sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Antakarana - V


       Em relação aos átomos permanentes, formadores da tríade superior, podemos ainda considerar que em se tratando de átomos especialmente trabalhados pela ciência das hierarquias criadoras, detiveram diferentes condições nos mundos a que pertencem, fundamentando toda uma endógene do super-homem ou alma espiritual que se relaciona diretamente com a mônada via Atma.

       Os átomos são vitais em todos os aspectos da criação, e foram definidos nos tempos de Demócrito como partículas indivisíveis, “A-Tomos”. Hoje essa definição não atende às necessidades de um conhecimento sempre crescente do átomo químico pela ciência humana, conforme assim já comentamos:

       “Há algum tempo não se define mais o átomo, pura e simplesmente, como sendo a menor partícula da matéria. Com o avanço das pesquisas surgiram definições mais aprofundadas comprovando a existência de partículas ainda menores no próprio átomo em níveis subatômicos. Algumas partículas subatômicas são denominadas férmions, bósons, hádrons, léptons e quarks, e diante de novas descobertas também se incluem nesse rol as partículas chamadas de antimatérias do domínio das pesquisas quânticas”.
(Nossas Vidas Atômicas – Rayom Ra)

       Os átomos químicos, por oportuno, não têm as mesmas disposições, formas ou funções dos átomos dos planos superiores de que estamos tratando, pois a matéria de cada plano de nosso universo tem suas particularidades e vibrações que diferem de um plano para outro. Os átomos citados, ao longo de suas encarnações e segundo os objetivos traçados para toda a natureza são somente correlatos entre si por artifícios, no tocante a evolução do homem. E os objetivos são alcançados segundo ao que as rondas impulsionam nos processos evolucionários de nossa cadeia planetária, em estreita relação com os átomos.

       As rondas são os giros que os fluxos de vida provocam em cada uma das 10 cadeias planetárias esotericamente conhecidas em nosso sistema solar. Cada cadeia possui sete planetas com diferentes condições vibratórias da matéria universal. Os enormes fluxos de vida, dimanadas do Logos Criador, um a um durante bilhões de anos, percorrem os sete planetas de cada cadeia, e a cada ancoragem nos planetas oferecem às vidas que neles vêm agregadas, as condições para as obtenções de suas necessárias experiências. Nesse particular, temos o arco de descida em que os fluxos percorrem planeta a planeta em sentido do superior para o inferior. No percurso, após respectivos estágios nos planetas anteriores, se ancoram no quarto planeta, o mais inferior da escala, por um tempo incrivelmente longo, para mais tarde começarem a galgar o arco de subida dos três seguintes planetas, chegando ao sétimo, o extremo do arco. Quando isso acontece, um giro terminou ou uma ronda foi completada. Nesse instante de nossas existências, estamos no decurso da quarta ronda de nossa cadeia, em que o quarto planeta, a Terra, concentra as atividades de quase todas as vidas da cadeia.

       O processo evolucionário não é aleatório em nenhuma particularidade e todos os reinos se acham integrados com suas vidas atômicas. Os átomos dos planos acima do físico possuem nas suas estruturas cordões denominados no ocultismo de espirilas por onde circulam energias. Em direta ligação com as vidas, a cada ronda que exemplificamos, novas séries de cordões de espirilas são ativados nos átomos permanentes, ao decurso das raças. Como atravessamos a quarta ronda, a humanidade adiantada já detém a quarta série de espirilas ativada, motivo pelo qual um percentual dessa mesma massa humana já atravessa os umbrais da iniciação, trabalhando a construção do antakarana, ainda que inconscientemente, que os mestres do conhecimento auxiliam-na a isto realizar.

       Ampliemos mais um pouco o tema para sentirmos a importância da integração, rondas-átomos-espirilas-iniciações.

       O ordenamento das espirilas no interior dos átomos permanentes varia em cada plano e aqueles mais frequentemente descritos são os do plano físico. O ordenamento desses minúsculos vórtices de forças e suas economias internas em cada plano é um dos segredos da iniciação e não pode ser revelado.
       Os átomos permanentes não têm a forma de um coração conforme desenhado em certos livros. Certo número de átomos são daquele tipo, mas não são átomos permanentes, os quais, os permanentes, são mais definitivamente esferoidais sendo ligeiramente achatados no alto, onde a correspondência com a depressão polar pode ser encontrada, e igualmente achatada sob a superfície.” (D.K.-AAB).

       Em réplica à tríade superior temos a tríade inferior, formada com a unidade mental, localizada no mental concreto da personalidade, juntamente com um átomo astral permanente e outro átomo permanente etérico-físico. Pela unidade mental é por onde se construirá a ponte do antakarana, que ligará a personalidade com a alma. A unidade mental polariza todos os elementos do conhecimento intelectual terreno que a personalidade necessita para desenvolver valores em seu mundo.

       No passado, o homem evolui em ciclos que lhe serviram para desenvolver seus veículos físico e etérico, na raça lemuriana, e o veículo emocional durante o período atlante. Até mais ou menos o meio do atual estágio da raça ariana que sucedeu a atlante, muitos milhões não tinham ainda despertado suficientemente o mental concreto, para se dizer propriamente personalidades. Grandes contingentes populacionais estão ainda atrasados em relação a isto ou vivem adernados ao processo. Filosoficamente, o homem começou a ser uma personalidade somente quando despertou o mental concreto, e já deu início ao trabalho intelectual intenso e continuado sob a guarda de sua pessoal consciência. A personalidade, conforme sabemos, é um reflexo imperfeito da alma cuja visão e consciência abarcam valores mais amplos e completos.

       O homem moderno ao trabalhar os vários e diversificados recursos do intelecto, o transforma na ferramenta sutil para sua ascensão através do antakarana até a alma, e desta até a mônada. O enigma do homem prende-se também a símbolos numéricos na sua infra-estrutura. O homem interno é basicamente três, a exemplo das projeções do Logos Solar em três aspectos. A personalidade representa o Terceiro Logos, o construtor na matéria. A alma é análoga ao Segundo Logos, pois representa o Cristo, a segunda pessoa da trindade, sendo o amor-sabedoria incorporado no mundo através do seu magnetismo sob a nota vibratória do atual sistema solar. A alma espiritual, ou individualidade, em contato direto com a mônada, é correlata ao simbolismo do Primeiro Logos, O Deus-Pai, O Criador.

       Quando o processo da construção do antakarana avança para a alma, da terceira iniciação para a quarta, a personalidade queda temporariamente subjugada pelos poderes e sabedoria da alma desde a sua dimensão ou plano de existência, e a alma passa a se manifestar pela mente da personalidade. A unidade mental polarizadora dos valores intelectuais é então destruída, não havendo mais a necessidade de sua existência, uma vez que a alma vem atuar diretamente na personalidade. Então o três - a personalidade, a alma e a mônada - passa a ser o dois, anulando-se a ação isolada da personalidade, que absorve a sabedoria da alma.

       O intelecto, como todos os demais aspectos dos corpos que constituem o ser humano total, é também finito, pois os corpos edificados pela mônada somente são necessários até que se alcance a etapa seguinte e superior durante o progressivo caminho do homem de volta ao Pai. Dizer-se que o homem é eterno é uma verdade somente relativa, porque ele é assim no espaço-tempo, e sempre se transformando, deixando de existir nesse mesmo espaço-tempo após a mônada possuir todas as experiências a que se lançou para consegui-las.

       Assim, ao dissolver o intelecto amparado que fora pela unidade mental, o homem volta ao mesmo ponto na espiral evolucionária das raças, porém em situação mais elevada, porque o homem de antanho vivia as experiências tanto físicas-etéricas, na Lemúria, quanto às astrais e suas projeções, na Atlântida, sem verdadeiramente compreendê-las. O intérprete – o intelecto – somente lhe adviria durante seu percurso na quarta raça, a ariana. A alma passa então ao estágio imediato de ser absorvida pela personalidade, usando seus próprios valores acumulados por numerosas interpolações terrenas, para definir e projetar os novos caminhos da mônada no mundo.

       Mais tarde, da quarta para a quinta iniciação, a alma e tudo o que a organiza deixará de existir como demonstrado na crucificação de Jesus tendo alcançado a quarta iniciação. Sob o aspecto oculto (e mesmo físico), Jesus não morreu na cruz, porém o Cristo foi quem morreu - ou começaria a morrer - por ser o verdadeiro crucificado. Jesus representa justamente o iniciado que constrói o antakarana durante sua terceira iniciação, crucificando-se simbolicamente em favor de Cristo - a alma no iniciado Jesus. Na quarta iniciação, é Cristo, a alma, que morre em favor da mônada, permanecendo ainda a tríade superior em estreita ligação com a mônada. Então a mônada vem assumir todos os aspectos da sua manifestação no mundo físico sem intermediações, embora se projete pela tríade e antakarana, transformando-se em um, a personalidade gloriosa. E esse é um dos segredos dos nascimentos de grandes avatares no mundo terreno, pois não serão mais humanos na acepção comum do termo. 

       Desejamos, no entanto, ressaltar uma vez mais que Cristo em alma reside em todos nós, "vidas evolucionantes personificadas", mas também como indissociada energia monádica pela gênesis natural do Segundo Aspecto do Logos. Cristo-Homem, conforme imaginamos ou conhecemos, é aquele mestre da sétima iniciação que ocupa no momento esse papel ou atributo na Hierarquia Planetária. Atualmente, Cristo é o Senhor Maytréia, o mesmo que foi o mestre de Jesus em sua missão na Galiléia. Futuramente, outro iniciado ocupará esse mesmo cargo quando Maytréia subir em definitivo para novas iniciações. 

       Essas abordagens obtidas pelos iniciados da quarta à nona iniciações são de aspectos gerais e permitidas as divulgações pela Hierarquia de Adeptos, pois as relações exatas entre as mônadas e tríades e os artifícios detalhados em todas as suas minúcias de suas descidas aos mundos inferiores, serão ainda, de muitas maneiras, inacessíveis aos mestres até que subam todos os degraus das iniciações.

       No capítulo VIII de nossa obra “No Arco das Iniciações”, aprofundamos um pouco mais o tema Iniciações Maiores, baseados nos ensinamentos de D.K./AAB. Vejamos agora como representar de maneira simples essa montagem básica da mônada e seus veículos, ligados ao corpo egóico e às duas trindades no homem. 

                                    A Mônada e a Tríade Superior
                                                            o      --  A Mônada
                            | -  Sutratma
                     O   -- Átomo de Atma
             | -  Sutratma
                       O   -- Átomo de Buddhi
             | -   Sutratma
                     O  -- Átomo de Manas

                                                                                         Diagrama I
                                                                                         (Rayom Ra)

  .......
                                                                                                                            
                                                     O Antakarana Superior

                                                            O   -- Átomo de Manas
                                                              | -   Antakarana                                          
                                                           O   --  Lótus Egóico      
                                                              |  -   Antakarana                                          
                                                            O   -- Unidade Mental

                                                                                                              Diagrama II
                                                                                                                 (Rayom Ra)

       Notamos no esboço acima que a tríade superior liga-se ao lótus egóico, que faz ponta com a unidade mental. O lótus egóico é em última análise o corpo causal da alma, ou como dizem os ocultistas o “Ego no Corpo Causal”. A unidade mental não é um átomo, mas sim uma concentração de energia modelada de tal forma e figura, a possuir unicamente quatro séries de espirilas, diferentemente de os átomos-vidas que possuem sete séries. Já a unidade mental forma, justamente, o ponto de contato entre os dois egos, o inferior, representado pela personalidade terrena com seus quatro corpos, e o superior, apoiado na alma e seu lótus egóico construído pela ação da tríade superior Atma-Buddhi-Manas. É sobre a unidade mental que tanto a personalidade de baixo para cima, como a alma de cima para baixo atuam juntas sob a orientação da mônada, na construção da ponte arco íris do antakarana. A denominação de arco íris deve-se ao fato de a ponte estar atuada pelos sete raios em suas diferentes colorações, o que se vê nas estampas representando o corpo causal.
                                                           A Tríade Inferior                         
                                                               O   -- Unidade Mental
                           | -  Sutratma
                           O   -- Átomo Astral
                           | -   Sutratma
                           O   -- Átomo Etérico Físico

                                                                                                       Diagrama III
                                                                                                    (Rayom Ra)           

       Vemos no diagrama III o que se convencionou chamar tríade inferior que implica na formação da personalidade propriamente, onde o átomo físico responde ao corpo etérico e este ao físico denso. O processo de construção do antakarana, conforme já ressaltamos, relaciona a personalidade à alma pela unidade mental, e o prosseguimento da sua construção conduz à mônada.

       No diagrama IV, vemos a construção completa onde a personalidade e a alma se ligam diretamente pela ponte construída e o fio sutratma se transforma também na ligação antakarana, conforme veremos noutra parte deste tema. Do mesmo modo, onde a alma ou corpo causal se manifesta – no terceiro subplano do plano mental abstrato - o antakarana, no seu aspecto superior, é construído em ligação triangular envolvendo o átomo mental, o lótus e a unidade mental. O átomo de manas, nesse caso, realiza também a função intermediária para a tríade superior formada por ele mesmo, pelo átomo de buddhi e o átomo de atma, embora essa disposição e intermediações sejam diferentes das existentes para a ponte construída entre a personalidade e a alma. Vejamos isso num só segmento:

                                                        o   A Mônada
                                                        |  - Sutratma-Antakarana
                 O   -- Átomo de Atma    
                                      | - Sutratma-Antakarana
                                                        O   -- Átomo de Buddhi
                                      | -  Sutratma-Antakarana
                                          Evolução para      ----------     ----------
                                          a Tríade Superior            O   -- Átomo de Manas
                                                                      ----------     -----------
                                                                                   |  - Sutratma-Antakarana    
                                                                                O    -- Lótus Egóico      
                                                                                   |   Sutratma-Antakarana
                                           -------------    --------------                         
                                             A Ponte Antakarana             O   -- Unidade Mental
                                                                 --------------     --------------    
                                                    - Sutratma-Antakarana
                                                        O   -- Átomo Astral
                                              -  Sutratma-Antakarana
                                                                                                      O   -- Átomo Etérico Físico

                                                                                                      Diagrama IV
                                                                                                         (Rayom Ra)

                                             
       Vemos, portanto, que no conjunto, os três setores estão implicados diretamente em todo o processo de construção do antakarana, pois relacionam primeiro à personalidade à alma pela unidade mental, depois a intermediação da alma ao átomo permanente e num terceiro segmento do antakarana, relacionam a alma à tríade superior energizada pela mônada.

       Toda essa estrutura é a própria vida que se individualiza sem se desligar do Todo, evolucionando para a perfeição através de muitas encarnações. É, sem dúvida, um mega-processo que envolve miríades de fatores do Plano da Criação, que começou com o trabalho estrutural de doze hierarquias representando o Logos Criador, das quais cinco puderam ascender, permanecendo ainda sete em seus trabalhos. É a síntese da própria existência de que somente detemos fragmentos do conhecimento e ciência empregados.

       Prosseguiremos.

                  Rayom Ra

[ Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]


[ Os textos do Arca de Ouro, de autoria de Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]



Um comentário:

  1. bom dia Raymon, gostei muito do texto sobre Antakarana, e tenho uma dúvida o antakarana nos liga com o universo, ou só funciona aqui na Terra? DEpois da5 iniciação o antakarana continua a funcionar, ou ele é somente um desobramento da Alma. moro no rio de janeiro se tiver grupos de estudos eu gostaria de partipar. Sei muito pouco. muito grata dhannya

    ResponderExcluir