sábado, 15 de novembro de 2014

Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIV)

                                       A NECESSIDADE DE EDUCAR A MENTE
 Servidores,

  Hoje vamos falar-vos sobre um tema que reconhecemos ser de grande valor na vida do homem. Tanto para o homem mundano, preocupado com a vida material, como para o espiritualista.

  Existe hoje ainda a necessidade de informar ao homem que ele deve educar a sua mente, aprender a ser o senhor desse intrincado mecanismo. Podemos dizer a todos vós que aquele que aprende a controlar o seu campo mental, a adestrar esses corcéis indomáveis que são os pensamentos, torna-se um forte, um vitorioso.

  Como tudo na vida exige esforço, esse trabalho de educar a mente e disciplinar os pensamentos, também não foge a essa regra.

  É necessário que sintais em vosso íntimo esta verdade: que, sem um corpo mental educado, onde possais dirigir os vossos pensamentos de forma disciplinada, muitas das vossas ações ou empreendimentos estão fadados ao fracasso, ou pelo menos não surtirão o êxito que ambicionáveis.

  Notamos que a falta de uma disciplina mental é uma das principais causas do mau rendimento das crianças e adolescentes na vida escolar. É uma das responsáveis também pela falta de êxito na vida profissional de adultos. Por essa razão, concordamos que a arte de educar a mente já deveria estar inserida como curriculum escolar das crianças. Dessa maneira, essas crianças e adolescentes já levariam para a sua vida profissional, na fase adulta, uma grande vantagem sobre aqueles que não tiveram essa oportunidade.

  O homem que atua com a mente educada e controlada, consegue sair das situações mais difíceis menos conflitado e, portanto, muito mais serenos e com menor desgaste emocional. Podemos dizer que essa emanação de vida passa pelos embates naturais da vida sofrendo menores desgastes emocionais do que aqueles que se deixam arrastar pela voragem das emoções e acontecimentos.

  Para educar a mente, em primeiro lugar precisa o homem ter uma inabalável força de vontade de reconhecer em seu íntimo que, apesar de todos os esforços, feitos durante toda a sua existência, tudo que conseguiu como realização, custou-lhe um grande desgaste físico, mental e emocional. E, no entanto, na maioria das vezes, esses sucessos conseguidos com grandes esforços e sob uma forte tensão, não deixaram em seu coração o sentimento de vitória e realização. Outras vezes, depois de muitos esforços, os seus projetos quedaram-se sem êxito, causando-lhe um sentimento profundo de vazio e pejo pelo fracasso.

  O que é educar a mente? Essa pode ser a vossa primeira interrogação.

  Educar a mente é adestrá-la, através de pensamentos corretos e certos exercícios, para que ela vos responda de forma precisa quando dela necessitais. Educar a mente é ensinar-lhe através de um trabalho intenso e dedicado, a silenciar os incômodos e na maioria das vezes inúteis pensamentos. É aprender a colocar na mente um pensamento de cada vez, e dessa maneira só trabalhar com os pensamentos e ideias que desejar.

  A mente do homem comum é agredida por toda a sorte de pensamentos durante as vinte e quatro horas do dia. Asseguramos-vos que a maioria deles são lixos mentais, não merecendo a vossa atenção. Podemos dizer-vos discípulos servidores, que o homem comum é acossado por um verdadeiro turbilhão de pensamentos que impedem o seu descanso, já que durante o sono ele também é visitado pelos sonhos e pesadelos que afloram do seu subconsciente.

  Qual a importância desse treino na vida prática? Esta é a nova pergunta que certamente podeis estar desejosos por Nos formular.

  Servidores, esse trabalho de controle mental e treino com os vossos pensamentos, vos assegurará, com toda a certeza, um poder de concentração muito maior. E todo aquele que tem esse poder desenvolvido, logicamente terá melhores condições para realizar todos os seus projetos com maiores possibilidades de êxito.

  Existem já divulgados vários exercícios para adquirirdes o controle sobre as vossas mentes. Todos esses trabalhos tenderão ao êxito se fordes assíduos e persistentes na prática deles como uma disciplina de grande importância em vossas vidas. Nos tratados de yoga encontrareis excelentes exemplos de disciplinas para o vosso adestramento mental. Nós da Loja Branca, vemos esse trabalho de disciplina mental como um dos mais importantes na vida do homem moderno, tanto para obter êxito em sua vida material, bem como para aqueles que querem aprofundar-se no caminho espiritual até atingirem a culminância da auto-realização, que é o encontro ou a união com a Poderosa Presença Eu Sou em seus corações.

  Vamos colocar, para todos vós que almejais esse controle mental, alguns exercícios. Para muitos, esses exercícios irão parecer por demais simples para se conseguir tão difícil façanha. Advertimos-vos que esses exercícios, por serem simples, são muito difíceis de serem postos em prática, porque, para o seu êxito, o requisito essencial é a tenacidade de cada um de vós praticá-los, com vontade, assiduidade e esperança de uma conquista maior. Essa conquista, nós a comparamos com aquela que traz a alegria ao alpinista que consegue vencer a íngreme montanha e chegar ao cume depois de grandes sofrimentos e esforços.

  Os exercícios que vos apresentaremos são trabalhos de base na rotina espiritual dos discípulos iniciantes em Nossas lamaserias e ashrans. Nós os investimos com Nossos Momentuns e doamos essas práticas ao homem comum, aquele que não teve até agora a oportunidade de desenvolver uma técnica para sua disciplina mental.

  Sendo um trabalho de autodisciplina, podeis inseri-lo em vossa vida prática e fazê-lo em vosso lar, escritório e até mesmo em vosso automóvel.

  Em primeiro lugar, torna-se necessário que aprendais a silenciar as vossas mentes. O hábito de divagar ou deixar que os pensamentos corram soltos é um péssimo companheiro daqueles que anseiam por obter um controle mental como disciplina para as suas vidas.

  Dar-vos-emos alguns exercícios para o vosso estudo e sugerimos que perscruteis os vossos corações sobre a importância dos mesmos.

                                       Exercícios Para Silenciar os Pensamentos

  - Começai por disciplinar os pensamentos através da respiração vigiada [Siga o link   - Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (II) - ]. Esse é um excelente exercício para abafardes os incômodos pensamentos.

  - Não vos permitais mais ceder às divagações. Ocupai as vossas mentes procurando fixar nelas uma idéia ou pensamento construtivo. Concentrai-vos com maior intensidade nesse pensamento, e quando começardes a sentir que ele está fugindo, sendo a vossa mente invadida por novos pensamentos, mentalmente repreendei-a, fazendo-os calarem-se. No princípio de vosso treino, procurai fazer esse exercício por um espaço de cinco a oito minutos. Não desanimeis se no início for difícil conseguirdes calar os pensamentos. Asseguramos-vos que, se persistirdes, ireis adquirir uma admirável equanimidade mental em um espaço de tempo que vos surpreenderá.

  - Ficai atentos ao seguinte fato, que consideramos de grande importância. Verificai em quanto tempo as vossas mentes mudam de pensamento. Ao fazerdes esse esforço, verificareis que eles correm com uma incrível rapidez. Procurai verificar qual a importância desses pensamentos e certamente constatareis que alguns deles não têm razão de ser e nunca se realizarão em vossas vidas.

  - O vosso poder de concentração aumentará consideravelmente através deste trabalho. Exercitai a vossa concentração fazendo um trabalho intenso de memorização. Por exemplo: procurai memorizar pequenos trechos de alguma literatura que vos possa servir de inspiração. Ligai-vos ao vosso Cristo e fazei leituras em voz alta, depois em voz baixa, sussurrada e em seguida leitura silenciosa. Lede várias vezes seguindo o roteiro acima.

  Depois, deixai que o vosso subconsciente faça aflorar a lembrança do que foi lido. É necessário que, no momento em que fizerdes semelhante exercício, os vossos sentidos estejam despertos, atentos e por inteiro nesse trabalho. Audição e visão são partes importantíssimas nessa disciplina. Procurai, também, como um excelente exercício de memorização e concentração, memorizar ambientes em seus mínimos detalhes, e depois, usando da concentração, trazê-los à lembrança. Se estiverdes dentro do ambiente em questão, fazei a prova com olhos fechados e depois verificai se realmente conseguistes uma memorização perfeita.

  - Nunca vos senteis para estudar ou meditar com os pensamentos correndo desvairadamente em vosso campo mental. Primeiro, acalmai-vos mentalmente para poderdes estudar ou meditar de forma correta.

  - É de grande valor o hábito oriental de fixar na mente uma afirmação mântrica e dela fazer uso quando se está trabalhando em afazeres que facultem à mente divagar. Essa técnica na yoga denomina-se japa yoga e consiste em trabalhar-se com a mente concentrada no nome sagrado da divindade ou em um mantra. Essa prática tem três funções importantes: mantém a mente concentrada, não permitindo os pensamentos correrem; fixa na mente do devoto uma ideia; e cria um campo magnético favorável em torno do discípulo, através da repetição mental.

  - Mantende-vos vigilantes e usai a força da palavra para disciplinardes as vossas mentes. Emiti uma ordem aos vossos inquietos pensamentos, como por exemplo:
  “Aquietai-vos turbulentos pensamentos!”
  “Calai-vos em nome do Eu Sou!”
  “Eu Sou a Ressurreição e a Vida da Perfeita Concentração em meu corpo mental. Irradio-a agora e sustento por toda a eternidade”.

Quanto à repetição de um mantra, escolhei aquele que mais fizer vosso coração se enternecer. Como exemplo, sugerimos os dois mais conhecidos pelos orientais, que são os seguintes:

  - Eu Sou a Ressurreição e a Vida. Palavras sagradas usadas pelo Bem-Amado Mestre Jesus. Lembro-vos que foram essas Palavras mentalmente repetidas até o momento de Sua Ascensão.

  O outro mantra sugerido é este usado pelos discípulos orientais com veneração:
  Om Mani Padme Hum”. Que significa: Amém, Ó Vós Deus que Estais em mim. Salve.

  - Usai a murmuração mental das afirmações acima ou de quaisquer que vos sejam inspiradas, ou que mais vos falem ao coração.

  Enfim, homens da Terra e discípulos servidores, fazei o esforço por mais essa conquista, que vos granjeará uma grande vantagem, vos proporcionando maior capacidade de realização em vossos empreendimentos e tornando-vos mais seguros, porque sereis os senhores de vossas mentes e destinos. A partir do momento em que alcançardes o equilíbrio mental, caminhareis firmes e não mais com passos trôpegos e inseguros.

  Vosso Instrutor,
                                                        Djwal Kuhl

Fonte: Exercícios Para Autolibertação - FEEU

Siga os Links:Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (I)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (II)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (III)                      
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (V) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (X)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XI)                       
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVIII
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIX) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVI)
                           Instruções Excelsas aos Servidores da Luz - (XXVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIX)

Rayom Ra
[Leia mais Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário