terça-feira, 13 de março de 2012

Discurso Místico de Stanislas de Guaita


Guaita
       "Tu foste sucessivamente revestido das três grandes hierarquias de nossa Ordem; nós te saudamos  S:. I :.  quando tu terás transcrito e meditado nossos livros, tu te tornarás, por sua vez, Iniciador. Às tuas mãos fiéis, será delegada uma missão: a tarefa te incumbirá, mas também a honra, de formar um grupo do qual tu serás, diante de tua consciência e da Humanidade Divina, o Pai intelectual e eventualmente o Tutor moral.

       Não se trata aqui de te impor as convicções dogmáticas. Que tu te consideres materialista, espiritualista ou idealista; que tu faças profissão do Cristianismo ou do Budismo; que tu te proclames livre-pensador, ou que tu adotes até mesmo o ceticismo absoluto, afinal, pouco nos importa: não ofenderemos teu coração, molestando teu espírito com problemas que não deves resolver senão diante de tua consciência e no silêncio solene de tuas paixões apaziguadas.

       Tomara que, exaltado por um verdadeiro amor por teus irmãos, humanos, tu nunca procures dissolver os laços de solidariedade que te ligam estreitamente ao Reino Hominal, considerando em sua síntese, tu és de uma religião suprema e realmente universal (é o sentido radical da palavra católico), pois é ela que se manifesta e se impõe (multiforme, é verdade, mas essencialmente idêntica a si mesma), sob os véus de todos os cultos esotéricos do Ocidente como do Oriente.

       Psicólogo, oferece a esse sentimento o nome que tu desejarás: Amor, Solidariedade, Altruísmo, Fraternidade, Caridade, Economista ou Filósofo, chame-o tendência ao Socialismo, se tu quiseres... ao Coletivismo, ao Comunismo... As palavras não são nada!

       Honre-o, Místico, sob os nomes de Mãe divina ou de Espírito Santo. Mas não importa quem tu és, nunca te esqueças de que, em todas as religiões, realmente verdadeiras e profundas, isto é, fundadas no esoterismo; a realização desse sentimento é o ensinamento primeiro, capital, essencial desse próprio esoterismo.

       Busca sincera e desinteressada do Verdadeiro, eis o que o teu Espírito deve a si mesmo; fraternal benignidade em relação aos homens, é isso o que teu coração deve ao próximo. Excetuando-se esses dois deveres, nossa Ordem não pretende te prescrever outros, sob um modo imperativo pelo menos. Nenhum dogma filosófico ou religioso não é mais imposto à tua fé. Quanto à doutrina cujos princípios essenciais resumimos para ti, apenas te rogamos que a medite com tempo e sem tomar partido. É somente pela persuasão que a Verdade tradicional quer te conquistar à sua causa!

       Abrimos aos teus olhos os selos do Livro; mas cabe a ti aprender a decifrar a Letra e então penetrar o Espírito dos mistérios que esse livro contém. Nós te iniciamos: o papel de teus Iniciadores deve ser limitar aí. Se tu atinges por ti mesmo a Inteligência dos Arcanos, tu merecerás o título de Adepto; mas saiba muito bem isso: é em vão que os mais sábios Mestres desejarão te revelar as supremas fórmulas da ciência e do poder mágico; a Verdade Oculta não poderia se transmitir em um discurso:cada um deve evocá-la, criá-la e desenvolvê-la em si.

       Tu és Iniciatus: aquele que outros colocaram na via; esforça-te em te tornar Adeptus: aquele que conquistou a Ciência por si mesmo; em uma palavra, o filho de suas obras. Mas compreenda bem, meu irmão, pela terceira e última vez, eu te suplico, entenda bem que o Altruísmo é a única via que condiz ao objetivo único e final – quero dizer a reintegração dos submúltiplos na Unidade Divina, a única doutrina que fornece esse meio, que é o dilaceramento dos entraves materiais, para ascensão, por meio das hierarquias superiores, em direção ao astro central da regeneração e da paz.

       Nunca te esqueças que o Universal Adam é um Todo homogêneo, um Ser vivo, cujo átomos orgânicos e células constitutivas somos nós. Vivemos todos uns nos outros, uns para os outros; se fôssemos individualmente salvos (para falar a língua cristã), só cessaríamos de sofrer e de lutar com todos os nossos irmãos salvos como nós!

       Portanto, o Egoísmo inteligente conclui, como concluiu a Ciência tradicional: a universal fraternidade não é um chamariz; é uma realidade de fato. Quem trabalha para o outro trabalha para si; quem mata ou fere seu próximo se fere ou se mata; quem ultraja insulta a si mesmo. Que esses termos místicos não te apavorem; a alta doutrina nada tem de arbitrário: somos os matemáticos da ontologia, os algebristas da metafísica.

       Lembra-te, filho da Terra, que tua grande ambição deve ser a de reconquistar o Éden zodiacal, de onde tu jamais deverias ter descido, e a de, enfim, retornar à Inefável Unidade, FORA DA QUAL, TU NÃO ÉS NADA, e, no seio da qual, tu, encontrarás, após tantos trabalhos e tormentos, essa paz celeste, esse sono consciente que os hindus conhecem sob o nome de Nirvana: a beatitude suprema da Onisciência em Deus".                                                               
                                                        [Stanislas de Guaita א S :. I :. ]

Pesquisa: fraterzandor@gmail.com

Rayom Ra
[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]
[Os textos do Arca de Ouro, por Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]

2 comentários: