sábado, 11 de fevereiro de 2012

Concentração e Meditação

       Discípulos Servidores:
       A concentração e a meditação são as duas disciplinas indispensáveis na vida do homem encarnado, tanto para o homem mundano preocupado com o seu trabalho e negócios, como para o espiritualista, que luta ardorosamente por atingir a mística União com o seu Santo-Ser-Crístico. Esses dois trabalhos, de concentração e meditação, tão importantes na vida dos homens, são por vezes confundidos pelos humanos, porém, eles são distintos entre si, e cada um desempenha um papel em particular.
       Para praticardes qualquer dessas duas disciplinas, necessitais aquietar vossos pensamentos e o coração também. Quando dizemos que necessitais aquietar os vossos corações, estamos recomendando que presteis as vossas atenções às batidas rítmicas desse órgão. O simples ato de enfocardes a atenção no ritmo cardíaco, ou de ficardes atentos à entrada e à saída do ar nos pulmões, vos ajudarão a acalmardes essas duas funções importantíssimas em vossas vidas.

       A arte da concentração é um exercício muito valioso. Consiste em direcionardes todo o vosso esforço mental para determinado assunto que enfocais em vossa mente, e pelo qual ambicionais adquirir maior compreensão.
       Meditar é a arte de enfocar o pensamento numa só direção com a finalidade de atingir a percepção da Divindade dentro de nós, e através dessa União alcançar uma nova consciência. Esses dois exercícios são companheiros inseparáveis, a tal ponto que se chega a confundi-los, achando-se que as duas práticas são a mesma coisa. Porém, como já colocamos, são coisas distintas e complementares, principalmente nas vidas dos homens místicos, que aspiram à auto-realização.
       Quando sentais para estudar ou com a intenção de meditardes, nas vossas mentes turbilhonam, com incrível rapidez, inúmeros pensamentos. Para chamar as vossas atenções, e para que da próxima vez em que vos senteis para iniciardes um estudo, ou para um período de meditação, procureis estar atentos para o que sucederá, vos lembramos do seguinte: Sereis invadidos mentalmente por recordações de fatos passados como temas de conversas, cenas de rua, programas de TV, músicas, enfim, tudo o que está armazenado nos vossos subconscientes, aflorará com surpreendente rapidez. Isso por que, todas as vezes que vos propuserdes a fazer um esforço em vossas vidas, sofrereis alguma forma de resistência, quer mental ou física, para vos minar a vontade. Podeis argumentar como isso é possível, quando estamos fazendo um esforço para melhorarmos as nossas condições, como é o caso do estudo e da meditação?
       - Nós vos respondemos, servidores, que são compreensíveis as vossas dúvidas, mas que deveis entender que, quando o corpo e a mente não estão disciplinados, eles não vos responderão favoravelmente, por melhores que sejam as vossas intenções. No entanto, encontrareis homens, sem nenhuma ligação com as disciplinas espirituais, que têm perfeita concentração mental; isso graças às profissões que exercem e que requerem deles um grande e constante esforço mental. Por terem que ficar concentrados, pela imposição do trabalho que exercem por longo tempo em determinados assuntos, essas emanações de vida adquirem um fortalecimento mental impressionante. Garanto-vos que esses homens não encontrariam dificuldades se voltassem as suas atenções para a prática da meditação, com a finalidade da auto-realização.
       Muitos ocidentais desanimam de suas práticas meditativas, por que não conseguindo disciplinar os inquietos pensamentos, saem da meditação cansados. Outros, que já conseguem silenciar a mente e entrar em estado meditativo, desanimam por que não obtêm as respostas imediatas aos seus esforços.
       No primeiro caso, é compreensível o desânimo do praticante. No segundo caso, cabe-nos uma explicação para utilizardes como investigação em vossos estudos. A arte da meditação consiste num trabalho sutil e transcendente. Já foi colocado por diversos Mestres versados no assunto e nós aqui reiteramos as suas palavras. É comum, no praticante de meditação, principalmente no homem ocidental, notarmos certa decepção quando as respostas interiores não afloram com a rapidez que desejava.
       Ora, servidores, tendes que raciocinar que esse trabalho é tão intenso e árduo como o é o dos garimpeiros das margens dos rios. Não podeis esperar que, depois de duas ou três incursões ao vosso interior, Ele vos virá responder. Esse trabalho é longo, requer paciência e perseverança. É um trabalho intenso de alquimia, e não conseguireis, em pouco tempo de práticas, transformar o barro das indisciplinas emocionais e mentais no ouro dos puros pensamentos e sentimentos espirituais. Tendes que investir em vós mesmos, e acreditar que estais trabalhando arduamente como o escultor; e que tendes em mãos a argila dos vossos corpos mentais, começando agora a moldá-los com novos atos e novos propósitos; isso até esculpirdes um novo homem em vós. Garantimos-vos, esse é um trabalho que vale a pena ser feito, não importando quanto tempo demorem os resultados para aflorarem. Porém, se fordes atentos, ireis perceber que começarão a acontecer algumas mudanças sensíveis de hábitos e comportamentos em vossas vidas.
       Portanto, servidores, se praticais a meditação de forma correta, se realmente já entrais nesse estado meditativo e ainda não obtivestes nenhuma resposta que vos desse a certeza de que está chegando o momento tão ansiado do grande Encontro, tende a certeza de que há probabilidade de que uma destas duas hipóteses esteja acontecendo convosco; são elas:
       1. Vós estais tão ansiosos por esse momento, que, decorrente disto, estais criando uma resistência e bloqueando o encontro definitivo com o vosso Mestre Interno.
       2. Ou talvez ainda não estejais realmente prontos e receptivos para receberdes semelhante carga de energia. Necessita-se, para esta União, que se tenha colocado os corpos físico e mental em perfeitas condições de receberem essa descarga de energia cósmica, que advém do despertar da Poderosa Presença Eu Sou dentro de todos os homens.

       Esse trabalho de procura e encontro com a Fonte de Luz em nossos corações, discípulos, desenvolve-se em várias etapas, até chegar o momento auspicioso do encontro com o Ser Divino. Podeis imaginar que esse trabalho é muito mais fácil para aquele discípulo que goza do privilégio e bênção de ter a presença constante de um Mestre ou Guru. Servidores, o trabalho do Mestre prende-se unicamente a mostrar o caminho ao devoto ou discípulo, e só caberá a este fazer o esforço da auto-superação, até atingir a União com a Divindade. Imaginai, se todos os discípulos que tiveram a oportunidade de conviverem com os Mestres, seguissem à risca as suas disciplinas. Nós já teríamos um considerável exército de homens realizados.

       O trabalho e mérito é de cada um que faz o esforço. Vede o exemplo de determinadas crianças que, apesar de frequentarem os melhores colégios e terem os melhores professores, são estudantes medíocres. E outras, frequentadoras de escolas tidas como fracas, e apesar de todas as condições adversas que encontram em suas vidas, são alunos brilhantes, conseguindo sempre notas altas e distinções, embora nem sempre recebam o incentivo e a valorização dos seus esforços. Porém, apesar de tudo, continuam sendo alunos excepcionais. Esse exemplo, servidores, é somente para ilustrar que todo êxito em qualquer empreendimento que praticais em vossas vidas, depende muito mais de vosso foro íntimo, força de vontade e, principalmente, tenacidade.

       Na Ciência da Meditação, existem etapas preliminares importantes para o seu êxito, que como já vimos são as seguintes:
       1. Aquietar os corpos físico e mental.
       2. Praticar a respiração vigiada.
       3. Acalmar o ritmo cardíaco.
       4. Praticar o pranayama, em etapas mais adiantadas da meditação.
       5. Concentração. Manter a mente convergida para um só pensamento, que poderá ser, por exemplo, uma afirmação como esta: “Eu Sou”, ou, “Eu Sou Luz”. Ou então um mantra.

       Isso, no caso de ser uma preparação para iniciardes o vosso trabalho meditativo. Já se estiverdes usando esta disciplina para os vossos estudos ou procurando soluções para algum problema material, concentrai-vos no objetivo do momento. Se a compreensão ou resposta tardar, interrompei esse trabalho, ide para outra ocupação; isso dará tempo para que o vosso superconsciente possa deixar que a Luz do entendimento aflore à vossa mente concreta.

                                              Djwal Kuhl

                                             [Exercícios Para a Autolibertação – FEEU]

Rayom Ra

[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]
[Os textos do Arca de Ouro, por Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário