quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Nychthemeron, as Horas de Apolônio - (III)


                                                      PERGUNTAS E RESPOSTAS

  1. P. – Nos livros de Samael Aun Weor, ele não explica que é bom entrar na décima hora para meditar?

    R. – Mestre Samael disse: “Em regra, o Gnóstico deve retirar-se para seu quarto às 10:00h, diariamente, a fim de praticar meditação interior. O Gnóstico deve levantar-se ao alvorecer a fim de praticar todos os seus exercícios esotéricos”. – O Livro Amarelo, por Samael Aun Weor.

  Não obstante, compreendemos que a décima hora de Apolônio nos ensina o isolamento do mundo exterior a fim de meditarmos sobre nossa natureza mundana, a qualquer hora do dia; isso por que a décima hora está relacionada com a decapitação. A décima hora nos ensina que devemos afundar em nossa mente mundana a fim de compreende-la, de modo que possamos quebrar a insensibilidade de nosso espírito. Compreendemos que decapitação é um processo psicológico de assimilação de um começo da aniquilação do ego, que possuímos intimamente. Daí, no começo, quando experienciamos a décima hora de Apolônio somos decapitados.

  A Mãe Divina decapita o ego, porém o ego precisa passar por diferentes metamorfoses até perder seu tamanho e feiura, até se tornar pequeno e belo como uma criança. Tal criança precisa morrer também a fim de libertar a luz Crística. Este é o processo de aniquilação psicológica, começando com a decapitação e sendo pacientemente desempenhado ao início da décima hora. Entendamos: “Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do Senhor (Yod-Havah)”. – Salmo 113:1. Por conseguinte, cada hora do Nychthemeron deve ser compreendida como estando nós imersos em profunda meditação.

  2. P.- Como acontece a metamorfose do ego?

     R. – No começo, encaramos um monstro, porém através da meditação e decapitação, aquele elemento em nós perde, pouco a pouco, seu tamanho, em função da aniquilação de diferentes agregados que personificam aquele ego, até que ele, finalmente, atinja o momento em que se torne como uma criança. Ao final, aquela criança se transforma em poeira cósmica. Ao se transformar em poeira cósmica ela desaparece, e aquela situação some completamente de nossa psique. Aquilo é uma metamorfose que tem lugar em nosso íntimo na noite, o Nychta do Nychthemeron. Há também outra metamorfose no dia, o mera do Nychthemeron, que acontece na luz; aqui, nossa Consciência, a psique, experiencia a transformação na luz através de iniciações solares. Nosso ego é a noite e nossa alma é o dia. É isso o Nychthemeron.

  3. P. – Como definir essas doze horas em nossas práticas diárias?

   R. – Essas doze horas estão relacionadas somente com nosso desenvolvimento psicológico interior que estamos realizando a qualquer hora do dia. Contudo, quando estamos trabalhando a nós próprios, psicologicamente, e fazendo o que temos a fazer, sempre desejamos saber em que nível nos encontramos. Estaremos avançando ou estamos estagnados? Oremos ao nosso Deus interno, melhor dizendo, a Apolo, a Cristo, ao Senhor, perguntando-lhe: por favor, diga-me em qual nível encontro-me? Estou fazendo certo? Ou estou fazendo errado? Então, precisamos lembrar-nos de nossos sonhos, por que através da hora o Senhor pode mostrar-nos nosso tempo psicológico, daí, de acordo com o tempo saberemos. Precisamos estudar o Nychthemeron, uma vez que, através de suas horas o Senhor estará respondendo as nossas perguntas. Temos, então, de estudar a hora e compreende-la. Sentamos, meditamos e dizemos: “deixe-me ver qual sol o Senhor está realizando dentro de mim”.

  O Senhor pode também responder-nos mostrando-nos um dia pleno ensolarado. Se aquele sol estiver no zênite, significa que tudo está indo bem. Se estiver se elevando, significa mantermos-nos trabalhando, pois o que esteja se elevando, eventualmente alcançará seu ápice. Se o sol estiver se pondo no Oeste, o Senhor nos estará dizendo que necessitamos meditar mais e nos afundarmos em nossa Consciência. É assim que o Nychthemeron nos guia. Precisamos ser guiados por Cristo. O Senhor, Cristo, é a luz do mundo. Lembremos que Cristo, quando em corpo de Jesus, disse: “Eu sou a luz do mundo”. A luz do mundo é a luz solar, o Sol. É esse o modo em como trabalharmos com o Nychthemeron em nossa psique.

  4. P. – O que acontece caso não haja sol e seja noite?

   R. – Isso significa que nossa alma está profundamente aprisionada em nossa subconsciência. Então, temos de trabalhar mais na compreensão de nosso Ser. Algumas vezes, o iniciado está desesperado por que os sonhos começam em trevas e não em luz: o que está acontecendo? Bem, estamos em nossa subconsciência e temos de eliminar, compreender algo; então, continuamos a meditar e eventualmente veremos o sol levantando, alguma luz aparecerá da meditação que estejamos a fazer.  Dessa maneira, se em nossos sonhos estejamos somente tendo noites e pesadelos, bem, é por que estaremos no abismo. No entanto, temos de meditar mais por que sair do abismo é muito difícil, ao passo que entrar nele é fácil.

  5. P. – A que horas o ciclo das doze horas começa?

     R. – Começa após a décima primeira hora, após a colheita, pela décima segunda hora, quando homem e mulher suportam suas sentenças e se iniciam suas expiações e a prometida libertadora – a luz solar, o sol – começa a afundar no Oeste, para depois elevar-se no Leste, afundar de novo e realizar as vinte e quatro horas completas do Nychthemeron.

  6. P. – Quando isso começa no plano físico?

     R. – Não começa neste plano físico, pois o Nychthemeron é psicológico. Por exemplo, não conseguimos dizer quando o sábado começa. Ontem que foi noite de sexta feira estávamos no jardim e ouvimos o som de uma sirene, e perguntamos o porquê daquilo. Disseram-nos que estava anunciando o início do sábado. Aqui em NY eles soam a sirene para os Judeus Ortodoxos, a fim de que eles possam começar o seu Sabbath [sábado], o qual começa quando o Sol se põe. Ao ouvirem a sirene eles param de fazer qualquer tipo de trabalho, por que ao pôr do Sol de sexta feira é o começo do sábado, o que significa que o Sol já afundou no Oeste. A hora foi cerca de 08:00h. Assim, o Sabbath varia de acordo com o movimento do Sol, como o Nychthemeron varia em nossa psique. Algumas vezes, podemos afundar às três horas, ou às quatro, etc.

  7. P- Quando o Nychthemeron começa na pessoa?

    R. – Começa quando a pessoa inicia o trabalho com a castidade sexual. Parte da premissa de que todas as doze horas estão sintetizadas na nona hora. Como explicamos no início, a nona esfera é Yesod, a nona Sephirah. Quando começamos no caminho da castidade isso é o começo do Nychthemeron dentro de nós, que se estende de acordo com o desenvolvimento de nossa castidade. Acabando completamente com toda a nossa luxúria, este é o final do Nychthemeron. Daí entramos na décima terceira hora, a hora da libertação.

  8. P. – O progresso descrito com as doze horas é o mesmo progresso descrito em a Voz do Silêncio?

    R. – Realmente não sei. Pode ser ou não, desconheço por que nunca li aquele livro relacionado com as doze horas. Pode estar relacionado por que a Voz do Silêncio é de Madame Blavatsky, e todos os seus trabalhos bem como todos os livros sagrados estão relacionados com as doze horas. Livros são escritos com letras negras por que a luz está detrás das trevas. E podemos extrair a luz quando sabemos como ler aquelas letras. Muita gente lê nas trevas e continua nas trevas.

  9. P. – O Nychthemeron pode assistir-nos segundo nosso nível, mesmo quando não tenhamos ainda condições de praticarmos Alquimia?

      R. – Bem, Alquimia é transmutação, seja a pessoa solteira ou casada. Real Alquimia sexual é o principal ponto aqui. Contudo, quando começamos a trabalhar como pessoa solteira estamos também trabalhando com o Nychthemeron no nível solteiro. Qualquer iniciado que entra na castidade está trabalhando com o Nychthemeron. A nona hora está relacionada com as nove iniciações menores, através das vinte e quatro horas de cada dia do Nychthemeron.

  10. P. – Seria correto pensarmos do Nychthemeron como um compasso?

       R. – Pode ser desde que o desenvolvimento da psique humana se relacione com as doze horas da noite e com as doze horas do dia, mensurado pelas doze horas do relógio do Nychthemeron. E o horário iniciático para que o movimento do Logos Solar se relacione com o compasso, 12 horas-Norte, 6 horas-Sul, 3 horas-Leste e 9 horas-Oeste.

  11. P. – O que dizer de sonhos que surgem pelas 10:30h ou à 01:30h?

      R. – 10:30 é a décima hora e 01:30h a primeira hora. Então, 10:00h ou 10:30h é a décima hora. Se são 10:30h significa que estamos adiante da décima hora. E necessitamos somente de meia hora a fim de realizarmos a outra metade da décima hora: 30 minutos, no sentido de terminar com aquela hora, qualquer que seja essa hora.

  12. P. – Podemos somar todos os números daquela hora a fim de sabermos o número cabalístico dela?

       R. – Sim, de fato. Cada horário que vemos no relógio são números e precisamos saber como somar aqueles números a fim de encontrar a síntese cabalística. No caminho, a Kabbalah é sempre a linguagem através da qual Deus fala conosco.

  13. P. – Isto está explicado no Livro Tarot and Kabbalah [Tarô e Cabala]?

       R. – Sim, está. O Livro todo escrito por Samael Aun Weor e todos os seus outros livros estão relacionados com o horário; especialmente o livro Tarot and Kabbalah. No final daquele livro a síntese das doze horas de Apolônio e a síntese das doze horas dos Hebreus, segundo o Gênesis da Bíblia que tratamos nesta palestra, estão ali explanadas. O melhor caminho para compreendermos estas 12 horas é através de nossa própria iniciação. O livro guiará, bem como o Astrologia Prática – livro de Samael Aun Weor – em que as doze horas de Apolônio estão também explanadas. Lembremos que doze são os apóstolos de Cristo e doze são as tribos de Israel.

  Tenham uma boa noite ou kali-nycht e bom dia ou kali-mera, para que possam ter um bom Nychthemeron.

                                                 POR UM INSTRUTOR GNÓSTICO

   FONTE: http://gnosticteachings.org/courses/path-of-initiation/3488-nychthemeron-the-hours-of-apollonius-part-1.html 

  Tradução Inglês/Português : Rayom Ra

                                                                            Rayom Ra
                                                    http://arcadeouro.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário