sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Caminhos à Auto-Realização


       Discípulos servidores:
       Vamos hoje falar-vos sobre os vários caminhos que levam o devoto a ter o encontro com o Ser Divino que está ancorado em seu coração. Devemos lembrar-vos que aquele que consegue esse despertar e religação com sua Fonte de Vida, passa a perceber essa Presença em todos e em tudo. Quando bem equilibrado emocionalmente, torna-se um homem de valor para a sua família, no trabalho e para os amigos também. Isto por que ele encontrou o equilíbrio tão necessário na vida, principalmente nos dias de hoje, e pelo seu trabalho espiritual tornou-se um “magneto”, atraindo para si todas as forças positivas.
       Vários são os caminhos que vos levarão a este encontro, que para alguns denomina-se Perfeição ou Iluminação, e para outros Realização. Essa união que tantos ambicionam como fim do caminho evolutivo do homem encarnado, não o é. Ela é o ápice de uma série de esforços, que culminarão nesse encontro. Mas, enganam-se aqueles que pensam que, depois desse sagrado encontro podem quedar-se sentados e tranquilos. Dizemos-vos, que agora, a partir desse momento, é que realmente começa o trabalho de realização nesse devoto.
       Sabemos que muitos irão questionar que sempre compreenderam, pelas leituras feitas, que esses homens viviam ou vivem, se assim preferirdes, nos ashram ou templos, levando uma vida de austeridade, inteiramente dedicada às práticas devocionais. Isso realmente aconteceu em tempos passados e ainda acontece hoje com alguns predestinados homens. Porém, aqui neste trabalho, nós estamos falando ao homem comum, ao homem chefe de família, àquele que apesar de tudo que já conquistou na vida prática, ainda sente uma insatisfação íntima que ele mesmo, na maioria das vezes, não sabe explicar. Dirigimo-nos a esse homem ou mulher da vida agitada dos dias de hoje, que querem melhorar as suas vidas, equilibrando-as e encontrando aquele elo que ainda não conseguiram estabelecer para compreenderem e sentirem a Unidade que é a verdadeira obrigação que o homem encarnado tem por realizar.
       Vários são os meios para intensificardes e acelerardes o vosso encontro com o vosso Mestre Interno, a Poderosa Presença Eu Sou, a Fonte de Luz Cósmica que está em vós. Qualquer denominação que usardes é válida e verdadeira. Qualquer um dos métodos ou caminhos disciplinares que escolherdes é válido, se o praticardes corretamente com assiduidade e pureza de intenções. Esses são os requisitos básicos para os aspirantes à senda.
       Somente para as vossas considerações, embora de antemão saibamos que muitos de vós já lestes sobre o assunto, sempre vale a pena frisar o seguinte:
       - Como disciplinas para realizar este despertar ou união com o Ser Maior, temos vários caminhos que no Oriente fazem parte da sendo do Yoga. Yoga, quer dizer união, e é por meio de várias disciplinas que os aspirantes e discípulos procuram fazer essa religação com a sua Alma ou o Ser Divino que está em seus corações.

       Vós encontrareis, em nossos escritos de autolibertação, temas que talvez já façam parte dos vossos conhecimentos. O que nós nos propomos diante da Hierarquia Divina foi trazer para vós, servidores, um roteiro simplificado de práticas que, se aceitas em vossos corações como verdadeiras, possam ser inseridas em vossas rotinas diárias com sentimento de fé e esperança de que, certamente, irão vos ajudar a melhorar a vossa qualidade de vida, concedendo-vos maior compreensão, equilíbrio emocional, alegria e paz interior. Essa nova disposição, criará as condições para que no futuro vós possais encontrar a Vida atrás de vossas vidas, e unidos a Ela, sentirdes a grande expansão da consciência que esse encontro vos proporcionará.

       Como caminhos disciplinares, temos:

       - O Caminho da Disciplina Física. Um corpo inquieto e indisciplinado não facilitará o trabalho de meditação. Existe nessa senda uma extensa série de exercícios e posturas que têm por finalidade disciplinar o corpo pelo comando mental, além de levarem a vitalização a todas as partes desse corpo, principalmente às mais carentes. Porém, nos discípulos ocidentais, sentimos que nem todos aderem a esse trabalho, isso pelo exíguo tempo que têm disponível. No Oriente, essa disciplina é conhecida como Hatha Yoga.

       - O Caminho do Conhecimento. Esse, para o homem moderno, principalmente no elemento jovem, é um caminho de grande valor. O homem de hoje, inteligente, e que tem o seu intelecto bem estruturado, necessita aprofundar os seus conhecimentos, e isso só pode ser proporcionado pelos estudos. Esse homem já não aceita um caminho espiritual que não lhe dê provas científicas da veracidade dos fatos que o místico antigo aceitava sem questionamentos. Já passou a época dos alucinados místicos do passado; hoje o místico moderno exercita as suas práticas devocionais estribado na lógica que a situação oferece como verdade, e dessa maneira compreendendo toda a problemática que está vivenciando, ele tranquilamente harmoniza a sua vida material com a espiritual com maior equilíbrio. Esse caminho no Oriente é conhecido como Jnana Yoga, o caminho do conhecimento, que culminará certamente na sabedoria Iluminada no homem realizado.

       - O Caminho do Carma. Esse é a senda da aceitação da vida com todos os seus intrincados problemas. Viver o carma não é nenhum exercício de acomodação para com todas as situações que venham a nos ferir e agredir. Temos que obter a compreensão e a coragem para sabermos o que podemos mudar em nossas vidas e aquilo que é imutável. E, a partir desse entendimento, aceitar as situações adversas com espírito de compreensão e resignação, e com alegria interior de quem tem a certeza de que está liquidando um débito passado. Com essa compreensão, sentida intimamente, o pesado fardo do carma tornar-se-á muito mais fácil de ser vivenciado e as situações conflitantes melhor compreendidas. Essa é a senda do Karma Yoga, que nossos irmãos orientais aceitam como Lei irrevogável.

       - O Caminho da Devoção. Essa é a trilha do amor, seguida pelos discípulos que alicerçam as suas vidas místicas no amor devocional à Divindade, no aspecto do Pai, o Senhor Criador, ou da Mãe Divina, ou a um Santo ou a um Mestre Iluminado, onde eles veem a Divindade representada. No Yoga, esse caminho chama-se Bhakti Yoga.

       - O Caminho da Repetição do Nome da Divindade ou de um Mantra. Essa senda proporciona ao devoto condições para manter a atenção voltada para o seu propósito, que é a mente fixa na Divindade. Mesmo trabalhando em suas atividades da vida material, ele consegue manter a atenção fixa nesse ideal. Os verdadeiros adeptos desse caminho conseguem essa proeza de não se desligarem do seu propósito divino mesmo durante as atividades mundanas. Esses exercícios de repetição mental do nome da Divindade ou de um mantra funcionam como um excelente isolante contra as agressões dos planos astral e mental. Isso por que criam uma imantação favorável e protetora em torno do praticante. No Yoga, essa disciplina recebe o nome de Japa Yoga.

       Todos vós podeis estar ansiosos por nos formular a seguinte pergunta: Qual desses caminhos é o melhor, e qual deles nos levará a esse despertar e encontro com a Divindade?

       Respondemos-vos, servidores, que todos os caminhos e suas respectivas disciplinas são válidos e verdadeiros. Se realmente aderirdes a um deles com vontade, fé e humildade, acabareis por atingir o vosso objetivo.

       No entanto, nós vos asseguramos, em nossas experiências passadas constatamos que o aspirante ou discípulo, ao aderir a uma dessas disciplinas, tornou-se um ferrenho opositor a qualquer um dos outros caminhos e práticas e, dessa maneira, cerrou as portas da oportunidade que todos eles oferecem. O homem não pode ser intransigente e apegado a um só caminho, na sua escalada evolutiva. Ele tem que estar aberto e receptivo para tudo aquilo que possa acrescentar algo como Luz na sua evolução. (1) Todos os caminhos estão repletos de lições sábias e que podem ser acrescentadas às vidas tanto do homem mundano como dos espiritualistas. Para vós, servidores, o nosso desejo é que façais a união de todas essas disciplinas e as apliqueis em vossas vidas, com a certeza de que Ele vos responderá. Mais cedo ou mais tarde a Iluminação acontecerá.

       O caminho da junção de todas essas disciplinas, no Oriente, denomina-se Raja Yoga.

       (1) A elegância e diplomacia de Djwal Kuhl, não lhe permitiram dizer claramente que essa mesma situação se verifica ainda hoje, notadamente nos veículos de comunicação. Temos observado a resistência de, por exemplo, a grande maioria dos espíritas cardecistas, em aceitar outras verdades e ensinamentos mais dinâmicos: ocultistas, umbandistas e outros, embora milenares, ou mesmo da Nova Era, que não estejam alinhados – e normalmente não estão nas perspectivas do raciocínio dos cardecistas - com o que dissera ou não, seu principal mentor Allan Kardec, ou supostamente assim eles interpretem.
       O mesmo ocorre com gamas de estudantes do ocultismo, em relação aos outros movimentos, e com religiosos cristãos apegados tão somente ao antigo e novo testamentos, e com demais religiões em relação aos seus dogmas, tradições e livros sagrados. Como não bastassem os céticos e ateus a formarem uma comunidade retrógrada, teimosa e dissolutiva, respaldada na ilusória ciência materialista, ainda emergem oposições por conta dos teóricos, que pululam a contestar o que não conhecem e que não lhes interessam de fato pesquisar e praticar, ou vivem a dar aulas enciclopédicas sobre assuntos meramente copiados, e muitos errados, que geram um tipo de carma. Expressivo número destes detêm energias negativas enraizadas em seus subconscientes que os impelem ao erro, ou se encontram em sintonias com forças negativas externas e materiais, não obstante sutis, mas que eficientemente os dominam, não os deixando a isto perceberem.
       Em que pese o Mestre exortar a que busquemos o que possamos admitir e praticar de outros movimentos, filosofias, ocultismo ou religiões, para enriquecimento de nossas visões e práticas – o que, além de tudo, amplia nossos horizontes contra preconceitos e erros por julgamentos precipitados - é bem verdade, também, que baseados nesta assertiva, muitos giram sem cessar de um lugar para outro, fazendo enorme confusão sobre os assuntos e diferentes métodos, e nada de objetivo aplicam corretamente em si mesmos. (Rayom Ra)

       Porém, como já vos dissemos no início desse trabalho, voltamos novamente a chamar as vossas atenções para o seguinte: Ao atingirdes a resposta sagrada, não fiqueis inertes e escondidos, ide para a vida a fim de atuardes e espargirdes essa energia entre os vossos companheiros de evolução. Não precisais tornar-vos pregadores ou reformadores de costumes; vivei as vossas vidas de maneira normal e com equilíbrio, labutando pelo vosso sustento e daqueles pelos que sois responsáveis. Porém, certos de que estareis irradiando energia de resistência contra as forças negativas, que ficarão impotentes para atuarem. E também servindo de exemplo silencioso para todos aqueles que convosco contatarem.

       Esse Encontro Sagrado poderá se repetir em vossas vidas mais de uma vez. Mas mesmo que ele não torne a acontecer novamente, a experiência é inolvidável e deixará registrado dentro de vós esse momento mágico e grandioso, que é o encontro do homem como seu Ser Maior. Só através desse Encontro é que se realiza a verdadeira e perfeita transformação do ser humano.
       Vosso Instrutor
                                                Djwal Kuhl

                                             [Exercícios Para a Autolibertação – FEEU]

Rayom Ra

[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]
[Os textos do Arca de Ouro, por Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário