domingo, 6 de fevereiro de 2011

Antakarana VIII (Final)

Nesta última parte, iremos incentivar ao interessado para realizar a pesquisa a fim de montar um esquema que realmente funcione para a construção consciente da ponte arco-íris que conduzirá aos estágios iniciais do antakarana.

Aquele que desejou praticar antes o Tao e ainda não tem os seus canais desimpedidos, caso seja sistemático terá alguns meses de atividades talvez um ano ou mais. Mesmo assim não há pressa. Ainda que se leve anos nas práticas, pois cada um tem seu carma pessoal, o praticante não deve nunca desanimar. As obras de mestre Djwhal Khul em conjunto com A.A. Bailey, formam uma espécie de peças de um tabuleiro, onde se é necessário ler e juntar ensinamentos e instruções até se chegar a montagem geral do assunto ou esquema. Quem não deseja experimentar o Tao, pode tentar por sua própria iniciativa trabalhar diretamente no esquema que montará para o antakarana. Enfim, o campo de atividades é livre, cabendo ao pesquisador tratar dos assuntos à sua vontade, de preferência procurando antes ligar-se mentalmente com seus mestres e mentores espirituais, pedindo humildes intuições.

Primeiramente vamos destacar para o discípulo que já alcançou a primeira iniciação, algumas referências ao processo iniciático conectado ao antakarana, que podem ser localizadas nas obras que citaremos mais adiante, como tema para reflexão. É dito:

“O discípulo está aprendendo a disciplinar sua natureza inferior e a lograr certo domínio sobre suas tendências físicas; desta maneira libera energia física e impõe ordem à sua vida. Isto leva muito tempo e pode abarcar um ciclo de muitas encarnações. Luta constantemente contra sua natureza inferior e exigências de sua alma (segundo as interpreta com certa ignorância), estando em constante oposição com a natureza animal e acrescentadamente em relação com a natureza emocional.

Sobretudo está consciente de uma relação secundária que envolve um problema muito difícil, agravando a luta e intensificando o problema. Descobre que sua natureza emocional, suas faculdades psíquicas inferiores, seu desenvolvimento astral e a potência da ilusão, estão agora contra si.

A reorientação que hoje enfrenta deve lográ-la no plano astral, por que esse tem sido, durante incontáveis eons, o nível de sua principal polarização e foi dominado pela esfera de atividade e estado de consciência.

Começa a compreender lentamente que pare receber a segunda iniciação, deve demonstrar controle emocional; compreende também que deve possuir algum conhecimento dessas energias espirituais que dissiparão a ilusão, mas uma compreensão da técnica pela qual a iluminação proveniente da mente – como agente transmissor da luz da alma – pode dissipar essas ilusões, desta maneira ‘purificar’ a ‘atmosfera’, em sentido técnico”.

“O processo iniciático entre a primeira e a segunda iniciação é, para a grande maioria, o pior momento de aflição, dificuldade, compreensão de problemas e esforço constante por ‘absolver-se a si mesmo’ (como se diz esotericamente), ao qual o discípulo está sujeito a qualquer momento. A frase que diz: ¨’o objetivo do iniciado é absolver-se a si mesmo’ é talvez a mais atraente e iluminadora de todas as definições possíveis da tarefa a empreender. A tormenta ocasionada por sua natureza emocional, as escuras nuvens e trevas as quais desprende constantemente, e que há criado durante todos os ciclos devida, têm de ser despejadas para que o iniciado possa dizer que o plano astral já não existe para ele, e tudo o que resta desse antigo e poderoso aspecto de seu ser, é a aspiração, resposta sensível a todas as formas de vida divina e uma forma pela qual o aspecto inferior do amor divino, da boa vontade, possa fluir sem impedimento.

De um ponto de vista mais amplo, esta luta por purificar a atmosfera do mundo, a enfrenta a humanidade depois da primeira iniciação, que hoje está muito próxima. Portanto, verão que Cristo deve reaparecer nestes momentos, por que Cristo preside a primeira e segunda iniciações e seu legado indicará que a humanidade terá recebido a primeira, o qual confirmará e consolidará o trabalho realizado, e inaugurará o ciclo e o período mundial onde terá lugar a tarefa de reorganizar a vida emocional e psíquica da humanidade, e este período liberará a energia da boa vontade criando assim, automaticamente, retas relações humanas.”

Para o discípulo que já galgou a primeira iniciação, mas nem por isso pode considerar construída a ponte do antakarana, é um alerta de que está ainda longe de se tornar um super homem. Mas também não deve considerar que suas dificuldades na vida esotérica sejam demasiadas para sua caminhada, ou que haja falhado em pensamentos e atos a tal ponto que os mestres o tenham abandonado à sua própria sorte.

Para a parcela da humanidade inconsciente do processo iniciatório e de sua entrada no portal da primeira iniciação, cabem reflexões e atividades que a conduza a desenvolver a imaginação, se aproximando dos verdadeiros modelos ou arquétipos do homem real e interno, para em breve futuro despertar a consciência e visão da realidade encoberta. Muitos dessa humanidade avançada, por intermédio da mediunidade naturalmente acionada, por momentos de desprendimentos mentais ou por êxtases emocionais, se verão diante de situações para si inusitadas que os conduzam ao outro lado da vida física. Então poderão passar a se reorientar e atuar com melhor discernimento em direção ao alargamento de consciência.

As obras ditadas ou inspiradas à A.A. Bailey por D.K., sugiro sejam lidas por permitir aos estudantes ampliar suas visões sobre espírito, alma, plano da criação, mestres, processos iniciatórios, astrologia e psicologia esotérica, tratados sobre sete raios etc., coisas que realmente interessam a pesquisadores e servirão em muitas instâncias para dissolver ilusões e enganos contados por ocultistas, ou estimular os avanços do pensamento. Portanto, vamos indicar para que o interessado tenha acesso às fontes de onde poderá retirar todos os subsídios para montar o esquema da construção da ponte arco-íris:

1. As informações específicas do antakarana se encontram mais concentradas na obra que possuo em espanhol “Tratado Sobre los Siete Rayos” tomo V, começando com o título: ”La Ciência Del Antakarana”, na página 364. Daí em diante as abordagens são muitas e os esclarecimentos idem.

2. As relações do corpo causal com o Ego e Alma Espiritual, a descrição do Lótus Egóico e sua três séries de pétalas, bem como a Jóia do Lótus são encontradas na obra em inglês: “A Treatise On Cosmic Fire”, onde na ‘Section Two – Division C – ‘The Egoic Ray and Solar Fire”, começando na página 504 do citado volume, além das indicações acima podem também ser pesquisadas preciosas informações sobre Átomos Permanentes, Espirilas, Mônadas, etc.

3. Nessa mesma obra “A Treatise On Cosmic Fire” na ‘Section Two – Division D – Thought Elementals and Fire Elementals’ , páginas 817 e 823, há dois preciosos diagramas, o ‘The Egoic Lotus and the Centers’ e simplesmente o ‘The Egoic Lotus’ com adicionais explicações sobre as tríades de pétalas.

4. Importante estudar ou meditar nessa mesma obra na ‘Section One – Division E – Motion on the Physical and Astral Planes’, nas páginas 169-170, sobre os pontos de contato da energia ascendente nos centros: ‘the alta major centre’, ‘the pineal gland’, ‘the pituitary body’, e, principalmente para discípulos iniciantes os três primeiros triângulos. As práticas desses triângulos clamam pela observação e cuidados com a potência das forças, o que poderá ser atenuada de alguma forma pela realização de serviços para a humanidade.

5. No capítulo V ‘La Ciência Del Antakarana’ da obra “La Educacion en La Nueva Era”, há um roteiro bem definido de como os fios se ligam sucessivamente aos corpos sutis do homem, que precisam ser assimilados.

O pesquisador deverá aprender bastante do antakarana e da estrutura do homem nas suas fisiologias endógenas antes de praticar, e ir montando aos poucos um esquema com esboços escritos ou desenhos dos percursos da energia. Somente depois deve começar seu trabalho de concentração, imaginação e meditação, aprendendo a movimentar as energias tanto da mônada para os corpos da personalidade, como ao inverso.

Necessário, da mesma forma, anotar ou memorizar os matizes das pétalas do corpo egóico, visualizando-as quando ancorar os fios de energias nas pétalas. Nunca alimentar sonhos de que pode avançar nos domínios das forças e energias com a mesma capacidade de absorção dos mestres que já alcançaram a terceira iniciação. Limitar-se ao óbvio e àquilo que consiga alcançar como aspirante postulante à primeira iniciação, ou iniciado à segunda iniciação.

A frequência nas práticas é essencial; se possível todas as manhãs ou num horário tranquilo, sem sono ou cansaços. Talvez o praticante custe a sentir reações, mas certamente sentirá que as energias provocaram efeitos no seu sistema nervoso e psiquismo. Ao sentir que pode perder a calma com maior facilidade, tendo reações que não domine, precisará diminuir a carga das práticas por uns dias, fazendo somente parte delas ou precisará parar por uns tempos. Caso nada sinta que venha atrapalhar seus objetivos continuará normalmente. Não conte a ninguém, prezado investigador, que faz as práticas, muito menos mencione os horários escolhidos. A menos que seja a alguém de extrema confiança. Essa observância é uma proteção contra interferências negativas. Mais cedo ou mais tarde algum vidente, sensitivo amigo ou amiga, dirão espontaneamente coisas relacionadas com suas práticas sem que saibam realmente do que se trata. Pergunte mais, agradeça pelas informações, mas dissimule ou silencie sobre o projeto.

A montagem do esquema não será fácil, mas é sua parte a cumprir nas investigações e seus pessoais esforços para merecer resultados. Lembre-se de meditar sempre sobre as práticas, e se surpreenderá como sua intuição se tornará mais viva e pródiga, mais rápida e incisiva. Observará que as palavras; “o caminhante e o sendero devem se tornar um”, realmente condizem com a verdade sensível e mental do Ego.

Nunca deixe, antes das práticas, de fazer suas orações, vincular-se com seus mestres e Cristo interno, invocá-los de viva voz e mentalizar barreiras de proteção: círculos de energias, pirâmides dentro das quais permaneça, tubos eletrônicos como o de Sanat Kumara, mantras, mudras, etc. Procure estar voltado para leste, embora não seja condição sine qua non, e se puder tenha uma luz de cor no ambiente - azul de preferência, por ser do primeiro raio, da vontade. Esteja sentado confortavelmente, em ambiente arejado, mesmo que seja com ar refrigerado. Não use roupas de cores escuras; preto, vermelho, cinza, marrom ou outras. Essas práticas podem também ser feitas ao ar livre, na praia, campo, mata, montanha, onde desejar.

Maiores e melhores informações, sem dúvida, se encontram nas obras indicadas das quais poderá retirar todos os subsídios necessários. Boa sorte irmão de jornada!

Rayom Ra.

[ Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

[ Os textos do Arca de Ouro, de autoria de Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário