sexta-feira, 2 de maio de 2014

Energia, Matéria e Consciência (II)



                                                       
  Energia não pode morrer; ela simplesmente muda. Esta é uma lei fundamental da física.

  “Derivou-se da teoria especial da relatividade em que massa e energia são ambas diferentes manifestações da mesma coisa – conceito um tanto pouco familiar para a média das mentes. Além disto, a equação E = mc², em que energia é colocada igual a massa, multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz, mostrou que bem pequenas quantidades de massa podem ser convertidas numa larga quantidade de energia e vice-versa - Albert Einstein, Física Atômica (1948)”

  O que é energia condensada? Se fossemos usar termos sânscritos, usaríamos o termo karma(1). Karma significa causa e efeito, ação, obrigação, trabalho. Alguns dizem que significa “destino”, mas esta significação não é apropriada. A palavra karma provém da raiz kr(2), que significa: “fazer, manipular, desempenhar, realizar, causa, efeito, preparar, suportar.”
[ (1) karma कर्म ].  [ (2) kṛ कृ. ]

  O que é nosso corpo? É energia condensada de ações pretéritas. No nível mais superficial é energia condensada de quando seus pais experimentaram uma união especial: a energia e matéria de seu pai unidas à energia e matéria de sua mãe – um profundo ato com enormes consequências. Aquelas consequências são as suas vidas. Aquele simples ato foi uma porta. Tudo o que vocês são não emergiu do nada. Tudo o que vocês são não emergiu de um simples óvulo e um espermatozoide. Eles foram simplesmente veículos, como exatamente os seus corpos são: veículos. Eles são energia condensada. E o que é essa energia? De onde ela vem? Naquele momento da concepção, quando o óvulo e o espermatozoide se encontraram, uniram-se e amalgamaram-se, tornando-se um. Eles abriram a porta, um canal dentro do qual suas consciências foram [respectivamente] colocadas. Isto [esta visão] que está faltando à ciência.

  A ciência tem unicamente olhado o nível superficial da concepção e nascimento, usando o incipiente instrumento que possui, incapaz de perceber qualquer coisa além do nível físico de matéria e energia. Isto acontece porque a ciência necessita da religião, filosofia e arte. E isto também acontece porque cada forma cósmica detem matéria, tem energia, porém é consciência que não é física.

  Nos dias de hoje, esta compreensão é bem diferente do que a maioria das pessoas pensa acerca de ciência ou religião. Tem-se demonstrado que o nível de entendimento da maioria das pessoas encontra-se várias centenas de anos atrás da atual ciência. Ou seja, a mentalidade da maioria do povo ainda não alcançou o que a moderna ciência já tem demonstrado. Isto está provado. Ainda, para piorar, a mentalidade do povo está milhares de anos fora do foco da Gnose, o ensinamento real, o conhecimento real. Por milhares de anos a Gnose vem se doando em vários segmentos, mas muito poucos têm a isto observado. A maioria das pessoas simplesmente não possui um nível de entendimento em relação à Gnose.

  “O assunto substancial deste trabalho é para a mais avançada humanidade, uma vez que o povo desta época bárbara não é capaz de entender estas coisas.” Samael Aum Weor

  Recapitulando. Todos temos um corpo físico que sabemos ser de matéria física. Sabemos que o corpo físico consegue somente estar ativo se possuir energia. Isto é auto evidente. Se vocês removerem a energia do corpo físico o corpo morre. Por outro lado, temos visto corpos que tem energia, porém estão mortos. Conheço alguns. Conheço pessoas assim: corpos que caminham, que têm energia, porém espiritualmente, psicologicamente, eticamente, estão mortos; significando que matarão, roubarão, mentirão, irão ferir outras pessoas e se satisfarão com isso, não se importando. Estes são os “zumbis.” Todos conhecemos pessoas assim, as temos visto. Neste tipo de pessoas, a consciência que deveria neles estar estimulante tornou-se completamente absorvida e aprisionada por nocivos estados de ser. Significa, assim, que suas consciências tornaram-se condicionadas.
energy

  Toda forma cósmica, desde o menor elemento existente, até o universo inteiro, tem três aspectos: Matéria, Energia, Consciência. Matéria está sempre modificada ou condicionada, onde quer que esteja, em que nível da natureza se encontre e podemos chamar aqueles níveis de “dimensões.”

  Olhemos nossos corpos físicos. Eles são o que são devido aonde estarmos. Nossos corpos existem num estado de relatividade. Este é um tópico muito profundo de compreensão. Significa que a condição de nossos corpos – tudo sobre eles – é relativa ao seu ambiente interior e exterior. Nossos corpos físicos conseguem propriamente funcionar numa balança muito precisa de condições. Uma pequena mudança daquelas condições acabará com eles. Ainda mais importante: a função dos corpos é também relativa à energia e consciência interiores. Estes fatores são ainda bem mais importantes do que os fatores ambientais.

  Acresce haver uma balança recíproca entre matéria e energia; não somente os corpos são influenciados por suas próprias energias, porém o oposto também é verdadeiro: as energias de nossos corpos são influenciadas pelos próprios corpos. Se perdermos um membro ou um órgão ou tenhamos contraído uma doença, nossas energias estarão condicionadas a mudanças. Se ficarmos enfraquecidos ou feridos nossas energias mudam, tornam-se condicionadas. Se nos alimentarmos mal nossas energias se tornam condicionadas. Se nossas mentes estão cheias de lixo, se nossos corações estão cheios de lixo, nossas energias tornam-se condicionadas, limitadas. Isto é obvio, e mesmo assim todos nós continuamos ignorando, fazendo coisas que não devíamos.

  Consciência também se condiciona por aquilo onde está; é um estado relativo. Consciência também tem uma relação de reciprocidade tanto com matéria quanto com energia. Contudo, consciência é o mais profundo aspecto das três, porém para compreendermos isto necessitamos saber o que seja consciência.

  Já temos uma vaga idéia sobre matéria e energia, menos uma definição de consciência. Quantas pessoas aqui podem definir consciência? Ninguém se apresenta?

  Consciência não é fácil de entender; é a mais sutil das três. Se vocês não souberem o que é consciência, então nunca saberão o que é religião ou o que significa espiritualidade. Religião e espiritualidade têm unicamente um objetivo: despertar a consciência, torná-la viva, desenvolvê-la, aperfeiçoá-la. Eis porque vocês estão vivos. Não fomos postos aqui neste planeta por nossa própria indulgência, para enterrarmos nossos narizes nos quintos da terra. Não é para isto que aqui estamos, para vivermos como suínos. Estamos aqui para domar a natureza, transcendê-la. Por isso temos um corpo. Por isso temos um planeta. Infelizmente, ainda não entendemos isto. Estamos destruindo o planeta e nossos corpos. Por isso estamos sofrendo. Quebramos as leis fundamentais da natureza e sofremos as consequências. Isto não é complicado. Mas se aprendermos sobre a consciência - o que ela é; que não é algo fora de nós, não em teoria, porém exatamente em nós - então poderemos eliminar o sofrimento.

  Examinem-se interiormente. Matéria: identificamo-la; estamos num corpo físico. Energia: estamos despertos e temos energia a mover, energia para pensar e respirar. Consciência: vocês podem perceber e isto é consciência – a habilidade de perceber. E ainda há níveis e mais níveis de percepção. Consciência tem a capacidade infinita de percepção, todavia em nós está condicionada. Eis o motivo de nossa percepção estar tão limitada.

  Neste exato instante, todos nós percebemos através da matéria física e energia, entretanto a percepção, em si mesma, não é matéria ou energia. Está muito além de ambas, mas vocês podem sentir isto. Vocês conseguem estar cientes disto – não por um momento – mas continuamente. Isto é o que as palavras “mente total” significam ou “plena observância”. O termo que utilizamos nesta tradição é Auto Observância. Este é um estado de ativa e desperta percepção: é exatamente observar, estar ciente. Não é passividade. Não pode estar ligada no piloto automático. Não se apresenta por conjetura ou automaticamente. Não é um dote inato; não nascemos com isto.  Temos de desenvolvê-la. Muitos grupos espirituais afirmam estarem “despertos”; que são “criaturas de luz e beleza”, ainda que estejam cheios de negruras e feiuras, sentimentos de vingança, ciúmes, invejas, belicosidades entre eles. Isto não é estar consciente.

  Consciência tem muitos níveis. Este é o motivo porque estudamos “A Árvore da Vida”. A Árvore da Vida da Kabbalah é o mapa ou um hieróglifo que representa os níveis de consciência. Também mapeia todos os diferentes níveis da existência, desde o Universo até a menor partícula. Cada nível pode ser compreendido nesta estrutura. Aqui existimos em corpos físicos com nossas energias e algum grau de consciência, embora seja pequeno e fraco. Se aprendermos sobre aquela consciência interna, podemos começar a aprender que a consciência tem um potencial infinito, tanto positivo quanto negativo.
tree-of-life-heavens-hells-color

  É possível despertar a consciência e desenvolver poderes sobre matéria e energia. A consciência pode mudar matéria e energia. Todos podemos inquirir isto, ou acreditar, ou inquirir também por que estamos estudando religião e espiritualidade. Percebemos e sentimos intimamente que há uma possibilidade de mudar, encontrarmos alguma coisa melhor do que esta mecânica existência de sofrimentos e dores.

  Estejam alertados. Há um caminho do despertar da consciência, porém como qualquer outro na vida vocês podem trilhá-lo tanto para cima como para baixo; o caminho parece um só. Ambas as direções usam matéria e energia subjugadas pela consciência. O caminho pelo qual vocês vão não é determinado por suas intenções ou seus objetivos; ao invés disto, depende do que vocês fazem, em como vocês dirigem suas matérias e energias. Isto é o que precisamos entender.

  Todos nós estamos nos guiando pela vida usando nossas consciências para controlar matéria e energia. Infelizmente, não estamos inteirados como fazemos isto; verdadeiramente estamos adormecidos. Eis porque nossas religiões constantemente nos afirmam: “Acordem deste sonho de vida; hipnotizados estão por este estado de sonho, por sensações, prazeres e dores. Acordem e vejam a vocês mesmos”.

  Com nossas consciências em seus estados correntes manipulando matéria e energia, produzimos consequências, mas não imaginamos as consequências. Este é o problema. Por isto, necessitamos estudar estas leis.

energy.002
Este primeiro princípio da termodinâmica é extremamente importante. Vocês não conseguirão compreender religião sem esta lei da ciência. Se vocês estudaram religião e não estudaram ciência, fiquem atentos: precisam então conhecer esta lei. Pelo menos saberem sobre esta lei. Esta é a mais importante lei científica, indubitavelmente. Se desejarem, vocês podem ignorar todo o restante da ciência, porém memorizem esta lei, a primeira lei da termodinâmica: tudo o que acontece é devido a transformação da energia.

  Por que isto é tão importante? Estamos estudando religião e espiritualidade. Queremos nos unir a Deus. Desejamos realizar-nos na yoga, religare, e unirmo-nos com nosso mais profundo ser, o Divino. Desejamos nos tornarmos um Buddha, ou um Anjo, o que a isto possamos chamar. Nós podemos, mas para realizarmos isto devemos transformar a energia. Esta é uma lei da natureza. Deus criou a natureza. Deus não quebra suas leis. Muita gente fala em despertar o Kundalini, despertar chackras, criar corpos, etc., mas ainda ignoram esta lei.

  Aqui está a segunda parte desta lei, e é muito importante: não importa o que aconteça, a quantidade total da energia permanece a mesma.

  Isto pode chocar alguns de vocês, especialmente quando algumas tradições espirituais falam sobre “obter mais energia”. Elas estão engajadas em certos exercícios – vocalizações, mantras, comendo certos tipos de alimentos, bebendo bebidas especiais – para aumentar suas energias. Vocês podem obter ajuda e realmente modificar suas energias com exercícios, mas esta lei da física estabelece: não importa o que aconteça, a quantidade total da energia permanece a mesma.

  Num nível universal, em termos de Maha Manvantara ou dia cósmico, isto significa que quando a luz é expandida do Absoluto (Ain Soph expande-se em Ain Soph Aur) há certa quantidade de energia que cria toda a manifestação. Aquela quantidade de energia nunca muda. Fundamentalmente, é isto o que esta lei significa. Num universo, há uma quantidade fixa de energia. A energia é convertida em massa (corpos: planetas, criaturas vivas, etc), mas a quantidade de energia é fixa.

  A lei também se aplica a nós; somos o microcosmos do macrocosmos. Somos um reflexo do universo. Quando o raio da criação se extende e nossa Mônada, nosso raio, desdobra-se, há certa quantidade de energia. Aquela quantidade não muda. Ainda que a qualidade da energia possa mudar. Esta é a diferença: qualidade. Energia não pode ser criada, nem destruída; pode unicamente alterar a forma. Mais ainda, na medida em que a forma muda, também muda seu condicionamento.

  Todos falamos das religiões e espiritualidade como “criando energia”. Isto é errado. Ninguém pode criar energia. O Absoluto, o Vácuo, o Vazio, o Imanifesto desdobra sua existência em energia e matéria. Em outras palavras, o que alguns chamam “Deus”, cria uma vez, então está tudo lá para realizarmos segundo a nossa vontade.

  O que isto significa é que quando nascemos nos é dada uma quantidade fixa de energia, que é aquilo, que é tudo. Gurdjieff chama isto “Bobbin-Kandelnosts,” valores vitais; certa quantidade de energia que nos é permitido usar. Obviamente, alguns de nós que estejamos vivendo segundo o grande e moderno adágio do “viva às pressas, morra jovem”, estarão queimando aquela energia muito rapidamente. Contudo, se conservarmos aquela energia e a usarmos sabiamente, poderemos viver muito mais tempo.

Siga os links: 

Parte (I):    Energia, Matéria e Consciência (I)

Parte (III):  Energia, Matéria e Consciência (III)
Parte (IV):  Energia, Matéria e Consciência (IV)
Parte (V)  :Energia, Matéria e Consciência (V)
Parte (VI) : Energia, Matéria e Consciência (VI) - Final

                 
                                             [ Segue Parte III ] 

                                         Energy, Matter and Consciousness
Fonte:

Tradução Inglês/Português: Rayom Ra

Rayom Ra 
[Leia mais Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário