PONTO DE VISTA DO CONTROLE DA PERSONALIDADE
Djwhal
Khul / A.A. Bailey
O que eu poderia dizer aqui, sinceramente, seria uma repetição do que já sabem
e tenho ensinado. A maioria dos que lêem meus escritos está acostumada com as
ideias que tenho procurado compartilhar com a humanidade, durante os últimos
anos, porque foi em 1919 que comecei a escrever pela primeira vez, com a
colaboração de A.A.Bailey. Em tais escritos tenho procurado fazer duas coisas:
1. Ensinar a necessidade fundamental de alcançar certas grandes
fusões individuais, raciais e espirituais:
a. A fusão ou integração dos diversos aspectos da natureza do homem, física, emocional e mental. Quando isto se haja obtido, teremos a manifestação das forças elementais integradas, ao que damos o nome de personalidade, produzindo-se assim a manifestação de um ser humano poderoso, autodirigido e de alta qualidade
b. A fusão da personalidade com a alma. Isto deve realizar-se consciente e
deliberadamente, a fim de que as partes de um grande todo divino estejam
dispostas ao que a personalidade se submeta a trocas e transmutações, como
resultado do contato com a alma. Isto levará à manifestação da alma que mora no
interior, a consciência crística, o Anjo Solar.
c. A fusão final da humanidade com a hierarquia, que trará à manifestação o
Reino de Deus sobre a Terra. Será a consumação das demais fusões e também a de
certas grandes fusões planetárias, raciais e nacionais, incidentais e
necessárias ao progresso e aos seus resultados inevitáveis. Tais fusões não se
realizam em forma sequencial como se há enumerado; há muita superposição e
falta de equilíbrio no processo, porém ainda que possa haver diferenças e
dificuldades no extenso processo, o fim é inevitável e inalterável. O Reino de
Deus, a consumação de tudo, aparecerá sobre o planeta.
2. Implementar os métodos que produzam qualidade, não somente quantidade, os
quais facilitarão ao surgimento de grandes características divinas que mudarão
o mundo ao seu devido tempo, originando novas atitudes e estados de
consciência. Quando amadurecerem e sejam essas características reconhecidas,
surgirão nova cultura e civilização que se constituirão para a raça no futuro
planejado e desejado.
Portanto, não é necessário que lhes fale a respeito do desabrochar da
personalidade e ao seu controle? Isto não é algo que já têm considerado e para
o que estão trabalhando por anos a fio? Posso dar-lhes algo prático que ainda
não conhecem e que tratam de alcançar? Aumentarei suas responsabilidades,
repetindo constantemente as coisas? Parece-me que não.
A nova cultura surgirá e virá à existência à medida que aqueles que têm
consciência da luz e compreendem o objetivo do serviço puro [que
inevitavelmente pressupõem tal estado de consciência] prossigam com a tarefa
consignada – uma tarefa autodesignada em todos os casos – de viver e ensinar a
verdade a respeito da luz, quando se oferece a oportunidade.
A
CIÊNCIA DO ANTAKARANA
(Capítulo
V de “A Educação na Nova Era”)
Como preparação para o que os estudantes devem dominar, quero destacar certos
pontos e classificar a informação já dada. A Ciência do Antakarana não é fácil
de aprender, pelas razões que exporei em seguida. As razões que se assinala
deverão ser aceitas pelos estudantes como uma hipótese prévia a todo trabalho
que se trate de empreender.
1. A Ciência do Antakarana está relacionada com todo o problema da energia,
porém especialmente com a energia manipulada pelo indivíduo e forças, mediante
as quais ele se relaciona com outros indivíduos ou grupos. Para maior clareza,
denominaremos:
a.ENERGIA: a todas as forças que fluem ao indivíduo de qualquer direção e
origem. A estas energias principais frequentemente tem-se dado o nome de
“sutratma”, “fio de vida” ou “cordão prateado”
b.FORÇA: a todas as energias que – depois da devida manipulação e concentração
– o indivíduo ou o grupo projeta para qualquer direção e com muitos e possíveis
modos, alguns bons, porém a maioria egoísta
2. A Ciência do Antakarana, falando tecnicamente e
para o propósito grupal, é especialmente a ciência da manifestação da luz, que
dá como resultado a revelação das trocas conseguintes. Deve-se recordar que:
a. A luz é substancial, e do ponto de vista do espírito é
uma sublimação ou forma superior de substância material.
b. A luz é também a qualidade e a
característica principal da alma em seu próprio reino e do corpo etérico
(eventualmente um reflexo da alma) nos três mundos da evolução humana.
c. A ciência que estamos considerando tem por
objeto amalgamar as luzes inferiores com as superiores, de maneira que brilhe
uma só luz na manifestação física, obtendo-se, por conseguinte, uma síntese da
luz.
d.
Falando tecnicamente, existem dois corpos de luz: o corpo vital ou etérico e o
veículo da alma. Um deles é o resultado de eons de vida, que com o tempo se
transforma num poderoso receptáculo de energias, reunidas por uma ampla série
de contatos, ainda que estejam condicionados pelo tipo de raio em seus três
aspectos. Existe o corpo etérico, e atualmente está funcionando poderosamente. O
corpo da alma está se construindo lentamente e é essa “casa, não feita com as
mãos, eterna nos céus” a que se refere o Novo Testamento (II Co.5-1). É
interessante observar que o Antigo Testamento se refere ao corpo etérico (Ecls.
12-6,7) e sua construção e o Novo Testamento trata da construção do corpo
espiritual.
3. A Ciência do Antakarana deve ser estudada de três maneiras:
a. Concretamente,
relacionada com o corpo etérico, que é uma forma substancial tangível e que a
ciência moderna começa a reconhecer (não obstante, não seja ainda admitido
universamente).
b. Egoisticamente e
em relação com a alma e o “corpo de luz”, com a qual o homem espiritual deve
atuar no mundo das almas e que – quando se tenha amalgamado com o corpo etérico
– produz a manifestação da divindade sobre a Terra com maior ou menor medida
segundo a amplitude da fusão e com o reconhecimento consciente que o indivíduo
tenha da fusão conquistada.
c. Abstratamente e
em relação com o conhecimento-sabedoria, duas palavras utilizadas e
relacionadas com a força e a energia, e sua utilização pelo indivíduo em seu
meio ambiente e seus contatos. Dar-se-ão conta do quão necessário seja existir
a capacidade de pensar de forma abstrata, antes de se poder compreender as
verdadeiras implicações desta nova ciência.
4. A Ciência do Antakarana se refere ao problema da continuidade da consciência
e do problema da vida e da morte. Tratem de compreender claramente estes temas
porque são fundamentais e importantes.
5. A Ciência do Antakarana trata do triplo fio que conecta:
a.
A mônada com a alma e com a personalidade, unindo os três veículos
periódicos e unificando os sete princípios.
b. A
tríplice personalidade com seu meio ambiente nos três mundos do esforço humano e,
logo, com os outros dois mundos de expressão super humana (totalizando assim
cinco mundos).
c.
O homem, conscientemente criador, com o mundo das ideias, com as quais deve
entrar em contato e expressá-las por meio do trabalho criador, construindo, assim
a ponte de luz entre:
1. O mundo das almas e o mundo dos fenômenos.
2. O reino da beleza subjetiva e a realidade, e o mundo externo tangivel da natureza.
3. E os demais seres.
4. Um grupo e outro.
5. Mais tarde quando o Plano Divino tenha chegado a ser uma realidade para o homem, entre o quarto reino (o
humano) e o quinto reino (o Reino de Deus).
6. Finalmente entre a humanidade e a hierarquia.
6. A Ciência do Antakarana é a ciência do tríplice fio que existe
desde mesmo o princípio dos tempos e une o homem, como indivíduo, com sua
origem monádica. O reconhecimento deste fio e seu emprego consciente como
Sendeiro e como meio de fazer contatos cada vez mais amplos, chega
relativamente tarde no processo evolutivo. A meta de todos os aspirantes e
discípulos é chegar a perceber esta corrente de energia com suas variadas
diversificações e a empregar conscientemente estas energias de duas maneiras:
em auto desabrochar internamente e em serviço ao plano para a humanidade.
7. A Ciência do Antakarana ensina certas verdades fundamentais acerca deste fio, algumas das quais podem ser enumeradas da seguinte maneira.
a. O fio da vida vem diretamente da mônada ou o Uno. Este fio se encontra introduzido no coração durante toda a vida. Ali reside o assento da vida.
b. O fio da consciência vem diretamente da alma. Vem introduzir na cabeça. Ali se encontra o assento da consciência.
c. O fio da atividade criadora inicia e constrói o ser humano. Encontra-se introduzido na garganta, se tiver sido eficientemente construído. Este fio o prolongamento ou síntese dos dois fios básicos anteriores. O mesmo fio criador e é tríplice. O homem o vai construindo lentamente, através das épocas. A medida que o homem verdadeiramente vive, do ponto de vista da percepção inteligente e do desejo de expressar-se plenamente, o processo inteligente praticamente o processo se acelera. Estes três fios menores autocriados, que constituem o terceiro fio do antakarana, se estende, com o tempo, desde:
I. O corpo físico ao etérico, passando do coração ao baço e dali ao corpo
do prâna ou corpo vital ou etérico, no qual se une à força que procede
das pétalas egóicas da vontade.
II. O corpo etérico ao astral. Este fio passa do plexo solar ao coração e dali
ao corpo astral, extraindo a energia do fio já mencionado, o qual se
une à força que procede das pétalas do amor.
III. O corpo astral ao veículo mental. Este fio passa do centro ajna ao centro da cabeça, e dali ao corpo mental e, extraindo a energia dos outros dois fios mencionados, se une à força que procede das pétalas do conhecimento.
Ainda que estas três energias se entrelacem finalmente num só fio, permanecem, não obstante diferenciadas. Deveria ter-se em conta que o corpo da alma se acha construído de pura luz branca, ainda que a luz com que é feito o corpo etérico seja dourada.
8.
A Ciência do Antakarana se refere, portanto, a todo o sistema de energia
entrante, com os processos de sua utilização, transformação e fusão. Trata
também das energias salientes e sua relação com o meio ambiente, construindo a
base da ciência dos centros de forças. As energias entrantes e saíntes
constituem finalmente dois grandes centros de energia, caracterizadas, uma pelo
poder, a outra pelo amor e todas estão dirigidas até a iluminação do indivíduo
e da humanidade considerada como um todo, por intermédio da Hierarquia composta
de indivíduos. Esta é, basicamente, a Ciência do Antakarana.
O
Antakarana é, portanto, o fio da consciência e da inteligência, e o agente que
responde a todas as reações sensoriais. Um ponto interessante que se deve
recordar, e devemos destacar agora, é que este fio da consciência está elaborado
pela alma e não pela mônada. A alma mundial derrama seu fio sutil
de consciência sensível em todas as formas, em todas as células do corpo e em
todos os átomos. A alma humana, o Anjo Solar, repete o processo a respeito de
sua sombra e seu reflexo, a personalidade. Isso é a parte do trabalho criador
da alma.
Porém, por sua vez, o ser humano deverá também fazer-se criador, no
sentido mental do termo e repetir o processo, uma vez que em todos os seus
pontos o microcosmos se assemelha ao macrocosmos. Consequentemente, por meio do
fio da vida, a alma cria e reproduz uma personalidade por cujo intermédio
poderá atuar. Mais tarde, mediante a construção do antakarana, a alma
desabrocha ante toda a sensibilidade no plano físico, e logo salva o abismo
entre os três aspectos mentais, por meio da meditação e o serviço. Assim
completa a criação da senda de retorno ao Centro, que deve ser paralela à senda
de saída.
Com isto está terminada minha apresentação preliminar dos fundamentos que
predominaram nos sistemas de educação da era futura. Foi necessário que todos
vocês – além de todos aqueles que estudaram mais adiante estas instruções
referentes à nova educação – tivessem alguma compreensão das implicações
fundamentais e tendências básicas do passado, e também algumas ideias, ainda
que imprecisas, a respeito de qual direção poderiam vir as mudanças
fundamentais. Assim, podem começar a trabalhar com inteligência, sem perda de
tempo.
O
que resta agora é buscar que o ensinamento dado por mim seja aplicado de forma
prática. Hoje a Nova Educação deve ocupar o lugar da antiga, que tem sido muito
errônea, ao ponto de não ter conseguido evitar o holocausto universal que
caracterizou aos anos do período entre 1914 a 1945. Isso deve ser substituído.
A etapa seguinte da evolução humana surgirá como consequência da ação
purificadora da guerra mundial. Há passos que a humanidade deve inevitavelmente
dar, e só um novo tipo de educação e uma atitude diferente nos processos
educativos (imposto aos jovens de todas as nações) fará com que a humanidade
possa dá-los.
É iminente um novo ciclo de experiências, do desabrochar psicológico e de novos procedimentos educativos. O que venho dizendo aqui e noutros escritos, a respeito das Ciências da Meditação, do Serviço e do Antakarana, da metodologia, modalidade, modo, promessa e finalidade é tudo isto.
O Tibetano
Extraído de: La
Educación En La Nueva Era - La Ciencia del Antakarana
Tradução Espanhol
/ Português: Rayom Ra
Rayom Ra
http://arcadeouro.blogspot.com