domingo, 29 de janeiro de 2012

O Difícil Caminho da Provação


       A mesma verdade e idêntica meta surgem dos postulados cristãos, com a diferença de que Cristo nos dá um quadro definido de todo o processo na própria história de sua vida, construída sobre as Iniciações Maiores que constituem nossa herança universal e glória, e, para muitos, a oportunidade imediata. Essas iniciações são:

       1. O Nascimento em Belém, do qual Cristo disse a Nicodemos: "E quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (João 3.3).
       2. O Batismo no Jordão. Este é o batismo a que se referia João, o Batista, agregando que o Batismo do Espírito Santo e do fogo devia nos ser administrado por Cristo (Mt 3.2).
       3. A Transfiguração. Ali, pela primeira vez se manifesta a perfeição e se comunica aos discípulos a divina possibilidade de tal perfeição. Surge o mandato: "Sede vos perfeitos, como é perfeito vosso Pai que está nos céus" (Mt. 5.48).
       4. A Crucificação. No Oriente se a designa como a Grande Renúncia, com sua lição de sacrifício e sua denominação à morte da natureza inferior. "Cada dia morro" (Cor I 15:31), dizia o apóstolo por que só na prática de sobrelevar a morte de cada dia, pode enfrentar-se e resistir-se à Morte Final.
       5. A Ressurreição e Ascensão. O triunfo final que capacita ao iniciado quando enuncia e sabe o significado das palavras: "Onde estás, oh morte, teu aguilhão? Onde, Oh sepulcro, tua vitória?" (Cor I 15:55).

       Tais são os cinco grandes e dramáticos acontecimentos dos mistérios. Tais são as iniciações pelas quais todos os homens deverão passar um dia. A humanidade se encontra hoje no Sendero de Provação. O caminho da purificação é trilhado pelas massas e estamos no processo de purificar-nos "do mal do materialismo". Quando este processo se tenha completado, muitos estarão preparados para receber a Primeira das Iniciações e passar por um novo nascimento. (1)

       (1) Este processo, decisivamente intensificado com Jesus-Cristo na Era de Peixes, encaminhou, consciente ou inconscientemente, cerca de dois bilhões de almas das massas para os Portais da Iniciação, e continuará pelos séculos vindouros com crescente ênfase ao desenvolvimento científico-espiritual. (Rayom Ra)


       Os discípulos do mundo estão se preparando para a Segunda Iniciação, o Batismo. E para isto devem purificar a natureza emocional dos desejos e dedicá-la à vida da alma. Os iniciados do mundo enfrentam a Iniciação da Transfiguração. O controle da mente e a correta orientação para a alma, com a completa transmutação da personalidade integrada, é o que os espera.

       Hoje dizem muitas bobagens a respeito da iniciação e no mundo há muitas pessoas que pretendem ser iniciados. Esquecem-se de que nenhum iniciado faz tal proclamação ou fala de si mesmo. Os que proclamam ser iniciados negam aquilo que proclamam. Aos discípulos e iniciados se lhes ensinam ser includentes em seus pensamentos e não separatistas em suas atitudes. Nunca se apartam do resto da humanidade, afirmando sua condição, colocando-se automaticamente sobre um pedestal. Tão pouco os requisitos, como estabelecidos em muitos livros esotéricos, são tão óbvios como os apresentam. Por suas leituras poderia se crer que, ao passo que o aspirante logre certa tolerância, bondade, devoção, simpatia, idealismo, paciência, perseverança, tenha alcançado os requisitos principais (2). Estas coisas, em realidade, são as essencialidades primordiais, porém estas qualidades devem associar-se com uma clara compreensão e um despertar mental que leve a uma sensata e inteligente colaboração com os planos destinados à humanidade.

       O que se requer é o equilíbrio da cabeça e coração; o intelecto deve ter seu complemento e expressão no amor, e por seu intermédio. Isto requer uma proclamação sumamente cuidadosa. Amor, sentimento e devoção são comumente confundidos. O amor puro é um atributo da alma, e includente, e precisamente neste amor puro reside nossa relação com Deus e com nossos semelhantes. "Por que o amor de Deus é mais amplo que a mente do homem, e o coração do Eterno é maravilhosamente bondoso" - diz antigo hino - e assim se expressa este amor que é atributo da Deidade, e também atributo oculto de todo filho de Deus.

       (2) A ênfase colocada no texto acerca destes atributos, serve-nos de alerta para aquilo com que notadamente religiosos e certa gama de esotéricos se confundem. Na verdade, conhecemos, através da literatura ocultista, parte da história de alguns notáveis iniciados, que, todavia, nunca exaltaram suas conquistas, senão, ao contrário, silenciaram, deixando que a posteridade os investigasse. Não obstante, pelas análises das obras deixadas não foi possível perceber suas exatas posições na Hierarquia, e há uma longa lista de grandes homens e mulheres que nos legaram belíssimos e importantes ensinamentos. E inúmeros que, no anonimato e com sacrifícios, fizeram de suas vidas verdadeiros hinos de amor e abnegação à humanidade.
       Por outro lado, dentre famosos autores de excelentes obras de filosofia e ocultismo, nem todos foram iniciados maiores, mas simplesmente discípulos de Mestres que, através de mútuo acordo, trabalharam juntos para iluminar o mundo. Em dimensão maior, aconteceu o mesmo com Cristo e Jesus, quando Cristo, em diversas instâncias, dirigiu a mente do Nazareno para aquilo que precisava ser feito e ensinado.
       O falso iniciado que se arrouba de seu conhecimento e o usa para sobrelevar-se aos demais homens, como menciona AAB, está mais afastado da Fraternidade dos Ascensos, e dos iluminados, do que julga. Pelo seu orgulho e vaidade, encontra-se, o iludido, muito mais próximo de enveredar pela via da mão esquerda do que palmilhar a senda da libertação. Apesar dos percalços, a visão mundial sobre as questões de Deus, religião e ciência avança para patamares nunca antes permitidos. (Rayom Ra)

       O sentimento é emocional e instável, a devoção pode ser fanática e cruel, porém o amor se funde e se mescla, compreende, interpreta e sintetiza toda forma e expressão, todas as causas e as raças, num ardente coração amoroso que não sabe de separações, divisões nem desarmonias. A realização desta divina expressão em nossa vida cotidiana exige o máximo de nós. Ser um iniciado exige todo o poder de cada um dos aspectos de nossa natureza. Não é uma tarefa fácil. Enfrentar as provas inevitáveis que enfrentamos e caminhar no Sendero que Cristo palmilhou, requer um excepcional valor. Para colaborar sábia e sensatamente com o Plano de Deus e diluir nossa vontade com a Vontade Divina, precisamos colocar em atividade não somente o mais profundo amor de nosso coração, como também as mais agudas decisões da mente.

       A iniciação deve contemplar-se como um grande experimento. Houve uma época, talvez quando se instituiu este processo de desenvolvimento, que foi possível restabelecer na Terra certos processos internos, conhecidos então somente por uns poucos. Logo, o interno poderia apresentar-se em forma simbólica para ensinar a "os pequenos"; mais adiante, o mesmo pôde ser realizado abertamente e expressado na Terra pelo Filho de Deus, o Cristo. A iniciação é um processo vivente, e mediante ele todos os que se disciplinam devidamente e cumprem voluntariamente, podem ser aceitos, analisados e ajudados por grupos de iniciados e conhecedores que são os guias da raça, conhecidos por muitos e diversos nomes em diferentes partes do mundo, em distintas épocas. No Ocidente Os chamam Cristo e Sua Igreja, os Irmãos Maiores da Humanidade.

       A iniciação é, portanto, uma realidade e não uma formosa visão facilmente lograda, como pareceram estabelecer tantos livros esotéricos e ocultistas. A iniciação não é um processo que um indivíduo alcança quando ingressa em certas organizações e que só pode compreender-se ingressando em tais grupos. A iniciação não tem nada a ver com sociedades, escolas esotéricas ou organizações. Tudo o que podem fazer é ensinar ao aspirante certas bem conhecidas e fundamentais "regras do caminho", e deixá-lo que compreenda ou não, segundo permitam sua ânsia e desenvolvimento, e que atravesse o portal se seu equipamento e seu destino o permitam.

        Os Instrutores da raça e Cristo, "O Mestre dos Mestres e Instrutor de anjos e homens", não se interessam (particularmente) por estas organizações nem por nenhum outro movimento no mundo, que leve atualmente iluminação e verdade aos homens. Os iniciados do mundo se encontram em todas as nações, igrejas e grupos, onde haja homens de boa vontade, ativos, e onde se preste um serviço mundial. Os grupos esotéricos modernos não são os custódios dos ensinamentos das iniciações, nem são suas prerrogativas preparar os indivíduos para tal desabrochar. O maior ensinamento somente pode preparar os homens para a etapa do processo evolutivo, denominado discipulado.


       A razão pela qual, lamentavelmente é assim, é por que a iniciação parece estar alijada dos membros da maioria dos grupos que afirma possuir uma visão interna dos processos iniciáticos, (3) e se deve a que estes grupos não têm posto a ênfase necessária na iluminação mental, que forçosamente ilumina o caminho até o Portal que conduz ao "Lugar Secreto do Altíssimo"

       (3) Os termos discipulado e iniciações, por vezes confundem nas suas significações. De 1954 para cá houve grandes impulsos nas aberturas da Nova Era, com incentivos de Shamballa para que se fundassem muitos grupos de estudos e práticas, de apelos, rituais, mantras e outras atividades, aliadas a surpreendentes revelações e ensinamentos esotéricos diversos por Mestres e iluminados mensageiros. Uma torrente de mensagens conscientizadoras sobre a situação crítica em que a Terra se encontra e as ameaças de sua segurança e soberania, formaram em primeiro plano as molas que alavancaram maciçamente tais movimentos para uma nova realidade. (Rayom Ra)
                                                     [De Belém ao Calvário – AAB]
Rayom Ra

[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]
[Os textos do Arca de Ouro, por Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário