes as vossas colunas vertebrais eretas, tanto ao caminhardes como ao sentardes para um descanso ou mesmo quando estiverdes trabalhando.

  Sabemos que muitos irão argumentar que manter constantemente essa postura é um trabalho cansativo e requer permanente vigilância. Estamos de acordo com a segunda observação. Quanto à primeira, sabemos que o trabalho de autocorreção depende da força de vontade de cada um. Se aceitardes essa disciplina como algo de relevante importância para a vossa saúde, a vossa vida profissional e social, e muito mais importante ainda nas vossas práticas devocionais, certamente não esmorecereis em corrigir-vos.

  No entanto, reconhecemos que, se desde a tenra idade, digo, quando a criança começa a adquirir a compreensão, fosse exercitada e incentivada para a importância que tem a postura correta, essa criança certamente se tornaria um adulto com menos problemas decorrentes da má postura. Esse treinamento, se feito na escola e com o respaldo dos pais nos lares, incentivaria e seria de grande valor para os nossos futuros adultos.

  Temos o exemplo dos atletas. Não percebeis em nenhum dos autênticos desportistas um caminhar curvado e com os ombros arqueados para frente. Portanto, servidores, esta deve ser também a vossa postura: cabeça erguida, coluna ereta, ombros retos fazendo um leve movimento para trás. Isto fortalecerá os músculos das vossas costas e pescoço.

  A estranheza para a razão de chamarmos as vossas atenções da necessidade de uma postura correta prende-se ao fato de não verdes um relacionamento estreito dessa com as práticas espirituais. No entanto, advertimos-vos que se tornam muito mais eficientes os exercícios meditativos naqueles homens que possuem hábitos saudáveis e uma postura correta, do que naqueles que trazem para o serviço de meditação o corpo mal habituado e sem a autodisciplina da postura.

  Deveis convir que não podeis ter dois comportamentos, dois hábitos antagônicos e usardes um para a vossa vida prática e outro para a vossa vida espiritual. Isso posso assegurar-vos, não funciona. Por mais bem intencionado que esteja o devoto, irá acabar por esmorecer em seus propósitos se as tendências e os apelos à vida mundana forem mais exacerbados.

  Todos vós sabeis do grande valor dos asanas ou posturas para a meditação. Mas, por vermos nos aspirantes ocidentais uma grande dificuldade em por em prática essas posturas, quer por nunca as terem exercitado ou por problemas físicos que lhes dificultem os movimentos, somos favoráveis e reconhecemos como postura conveniente, para a maioria dos discípulos ocidentais, a seguinte:

  - Usai uma cadeira de espaldar alto e vertical para o vosso acento de meditação. Cerrai os olhos. Mantende a vossa coluna vertebral ereta, a cabeça e o queixo ligeiramente erguidos.

  - Deveis manter os vossos braços apoiados sobre as coxas, com as palmas das mãos voltadas para cima, apoiadas bem junto ao ponto de junção da coxa com o ventre – a virilha.

  - Essa posição irá servir de entrave para um possível arqueamento do corpo para frente durante o vosso período de meditação. Procurai também manter o ventre ligeiramente comprimido e o tórax para fora.

  - Os pés, deveis mantê-los apoiados no chão e procurardes conservar os joelhos juntos ou o menos afastados possível.

  Esta é a postura conveniente para os ocidentais com problemas de saúde e más posturas. Porém, àqueles que praticam os milenares asanas, recomendamos a postura do lótus, por ser de maior eficácia e por manter o corpo em perfeito equilíbrio e com a energia fluindo livre e em perfeita harmonia por todo o corpo do devoto.

  A postura que recomendamos aos Nossos servidores lembra muito a dos antigos faraós e também facilita o circuito da energia pelo corpo, bem como a perfeita oxigenação do ar nos pulmões durante esses períodos de meditação.

  No entanto, se tiverdes ainda dificuldades para por em prática essa postura, uni-vos ao vosso Mestre Interno e encontrareis aquela que vos proporcionará maior conforto e, portanto, melhores condições para os vossos exercícios devocionais.

  Advertimos-vos, no entanto, que há necessidade de procurardes manter o corpo erguido e equilibrado, isso para que haja maior oxigenação de ar nos pulmões. Tal postura vos facilitará a acalmardes o vosso ritmo cardíaco e, como consequência desse trabalho, conseguireis acalmar a vossa mente, aquietando os turbulentos e incômodos pensamentos.

  Também chamamos a atenção de todos vós, servidores, para o seguinte fato: não deveis praticar meditação deitados ou recostados em poltronas macias e confortáveis. Elas vos sugestionarão o relaxamento e, infalivelmente, acabareis por cairdes nos braços de Morfeu. Portanto, rechaçai esses cômodos móveis para os vossos momentos de concentração e meditação.

  Como todos vós já deveis ter percebido, neste trabalho procuramos vos alertar para a postura correta durante o exercício de concentração, meditação e encontro com a Divindade, presente dentro de todos vós e em toda parte. Porém, cumpre-Nos ainda ressaltar o valor e os benefícios que advirão de uma atitude mental correta e positiva, para que as vossas existências tornem-se saudáveis, equilibradas e exitosas, o que vos propiciará tornar-vos realizados e atuantes através da Sabedoria Divina, quando Ela puder se manifestar através de vós.

  Vosso Instrutor,
                                                        Djwal Kuhl

Fonte: Exercícios Para Autolibertação - FEEU

Siga os Links:Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (I)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (II)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (III)                      
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (V) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (X)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XI)                       
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVIII
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIX) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVI)
                           Instruções Excelsas aos Servidores da Luz - (XXVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIX)

Rayom Ra
[Leia mais Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário