quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Mentira do Ceticismo

  Embora as estatísticas mundiais apontem o ceticismo com um percentual bastante modesto em relação aos seguidores de religiões e organizações espiritualistas, a idéia que se tem ao abrirmos páginas de sites e blogs da internet é de que os céticos são maioria no planeta.

  O ateísmo representa em torno de 2.5% da população mundial e segundo especialistas está em baixa, mostrando índices cada vez mais insuficientes. Normalmente os ateus se classificam como céticos por que o epíteto lhes serve de fórmula tácita abrangente aos seus protestos, englobando uma seqüência de posições antagônicas aos religiosos e aos demais seguidores de crenças. A presença mais vigorosa em seus argumentos é justamente a visão elitista que lhes confereria as ciências. Julgam oferecer ao mundo todos os necessários respaldos científicos em todas as respostas de discussões sobre a irracionalidade da existência de um Criador.

  Os blogs e sites pululam na internet trazendo uma visão agressiva e estereotípica do ceticismo. O que os céticos procuram transmitir é que os estudiosos das ciências sabem a verdade, sabem que Deus realmente não existe, que as religiões são e sempre foram um mal para a humanidade, e os esotéricos, místicos e espíritas são todos uns alienados e ignorantes.

  Há, no entanto, blogueiros mais lisos. Fingindo-se democráticos, dizendo-se entender todas as opções de correntes da religiosidade, desejam, em realidade, ver engrossadas suas colunas de debates e aumentados os seus links, pois se contradizem a todo instante ao escrever ou anexar artigos ora indutivos ora de cristalino entendimento contra a inteligência de quem não seja cético. É só observar como defendem com superioridade e absoluto orgulho suas opções ao ceticismo, e, por infelicidade da justeza do vocábulo, como “endeusam” aos pesquisadores e homens de ciências, notoriamente céticos e ateus. Na realidade, o endeusamento a esses pilares céticos se transforma num objeto de culto sob a absurda negativa das funções do aparelho psicológico humano montado pelas leis naturais da fisiologia objetiva e subjetiva. Há nisso um reconhecimento quase inconsciente de tudo quanto mentem a si mesmos. Eles sabem disso e fingem não saber, por isso se rebelam contra a natureza divina, lembrando a lenda dos Titãs.

  Explico. O homem é um micro dentro de um macro. Deus é micro e macro ao mesmo tempo. Se o ateu se diz ateu porque nunca viu Deus fisicamente, o crente poderia dizer a mesma coisa, entretanto sua visão de Deus é outra. Os calhamaços da cultura acadêmica intoxicam os cérebros jovens de teorias céticas e pragmatismos das leis da física, buscando demonstrar como a razão sufoca e pulveriza as crenças. No entanto, seus arautos esquecem-se de ensinar que a matéria não criou a psique, nem da matéria exala-se o pensamento, mas bem ao contrário. Dirão que o pensamento se produz no cérebro por impulsos elétricos, porém os impulsos elétricos somente registram, a mente é o veículo pensante; o ego pensador é que opera numa escala de valores que vai desde o instinto pura e simplesmente às mais elevadas emocionalidades dos êxtases espirituais.

  Os religiosos convictos sabem que há um Deus imanente e transcendente, explicado somente pela fé. O mesmo Deus dos religiosos é incursionado pelos estudos e sabedoria dos esotéricos, identificado por uma vida e uma via interna plenas de experiências inexprimíveis que se alcançam gradualmente nas sintonias com as leis da perfeição. Os céticos não conseguem ler essa mensagem interna, nem senti-la, mas não conseguem impedir que as leis naturais os levem para a mesma direção dos crentes e dos estudiosos e que neles também atuem. E por mais que neguem, vive-lhes a ânsia de um conhecimento transcendente à matéria, de um porque da misteriosa existência que os leva a tornarem-se impotentes à natural pressão de todos os seus átomos e células. Essa pressão os impulsiona a um artificial teísmo, logicamente materialista, a um objeto qualquer de sua escolha, normalmente as ciências como um todo, que os faz colocar nele toda a sua fé como compensação aos seus medos e incertezas. Ao invés dessa mentira e irracionalidade melhor seria conhecer a ciência perfeita de Deus.

  Rayom Ra

  [ Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

4 comentários:

  1. Os céticos quando lerem isso vão ficar irados. Eles acham que a ciência explica tudo.

    Abs. Norberto Luiz

    ResponderExcluir
  2. “É só observar como defendem com superioridade e absoluto orgulho suas opções ao ceticismo, e, por infelicidade da justeza do vocábulo, como “endeusam” aos pesquisadores e homens de ciências, notoriamente céticos e ateus.”

    Se veemência na defesa de uma posição quer dizer “sentimento de superioridade e absoluto orgulho”, devo dizer então que o autor da postagem mostra tanto ou mais “orgulho” e “superioridade” que a maioria de nós ateus e agnósticos. Ademais, concordar e enaltecer uma pessoa por ela manifestar um ponto de vista embasado em uma posição epistêmica racionalista ou empiricista pode ser entendido como “endeusar” apenas na mente de quem tem uma ânsia mal-disfarçada de fazer invectivas rancorosas ad hominem contra os céticos, por puro pavor diante do fato de terem uma posição firme contrária a posturas fideístas. Pois, assim como o trecho acima, a postagem como um todo contém esboços de reflexões ancorados em nada mais que pressuposições inadvertidas.

    O ceticismo é posição epistemológica que busca a expressão mais pura da consciência e da determinação de cognição com a realidade, livre de quaisquer outros pressupostos de ordem emocional que desembocam nos achismos das religiões e dos esoterismos, que, exercendo um enorme poder de impressão na consciência, reduzem drasticamente o poder de interação externo, ou seja, com a realidade objetiva. A religião e o esoterismo, abraçando suas premissas apriorísticas, se enredam nas fantasias do fundo das consciências dos indivíduos, fantasias que têm chances mínimas de corresponder a qualquer objeto real devido à aleatoriedade da correspondência entre o que a consciência supõe previamente ser um dado objeto e a existência objetiva de um objeto correspondente, e às possibilidades infinitamente mais numerosas de a consciência elaborar representações de objetos com quaisquer atributos e circunstâncias (espaço-temporais, etc.) do que de haver na realidade objetos com dados atributos e circunstâncias.

    O ceticismo científico, desnudando a consciência e expondo-a à realidade, fria que ela possa ser, nos leva a um mundo menos imediato e confortável às nossas predisposições emocionais, não obstante mais real. A ciência não explica tudo, mas a religião e o esoterismo têm chances mínimas de explicar qualquer coisa - não são essas duas a complementar a ciência como explicação e verdadeira religação com a realidade.

    ResponderExcluir
  3. "O ceticismo é posição epistemológica que busca a expressão mais pura da consciência e da determinação de cognição com a realidade, livre de quaisquer outros pressupostos de ordem emocional..."

    Olhe, Diego, o ceticismo para mim tem de especial o escancarado gosto por antolhos.

    Supor que a posição cética em relação a tudo que não seja objetivo e concreto seja a expressão mais pura da consciência, etc, etc, é pura fantasia e tapeação do intelecto. Mesmo por que o cético só aparenta conhecer a expressão menor da consciência, qual seja, de um mundo das formas e dos conceitos objetivos, ao passo que o esotérico, na prática, busca e atinge a expressão maior da consciência humana por técnicas outras e partindo do subjetivo.

    Então não dá nem para comparar. Experimente experimentar, quem sabe você entenderá.

    Abraços.

    ResponderExcluir