sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Instruções Excelsas aos Díscípulos da Luz - (XX)


                                                                 DISCIPLINA
  No homem oriental, vemos que a sadhana ou disciplina espiritual é observada com rigor e aderem a ela de forma obstinada todos aqueles praticantes sinceros que almejam obter a resposta sagrada da Divindade.

 Sabemos que a vida e as características dos homens ocidentais, por serem diferentes, não lhes outorgam, na maioria das vezes, o mesmo comportamento dos seus irmãos orientais. No entanto, discípulos servidores, isso não é desculpa para não fazerdes o esforço que vos proporcionará sensível melhora, tanto no campo material como no espiritual.

  Em primeiro lugar, deveis criar um local, por menor que seja, para as vossas práticas devocionais. Conforme já colocamos em outro trabalho, o local reservado para esses momentos fica impregnado da energia devocional do aspirante, e todas as vezes que vos recolherdes àquele lugar, ele vos sugestionará ou vos inspirará pensamentos devocionais e a ter meditação.

  Outra observância de grande valor é a de criardes um horário em que possais estar tranquilos para realizardes o vosso trabalho de procura e encontro com o Bem-Amado que vive dentro de vosso coração. Esta disciplina de se procurar manter, sempre que possível, um horário para as práticas devocionais, é de grande importância, por criar no discípulo o hábito de sempre naquele horário comungar com os pensamentos nobres que infalivelmente acabarão por levá-lo ao encontro do Mestre Interno, o Eu Sou, que é o verdadeiro Guru dentro de todos os homens.

  Procurai observar os vossos horários, sendo também importante que se faça essas disciplinas no momento em que o vosso lar esteja em paz e tranquilo, isso para que as vossas práticas e experiências não sofram a interferência e intromissão de terceiros.

  Não deveis impor os vossos novos hábitos a ninguém, já que, assim procedendo, ireis agredir a vontade de cada um. Portanto, procurai agir com discernimento, discrição e equilíbrio, principalmente muito equilíbrio.

  Se tiverdes em condição de por em prática em vossa vida, dois períodos de concentração e meditação ao dia, será muito eficiente, principalmente no início de vossa caminhada. Os horários de mais valia para essas práticas são: os das primeiras horas da manhã, por haver razoável silêncio e por estar o ar ainda pouco carregado com as impurezas da agitada vida moderna. E à noite, antes de vos recolherdes ao vosso leito. Esses exercícios, feitos naqueles exatos momentos, vos propiciarão calma e relaxamento e, portanto, concedendo-vos um sono repousante.

 Resumindo: pela manhã estareis acalmando a vossa mente e entregando ao Bem-Amado Pai o vosso dia que se inicia. Já à noite, estareis fazendo a entrega de vosso agitado dia de trabalho e acalmando o vosso coração e mente, preparando vosso corpo para um sono tranquilo e revigorante. Com o tempo, aprendereis a levar para a vossa rotina diária a Paz que advém desse trabalho e a tirar proveito desse novo estado na vossa atuação na vida prática. Ireis constatar, por vós mesmos, que terminareis o vosso dia de trabalho bem mais repousado do que em tempos passados.

  Qual o tempo ideal para uma boa meditação? Sabemos ser essa a grande dúvida dos Nossos servidores.

  - O tempo ideal é aquele em que conseguirdes, de maneira tranquila e repousada, calar os vossos pensamentos inquietos e manter a vossa concentração no objetivo maior de vossa existência, que é a atenção na Poderosa Presença Eu Sou em vós. De nada adianta ficardes sentados por longo tempo com a mente inquieta ou preocupada, lutando convosco mesmo para vencerdes o tempo e a indisciplina mental. Se usardes tal comportamento, saireis da meditação exaustos, enraivecidos e com terrível sentimento de fracasso. Dessa forma, acabareis por desistirdes desse empreendimento tão importante, talvez o maior que já tivestes oportunidade de por em prática em toda a vossa vida.

  É preciso usar de discriminação para se obter o êxito esperado. Tendes que ter em mente que estais agora atacando de frente os grandes déspotas de vossas vidas, que são o ego e o vosso ser elemental. Eles tudo farão para quebrar o vosso ânimo e tirar a vossa atenção dessas práticas. Portanto, sede inteligentes, inflexíveis em vossos propósitos de mudança interior e consequente auto-realização. Sem vos entregardes aos apelos dessa dupla, procurai agir evitando os exageros prejudiciais ao vosso equilíbrio emocional. Essa é uma das causas de preocupação e resistência dos que vos assistem, para aceitarem com tranquilidade o novo caminho escolhido por vós. Portanto, ficai vigilantes e atentos aos exageros.

  Tende em mente que quantidade não é qualidade, e, portanto, é preferível que comeceis a vossa sadhana ou disciplina espiritual com pequenos espaços de tempo de concentração e meditação. De cinco a dez minutos no princípio desse trabalho, achamos tempo suficiente para o principiante dessas técnicas.

  Chamamos a vossa atenção para a seguinte observação que entendemos ser de grande serventia para todos os iniciantes na arte da meditação: esse espaço de tempo que indicamos como ideal, deve ser observado somente enquanto a mente não entrar novamente em ebulição. Quando começardes a sentir os vossos corpos inquietos e as vossas mentes com os pensamentos correndo, é o sinal de que o vosso tempo de meditação terminou. Consideramos já como um grande avanço aquele discípulo iniciante que consegue manter a sua mente disciplinada e silenciosa por dois minutos que sejam.

  Logicamente, todos vós já compreendestes que estamos colocando aqui as orientações para aqueles discípulos iniciantes em meditação, visto que aqueles praticantes que adquiriram o equilíbrio da mente e do corpo, por exercerem essas disciplinas há mais tempo, sabem determinar o tempo que lhes seja propício, sem trazer mal-estar e sem furtar-lhes o tempo para o cumprimento de seus deveres na vida social e no campo profissional.

  O caminho espiritual não deve servir de desculpas para descuidos e desatenções com a vida material. Lembramos-vos, servidores, que estais buscando o tão ambicionado equilíbrio entre esses dois mundos.

  Vosso instrutor,
                                                    Djwal Kuhl


Fonte: Exercícios Para Autolibertação - FEEU

Siga os Links:Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (I)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (II)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (III)                      
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (V) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (X)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XI)                       
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVIII
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIX) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVI)
                           Instruções Excelsas aos Servidores da Luz - (XXVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIX)

Rayom Ra
[Leia mais Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário