quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Discursos de El Morya - III

        O COMEÇO DO CAMINHO 

       Seres majestosos que governam e suprem o nosso sistema solar inclinam-se, com amor, ante à Terra, este belo planeta, para elevar seus queridos filhos à Sua elevada evolução e dar os necessários impulsos para que, de qualquer maneira, esses filhos sejam providos de mais Luz.

       O chamado soou e passou por todos que servem a Luz, que zelam pela evolução humana, multiplicando, desdobrando o som que frutifica toda vida. Este som amplia, gradativamente, as irradiações que transpassam a matéria e, também, o sentimento dos homens, para, primeiramente, atingir a prontidão dos sábios e, depois, avivar as demais Emanações de vida, aquelas que se ajustam a essas vibrações. Quem, na realidade, quer crescer espiritualmente, tal como um crente autêntico; aquele que se sobressaiu entre a multidão dos homens; quem se encontra peregrinando na trilha da Luz, por via de regra, já palmilhou um longo caminho no qual, inconscientemente, colocou seus pés na direção certa. Isto significa a disposição de investir sua vida em uma boa causa, pleno de amor e humildade, e, de modo impessoal em seus próprios desejos, ajudar alguém, talvez aceitar os deveres de uma organização que se dedique ao trabalho de instituições de caridade, nos orfanatos e asilos, em presídios e também nos hospitais, prestando um serviço espontâneo e inesgoístico. Existem muitas "peças de ligação" que, somadas, são de importância vital para a finalidade desejada.

       Apos um longo período, nesta ou em outras vidas, desperta o interesse no indivíduo por maior sabedoria e, aos poucos, a sua luz torna-se visível em outra dimensão. Literatura aproveitável é posta em suas mãos e, muitas pessoas, então desconhecidas, irão entrar em contato com ele (o buscador da Luz) para que seu próprio ânimo e interesse não esmoreçam. Contudo, o neófito sente-se ainda preso ao estilo de sua vida e não pensa em modificá-lo em favor de seu aprendizado. Muitas vezes, tal estado perdura um bom tempo e, com isto, outras pessoas poderão ser solicitadas a prestar bons serviços. Assim ele perde a sua grande e talvez única oportunidade de progredir em favor do espírito. Outrossim, isto depende de quais experiências de vida estão em seu caminho. Por meio de um destino difícil, o homem acelera o seu desenvolvimento. Na maioria das vezes, as doenças são os motivos para uma análise mais profunda acerca de seu viver.

       Queira o leitor analisar o motivo que o leva a dirigir seu interesse aos assuntos espirituais. Neste caminho, existem inúmeras estações, e o homem reconhece que é imprescindível adquirir maior conhecimento sobre o Caminho Espiritual (1), se ele quer dar solução aos seus problemas. Com a aquisição de maior conhecimento, surgem, também, em seu mundo, os efeitos cármicos retroativos, pois, agora ele está em condições de solucioná-los. Estes servem para reforçar sua Vontade; aceitar as tarefas que lhe foram impostas e não capitular. Estas são as estações que provam se, realmente, tudo está claro; se aqui existem possibilidades para maior desenvolvimento espiritual, ou se ele prefere desistir, colocando as mãos no colo, por que na sua opinião, "tudo isto não tem qualquer sentido".

       (1) A análise de El Morya é sábia e oportuna. Num Grupo de que participei, no seu início, tivemos um irmão com muitos problemas íntimos e dramáticos que o levavam, seguidamente, a profundas depressões. Detinha, no entanto, inteligência admirável, e nas reuniões começou a demonstrar supreendente vidência, que nos descrevia pormenorizadamente  - algumas confirmadas por outros participantes - e que a ele, do mesmo modo, surpreendia. Detinha, também, esse irmão, grande atração pela física e matemática, além de possuir notável memória para fatos diversos, que nos absorviam pela naturalidade com que os expunha e analisava.
       Qual não foi nossa surpresa, quando,  em pouco tempo, anunciou não desejar mais seguir aquele caminho, pois sentia grande vazio por estar deixando a companhia, nos finais de semana, dos amigos no bar, onde passava muitas horas em conversas despreocupadas a beber cerveja, cantar e fumar.
       Tentei argumentar que não deixasse os amigos, nem seus prazeres, mas que procurasse ver se realmente aquilo era o mais importante para sua vida, do modo e intensidade como encarava, e, se possível, pudesse, aos poucos, ir diminuindo esta necessidade, na medida de seu bem estar espiritual e aclaramento de seus dramas pessoais. Inútil tentativa. Os apelos dos momentos nos quais se atrelava, e seu julgamento da impossibilidade em conciliar ambas as situações, foram decisivos e determinaram-no a imediatamente abandonar o caminho espiritual.
             À máxima de Jesus "buscai o reino dos céus e tudo mais lhe será dado por acréscimo", convenhamos, é de fácil citação, mas de extrema dificuldade na sua prática; e é aqui que muitos de nós escorregamos diariamente e, com certa frequência, damos de caras no chão. (Rayom Ra)

       Queridos amigos, se em vossa vida chegastes a um destes pontos, então aceitai o desafio. Ide em frente com ânimo e força de vontade, solucionai esses problemas; vede que as ferramentas foram colocadas em vossas mãos; que o mundo da Luz está ao lado de todo sincero lutador e traz à sua porta aquilo que necessita para executar sua tarefa. Um homem que se encontra na esquina do caminho de sua vida vai encontrar novamente a fé, se caso, durante as encarnações, a perdeu. Se ele persiste e domina seu destino, então já conquistou, por assim dizer, o "preço de entrada" para seguir o caminho do seu aprendizado, e auxílios mais intensos poderão ser dados.

       Tudo que ficou resumido dentro deste pequeno discurso, poderá ser aplicado e estendido em toda a vida terrena; contudo, aqui, o conceito "tempo" não é aplicado. Tal processo de evolução não pode ser medido de acordo com o tempo terráqueo, por que a vida terrena é apenas um segundo em comparação ao incontável número de existências que a Emanação de Vida necessita vivenciar. Entretanto, não vos deveis influenciar por qualquer distração. Aproveitai o tempo de vossa vida na Terra, para o bem de vosso progresso espiritual. Cada momento, cada encontro com vossos semelhantes, cada polêmica com vossos problemas diários podem servir para a vossa evolução, ou, de acordo com vosso modo de agir, poderão significar um retrocesso.

       À noite, antes de dormir, repassai, em pensamento, tudo que fizestes durante o dia; analisai as possibilidades que vos foram oferecidas para fazerdes algo útil em vossa vida...e refleti: aproveitastes as raras oportunidades de fazer o bem ou as deixastes passar? Auxiliastes o próximo ou os evadistes por comodidade, para não perderdes o vosso considerado "precioso" tempo de lazer? Recapitulai e, com toda a sinceridade, prestai contas e tomai a decisão de amanhã fazer algo útil em prol do bem de todos.

       OS CORPOS INFERIORES

       O vosso corpo físico é um instrumento muito importante no Caminho do Discipulado. Ele é o invólucro através do qual vivenciais as experiências da vida terráquea, durante o tempo em que permaneceis neste "tempo físico". Portanto, é vossa responsabilidade zelar cuidadosamente por ele, isto é, dar-lhe a nutrição adequada e necessária para o manterdes em uma constante renovação. Não deveis exigir demasiado de suas possibilidades, pois ele necessita de um sono reparador para poder executar seu "Serviço Prestado". Igualmente é preciso haver ordem em sua vida, bem como manter a higiene corporal, para que os poros (as janelinhas) possam respirar o ar puro e servi-lo fielmente.

       Entretanto, convencei-vos do seguinte: este corpo físico ou invólucro é apenas o vosso servo e não o vosso senhor. Acostumai-vos a ignorar as sensações de vosso corpo. Estas surgem de velhos costumes, aos quais dais muita atenção. Portanto, em vosso caminho de aprendizagem, sois o homem real - o Senhor de vosso corpo - e sois vós quem determina aquilo que deve ser feito. Entre tantas confusões e falta de observação, procurai encontrar o verdadeiro caminho. Aqui se requer um profundo e extenso discernimento. Sem esta faculdade, será difícil escolher qual o caminho certo; contudo, a todo sincero buscador da Luz surge à sua frente o Caminho Real.

      Chamo a atenção de mais um ponto importante: são os vossos corpos mental e emocional, que deveis vigiar constantemente. Estes são, consideravelmente, mais importantes que o corpo físico, por que, justamente, são as suas atitudes que geram a causa - o carma - seja bom ou mal. Cada pensamento negativo e cada sentimento maldoso ou raivoso geram uma corrente de energia com substância trevosa de cores escuras, mescla de cinza, marrom até o negro, as quais expressam a frequência vibratória lenta ou baixa, que enche e se expande em vossa aura, principalmente quando esta vibração ou irradiação é dirigida a determinada pessoa. Penetrando na aura dela, desequilibra e prejudica sua vida. Porém, o retrocesso desta atitude age incontinente, de forma negativa, sobre o vosso corpo físico. O impacto desta energia prejudicial permanece em vossa cercania, perturba a vossa própria energia vital, vosso corpo fica abalado e as dores físicas se manifestam. Os sentimentos extravasam-se, rapidamente. As palavras são ditas e, dificilmente, poderão ser anuladas.

       Disciplinai vossos pensamentos - esta é uma tarefa difícil para um discípulo deste imenso universo. Tais pensamentos somente podem ser controlados se, regularmente, fizerdes a vossa meditação em silêncio, tranquilizando e acalmando os vossos pensamentos. Deste modo, vossos corpos mental e emocional, irão harmonizar-se e, antes de mais nada, deveis ter paciência convosco, pois um caminho longo requer harmonia e tranquilidade em vossa vida turbulenta de cada dia. Repito; esta é uma lição indispensável que necessitais aprender.

       Quando, desta maneira, o sincero discípulo se esforçar em mudar sua vida desorganizada, passando a ser harmônico e positivo; quando ele aprender a conservar seu ser externo sereno e pacífico; quando souber purificar seu pensamento e seu sentimento, então ele poderá ter grande esperança de ser notado no Mundo da Luz, para ser aceito plenamente. Neste ponto, começa imperceptivelmente a verdadeira orientação. Ele será atraído à tarefa que reforça a sua capacidade de persistência, mesmo que este trabalho nem sempre encontre a sua aprovação. Com seu progresso, os ensinamentos tornam-se mais exigentes e as provas que surgem em sua vida exigem as Forças Internas. Ele terá de provar aquilo que aprendeu e preparar-se para as próximas horas.

       INICIAÇÃO

       Se analisastes tudo isto, talvez desejeis retornar ao vosso caminho cotidiano, por que, aparentemente, ele vos parece mais ameno. Porém, isto é um raciocínio errôneo. Se chegastes a esta estação de vossa vida, então não há mais qualquer retrocesso. Outrossim, o Caminho do Discipulado não consta apenas de disciplina e responsabilidade; ele também encerra muita beleza para aqueles que desejam aproximar-se de sua perfeição. 

       No círculo de amizade dos discípulos, muitas vezes falais sobre "Iniciação", que eles supõem ter alcançado. A palavra "Iniciação" é de sentido múltiplo e pode ser considerada desde os degraus das camadas mais baixas da evolução humana. Porém, quando o discípulo, repentinamente, se conscientiza de que está sendo levado a passar por algum perigo, mas reconhece que o Poder da Luz o protege, então este conhecimento pode parecer-lhe semelhante a uma iniciação.

       Cabe a nós esperarmos que ele, por meio de sua atitude e reação sobre seu destino, confirme tal juízo, tentando provar sua humildade, sua confiança no futuro e equilíbrio de vida, antes de podermos investí-lo com Forças mais poderosas. Precisamos ter certeza de que ele não esbanjará estas Forças com coisas banais, ou quiçá, com trabalhos ilícitos que possam causar prejuízos.

       O discípulo é conduzido conforme sua evolução e, às vezes, precisamos largar as suas mãos, por que ele deseja andar por outros caminhos que o conduzem a rumos errados. Não podemos defendê-lo ou poupá-lo destas experiências, por que ele necessita aguçar sua faculdade de discernimento e saber reconhecer o seu próprio e verdadeiro caminho. Ocasionalmente, isto somente é possível através de processos dolorosos, que precisamos deixar que aconteçam. Tudo faz parte do Caminho do Discipulado - alternando-se com altos e baixos. Poucos são os que já passaram por estas experiências, ou seja o processo de Iniciação. (2)

       (2) De fato, já noutros escritos temos comentado sobre isto mediante nossas observações e vivências com iniciados e pseudo iniciados. Repousa certa confusão com relação ao significado do termo Iniciação e sua real amplitude. O Movimento da Nova Era, começado de uma forma objetiva desde a entrada da Era de Aquário, na realidade, veio sendo trabalhado subjetivamente pelos passados milênios, para finalmente abrir-se amplamente ao mundo como uma grande e inimaginável flor. A Era de Peixes, com Cristo, priorizou de modo bastante eloquente o Grupo, para os seguidores mais qualificados e especiais, a quem ele os reconfirmou pessoalmente em iniciações. Para a humanidade, trouxe a cruz, a espada e o fogo, que nada mais foram do que os ingredientes de que o planeta necessitava para purificar seu carma milenar trazido de Eras anteriores e avançar em direção ao espírito.
       Podemos afirmar, sem medo de errar, que ao cabo de dois milênios, pelo menos dois bilhões de almas foram iniciadas através dos processos dolorosos das experienciações religiosas, guerras, devoção e fé, na Era de Peixes, onde as visões de uma Nova Era já começavam habitar seus íntimos e alavancar energias de esperança e liberdade num futuro muito próximo.
       Se fora o planejamento para a Nova Era utilizar-se dos mesmos moldes ou estereótipos do passado, não haveria como condicionar tantos milhões de ardorosas almas necessitadas de novas visões e experienciações, nas escolas tradicionais. Estas escolas cumprem seus necessários e inteligentes papéis no mundo, mas o que Shamballa projetou para a grande massa planetária, pelas características da nova consciência mundial que rapidamente se plasma, e pelo futuro liberto de ortodoxias e restrições que a humanidade precisaria vivenciar, foi algo mais imediato. Hoje, as iniciações menores são mais rápidas, mais simples, mais ao alcance de milhões em menos tempo,  pois os grandes iniciadores do passado - Mestres da Sabedoria - se aproximam das massas preparadas para seguir adiante no trabalho consumado em Peixes, dando continuidade ao que eles mesmos implantaram, formando e incentivando Grupos de práticas dispostos a um enfrentamento dos problemas sociais e inserções neles sob nova orientação espiritual.

       As Grandes Iniciações, no entanto, continuam a não serem dadas nas Escolas, mas sim, em Shamballa, quando de fato candidatos estejam preparados quer no Ocidente ou no Oriente, realizando o que devam realizar na vida social, ou estejam reclusos a lugares especiais, sob práticas mentais impossíveis ao homem comum aquilatar. (Rayom Ra)

       É particularmente perigoso, quando uma pessoa, por meio de determinados exercícios, nesta ou noutras vidas passadas, desenvolveu capacidades mediúnicas. Ocorre, muitas vezes, que ela se transforma em bola de brinquedo das forças do plano astral. Influenciada, esta pessoa (homem ou mulher) julga-se o instrumento de um poderoso ser das forças astrais, mas, ao usá-las, reconhece, dolorosamente, que tudo foi uma farsa, ou seja, que se deixou levar pela mistificação, caindo no erro da sua vaidade e do poder astucioso das trevas. Existem inúmeras ilusões de tais influências mediúnicas que podem exercer pressão sobre o discípulo, antes de ele reconhecer, claramente, que a única rota que o conduz a auto realização está na disciplina de seu pensamento e sentimento. Ver através do plano astral, somente pode ser exercitado com êxito quando o discípulo está sob a orientação de um Mestre responsável.

       Na evolução lenta e cuidadosa entre os Mestre e o discípulo, o tempo exato somente se apresentará, quando o discípulo que aprendeu esta faculdade não der mais ouvidos aos cochichos ou influências do eu-personalidade que o envaidecem, querendo este aparecer em público. Muitos desses atuantes surgem como profetas e auxiliares da humanidade. Infelizmente, tais acontecimentos já se manifestaram nos discípulos de alto grau, pondo a perder o que já haviam alcançado, pois as forças astrais são astuciosas, tenazes, espertas, e sabem fascinar os homens incautos, de modo que, no começo, eles nada percebem ao serem usados para servir aos representantes destas forças.

       Este capítulo, meus amigos, deveis inscrevê-lo em vossa memória e acautelar-vos! Com estas experiências malfadadas, frustraram-se as esperanças de inúmeros discípulos. Geralmente, após um longo tempo, esperam o momento oportuno para extrair dos ensinamentos o necessário para encontrar, novamente, o Caminho da Luz!

       Por via de regra, esses conhecimentos e o domínio sobre os mesmos  são ensinados ao discípulo somente após a sua primeira Grande Iniciação, isto é, quando a união com seu Mestre se tronou inabalável, constante, e quando o Mestre lhe conferiu determinadas forças ou poderes. Sob a sua orientação e proteção, os perigos são mostrados ao discípulo, bem como o domínio das forças astrais e as diferentes esferas isoladas, nas quais ele mostrou desejo de penetrar. Isto requer um longo período de estudo, e somente após este, o discípulo poderá, independentemente e sem perigo, movimentar-se nessas regiões. Reconhecestes como é importante fechar a vossa 'porta" quando as forças astrais querem penetrar-vos?
          [O Caminho do Discipulado e os Degraus de Aperfeiçoamento - Ponte Para a Liberdade]      

 
Rayom Ra

[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]
[Os textos do Arca de Ouro, por Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário