terça-feira, 18 de novembro de 2014

Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVIII)



                             O VALOR DE TENSAR E RELAXAR OS MÚSCULOS

  Discípulos Servidores:

  Para tudo que quiserdes empreender como realização em vossas vidas, deveis, antes de começardes a atuar, preparar-vos física, mental e espiritualmente. Sabemos que a vida agitada dos dias de hoje tira do homem esse raciocínio e o leva a agir de forma apressada, e por essa pressa ele paga caro a sua participação no contexto social.

  Se para atuardes na vida prática necessitais de vos preparardes física e psicologicamente, também para as práticas espirituais não se foge a essa regra. Vemos que os Nossos discípulos ocidentais, com raras exceções, não preparam o corpo e a mente para se sentarem e terem um período de interiorização e meditação. E por essa razão, a maioria foge dessa prática, porque não sentindo nenhum benefício, se impacientam achando que estão perdendo tempo.

  É muito importante preparardes o corpo para esses momentos de investigação interior. Um indivíduo inquieto não tem condições de sentar em meditação, por menor que seja o tempo requisitado para essa prática. Para essa emanação de vida, todas as sensações aflorarão, até que ela se dê por vencida e resolva dar por terminado o seu “castigo”.

  Assim como é de grande importância educardes o vosso corpo mental para a vossa vida material e espiritual, assim também deveis dar ênfase ao vosso trabalho de auto-superação, qual seja a necessidade de aquietardes o vosso corpo físico.

  Os exercícios de tensão e relaxamento são indiscutivelmente excelentes auxiliares neste treinamento. Isso porque, além de proporcionarem descanso ao corpo pelo relaxamento, também são eficazes, quando bem feitos, na revitalização do homem, pelo processo de energizar cada uma das partes do corpo. Explicamos-vos: isso acontece quando se leva mentalmente a energia direcionada para o órgão, nervo ou músculo afetados e que se deseja curar através dela.

  Para os trabalhos de meditação, esses exercícios tornam-se indispensáveis. São os pré-requisitos para começardes essa tarefa, talvez a mais importante de vossas vidas.

  Constatamos geralmente que a pessoa que se propõe a esse trabalho de procura de seu Ser Maior, chega a seu local de meditação cansada, com a mente sobrecarregada de pensamentos e problemas; deixa-se quedar sobre uma cadeira, fecha os olhos, e em pouquíssimo espaço de tempo está entrando em profundo sono. Asseguramos-vos que se assim procederdes, jamais podereis despertar o Santo Ser Crístico em vossos corações. É preferível que, se estiverdes por demais cansados, não fazerdes esse exercício.

  Nesse caso, sugerimos-vos, fazerdes um descanso; acordareis em condições mais satisfatórias para recomeçardes a vossa disciplina de meditação.

  Dar-vos-emos uma pequena sequência de exercícios com a finalidade de colocardes o vosso corpo em condições apropriadas para a meditação. Porém, encontrareis, talvez em outros trabalhos, exercícios que também são eficazes para essa finalidade. Como já colocamos antes, o êxito de qualquer empreendimento depende muito mais do esforço e dedicação daquele que o pratica do que dos métodos ministrados ou do instrutor.

                                                Exercícios Para Tensar e Relaxar

Vamos colocar aqui esses exercícios para utilizardes antes de começardes o vosso período de concentração e meditação. Porém, podeis aplicá-los todas as vezes que vos sentirdes cansados ou mesmo como uma preparação para começardes a vossa lida diária. Isso porque eles deixarão o vosso corpo relaxado, e, portanto, com melhores condições para iniciardes com mais ânimo o vosso dia de trabalho.

  Esses exercícios podeis praticá-los sentados em uma cadeira, ou deitados, seguindo a seguinte orientação:

  1. Ao começardes, fazei sempre algumas respirações. Esse trabalho de inalar, sustentar e exalar acalma a vossa mente, proporcionando-vos melhores condições para dirigirdes a vossa atenção para onde quiserdes.

  2. Iniciai o exercício de tensão e relaxamento de baixo para cima, membro por membro, da esquerda para a direita; é importante manter esta ordem. Todos vós já sabeis, mas nunca é demais lembrar, tensar é o ato de enrijecer cada uma das partes do corpo. Aqui neste trabalho em particular, vamos usar da nossa vontade e através da concentração levar esta energia às partes carentes.

  Tensai de baixo para cima cada uma das partes do vosso corpo. Começai pelos pés; primeiro o esquerdo, depois o direito, e ide subindo parte por parte, ou seja, perna, coxa, nádega, baixo ventre, estômago, mão, braço, antebraço, tórax, pescoço e face, sempre mantendo o movimento da esquerda para a direita. É muito importante manter o ritmo respiratório durante este exercício. Ao inalardes, tensai, e concentrai-vos na energia que flui para a parte retesada ou tensa. Se o movimento for bem feito, sentireis no local um ligeiro formigamento, motivado pela energia ali acumulada.

  Relaxai expirando, e dessa maneira prosseguindo até chegardes aos músculos faciais. Agora que já levastes esta energia a todas as partes de vosso corpo, nesse movimento de tensar e relaxar cada um de per si, inalai e retesai todo o corpo de uma só vez, em um só movimento. Procurai sentir que a energia circula rapidamente, subindo, energizando e curando cada uma de vossas células e órgãos menos saudáveis. Aproveitai essa energia em ascensão e levai-a para um dos três chackras superiores, que são: o centro laríngeo, o centro crístico e o centro coronário. Com esse exercício, estareis também fortalecendo aquele centro que sintais estar menos desenvolvido.

  Chamamos as vossas atenções para o seguinte esclarecimento:

  Não há problema em deixardes a energia em qualquer um desses centros. O que, possivelmente, com o passar dos dias, podereis começar a sentir, é uma leve pressão ou formigamento em um desses centros. Isso significa que ele está recebendo estímulo, graças à energia direcionada para aquele ponto, mas que se desvanecerá se não persistires em enviá-la para ali. Se não quiseres usar essa energia para estimular o despertar de um desses centros superiores, podeis usá-la direcionando-a no final do exercício de tensar e relaxar, para algum órgão doente ou músculo dolorido. Nesses casos, também verificareis de pronto uma resposta positiva.

  Um hábito salutar para o vosso corpo vos responder de forma mais satisfatória, é o de, antes de sairdes do leito, fazerdes esse exercício; e constatareis na prática uma maior lepidez em vossos movimentos matinais.

  Vosso Instrutor,
                                                       Djwal Kuhl

 Fonte: Exercícios Para a Autolibertação – FEEU

Siga os Links:Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (I)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (II)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (III)                      
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (V) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (X)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XI)                       
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVIII
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIX) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVI)
                           Instruções Excelsas aos Servidores da Luz - (XXVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIX)
Rayom Ra

[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário