domingo, 16 de setembro de 2018

Palavras de Vida Eterna - (2)



CHICO XAVIER E EMMANUEL

ALIMENTO VERBAL

  Mas a sabedoria que vem do Alto é primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos...”
[Tiago, 3:17]

  Encontrarás a frase brilhante, repontando de toda a parte.

  Empregam-na cientistas eméritos, articulando as interpretações que lhes vêm à cabeça, tomam-na filósofos variados para a exaltação dos princípios que esposam, usam-na os sofistas de todas as procedências para expressarem as ideias que lhes são próprias, apossam-se dela artistas diversos, colorindo as criações que lhes fluem da alma; entretanto, é preciso recebê-la na pauta do discernimento justo.

  Há frases seguras e primorosas, ocultando imagens repelentes, assim como tecidos de ouro e pérolas, escondendo o monturo.

  Examina o campo que te fornece o alimento verbal.

  Seja na escrita de mãos hábeis ou na fala de pessoas distintas, assinala o que recolhes.

  A inspiração do Alto nasce na fonte dos sentimentos puros, busca a edificação da paz, através do equilíbrio e da afabilidade para com todos, manifesta-te no veículo da compreensão fraternal, exprimindo misericórdia, e produz bons frutos onde esteja.

  Não te enganes com discursos preciosos, muita vez desprovidos de qualquer sinal construtivo.

  É possível não consigas identificar, de pronto, as intenções de quem fala, entretanto, podes observar os resultados positivos da ação de cada conversador. E pelos frutos que pendem na árvore da vida de cada um, sabes perfeitamente a escolha que te convém.

APRENDENDO

  Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
[Tiago, 1:22]

  Cada vez que as circunstâncias te induzam a ouvir as verdades do Evangelho, não admitas que o acaso esteja presidindo a semelhantes eventos. Forças ocultas estarão acionando a oportunidade, a fim de que te informes quanto ao teu próprio caminho.

  Não te faças, pois, desatento, porquanto, a breve espaço, serás naturalmente chamado pela vida para testemunhar.

  Observa a escola e as disciplinas com que se formam determinados profissionais.

  Acadêmicos de Medicina ouvem lições para curar os doentes ou auxiliá-los; estudantes de Engenharia escutam ensinamentos para que os apliquem à técnica das construções no plano terrestre; contabilistas gastam tempo, de modo a garantirem a sustentação do comércio, na arte de fazer contas; tecelões assimilam princípios, em torno de certas máquinas, para atenderem, oportunamente, à indústria do fio...

  Qualquer estudo nobre é aquisição inapreciável, mas se mora estanque, na alma de quem aprende, assemelha-se a pão escondido aos que choram de fome.

  Ouvir, sim, os preceitos da Espiritualidade Superior, mas agir segundo nos orientam, porque, se sabemos e não fazemos o que o bem nos ensina, melhor fora não saber para não sermos tributados, com taxas de maior sofrimento, nas grades da culpa.

RECLAMAÇÕES

  Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando”.
[Tiago, 4:17]

  Censuras com grade alarde os que se oneraram nos delitos do furto; entretanto, se acumulas, inutilmente, os recursos necessários ao sustento do próximo, não podes alegar inocência.

  Acusas os que desceram à criminalidade, mas, se nada realizas pela extinção da delinquência, não te cabe o direito de reprovar. Apontas o egoísmo dos governantes; no entanto, se te afervoras no egoísmo dos dirigidos, deitas apenas conversas vãs.

  Criticas todos aqueles que instruem os seus irmãos de maneira deficiente; contudo, se dispões de competência e foges ao plantio da educação, não estarás tranquilo contigo mesmo.

  Clamas contra aqueles companheiros que categorizas por rebeldes e viciados, quando lhes anotas a presença no trabalho de socorro aos semelhantes; todavia, se te sentes virtuoso e não levantas sequer uma palha em favor dos que sofrem, as sentenças que te saem da boca não passarão de injustiças.

  Entra no serviço de alma e coração, para que possas comentá-los.

  Ninguém pode exigir dos outros o que não dá de si mesmo.

  Quem sabe o que deve fazer, e não faz, deserta dos deveres que lhe competem, caindo em omissão lamentável, e, se intenta atrapalhar quem procura fazer, certamente responderá com dobradas obrigações pelo que não fizer.

ESTEJAMOS ATENTOS

  ...Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo”.
[Tiago, 4:15]

  Age para o bem, sabendo que apenas o bem guarda força bastante para o sustento da paz.

  Além disso, se o conhecimento superior já te clareia o espírito, não desconheces que todas as nossas realizações estão subordinadas à Divina Supervisão.

  A criatura humana dispõe de livre arbítrio para criar o destino, porém, cada individualidade, nesse ou naquele plano de existência, atua num campo determinado de tempo.

  Tiranos e santos, malfeitores e heróis atingem sempre um limite da estrada em que o Mundo Maior lhes impõe a pausa de exame.

  Todas as grandes figuras de ontem e todas as grandes personalidades, na Terra de hoje, conheceram e conhecerão o momento em que a vida lhes adverte: “não mais além”.

  Forma, pois, os teus planos de ação, usa a inteligência, maneja a autoridade, cunha as palavras, mobiliza as relações, aproveita os laços afetivos, aplica o dinheiro, desenvolve o trabalho e assinala a tua presença onde estiveres, atendendo ao bem para o bem de todos, porquanto, creiamos ou não, aceitemos a verdade ou recusemo-la, seja errando para aprender ou acertando para elevar, a nossa tarefa chegará simplesmente até o ponto que o Senhor permitir.

  Fonte: Livro: Palavras de Vida Eterna

                                                         Rayom Ra
                                       http://arcadeouro.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário