sábado, 25 de janeiro de 2025

A Educação na Nova Era - A.A. Bailey / O Tibetano

      PONTO DE VISTA DO CONTROLE DA PERSONALIDADE

Djwhal Khul / A.A. Bailey

O que eu poderia dizer aqui, sinceramente, seria uma repetição do que já sabem e tenho ensinado. A maioria dos que lêem meus escritos está acostumada com as ideias que tenho procurado compartilhar com a humanidade, durante os últimos anos, porque foi em 1919 que comecei a escrever pela primeira vez, com a colaboração de A.A.Bailey. Em tais escritos tenho procurado fazer duas coisas:

1. Ensinar a necessidade fundamental de alcançar certas grandes fusões individuais, raciais e espirituais:   

a. A fusão ou integração dos diversos aspectos da natureza do    homem, física, emocional e mental. Quando isto se haja obtido, teremos a manifestação das forças elementais integradas, ao que damos o nome de personalidade, produzindo-se assim a manifestação de um ser humano poderoso, autodirigido e de alta qualidade

b. A fusão da personalidade com a alma. Isto deve realizar-se consciente e deliberadamente, a fim de que as partes de um grande todo divino estejam dispostas ao que a personalidade se submeta a trocas e transmutações, como resultado do contato com a alma. Isto levará à manifestação da alma que mora no interior, a consciência crística, o Anjo Solar.

c. A fusão final da humanidade com a hierarquia, que trará à manifestação o Reino de Deus sobre a Terra. Será a consumação das demais fusões e também a de certas grandes fusões planetárias, raciais e nacionais, incidentais e necessárias ao progresso e aos seus resultados inevitáveis. Tais fusões não se realizam em forma sequencial como se há enumerado; há muita superposição e falta de equilíbrio no processo, porém ainda que possa haver diferenças e dificuldades no extenso processo, o fim é inevitável e inalterável. O Reino de Deus, a consumação de tudo, aparecerá sobre o planeta.    

2. Implementar os métodos que produzam qualidade, não somente quantidade, os quais facilitarão ao surgimento de grandes características divinas que mudarão o mundo ao seu devido tempo, originando novas atitudes e estados de consciência. Quando amadurecerem e sejam essas características reconhecidas, surgirão nova cultura e civilização que se constituirão para a raça no futuro planejado e desejado.

Portanto, não é necessário que lhes fale a respeito do desabrochar da personalidade e ao seu controle? Isto não é algo que já têm considerado e para o que estão trabalhando por anos a fio? Posso dar-lhes algo prático que ainda não conhecem e que tratam de alcançar? Aumentarei suas responsabilidades, repetindo constantemente as coisas? Parece-me que não.

A nova cultura surgirá e virá à existência à medida que aqueles que têm consciência da luz e compreendem o objetivo do serviço puro [que inevitavelmente pressupõem tal estado de consciência] prossigam com a tarefa consignada – uma tarefa autodesignada em todos os casos – de viver e ensinar a verdade a respeito da luz, quando se oferece a oportunidade.

A CIÊNCIA DO ANTAKARANA

(Capítulo V de “A Educação na Nova Era”)

Como preparação para o que os estudantes devem dominar, quero destacar certos pontos e classificar a informação já dada. A Ciência do Antakarana não é fácil de aprender, pelas razões que exporei em seguida. As razões que se assinala deverão ser aceitas pelos estudantes como uma hipótese prévia a todo trabalho que se trate de empreender.

1. A Ciência do Antakarana está relacionada com todo o problema da energia, porém especialmente com a energia manipulada pelo indivíduo e forças, mediante as quais ele se relaciona com outros indivíduos ou grupos. Para maior clareza, denominaremos:

a.ENERGIA: a todas as forças que fluem ao indivíduo de qualquer direção e origem. A estas energias principais frequentemente tem-se dado o nome de “sutratma”, “fio de vida” ou “cordão prateado”

b.FORÇA: a todas as energias que – depois da devida manipulação e concentração – o indivíduo ou o grupo projeta para qualquer direção e com muitos e possíveis modos, alguns bons, porém a maioria egoísta

     2.  A Ciência do Antakarana, falando tecnicamente e para o propósito grupal, é especialmente a ciência da manifestação da luz, que dá como resultado a revelação das trocas conseguintes. Deve-se recordar que:

    a. A luz é substancial, e do ponto de vista do espírito é uma sublimação ou forma superior de substância material.

      b. A luz é também a qualidade e a característica principal da alma em seu próprio reino e do corpo etérico (eventualmente um reflexo da alma) nos três mundos da evolução humana.

    c. A ciência que estamos considerando tem por objeto amalgamar as luzes inferiores com as superiores, de maneira que brilhe uma só luz na manifestação física, obtendo-se, por conseguinte, uma síntese da luz.

d. Falando tecnicamente, existem dois corpos de luz: o corpo vital ou etérico e o veículo da alma. Um deles é o resultado de eons de vida, que com o tempo se transforma num poderoso receptáculo de energias, reunidas por uma ampla série de contatos, ainda que estejam condicionados pelo tipo de raio em seus três aspectos. Existe o corpo etérico, e atualmente está funcionando poderosamente. O corpo da alma está se construindo lentamente e é essa “casa, não feita com as mãos, eterna nos céus” a que se refere o Novo Testamento (II Co.5-1). É interessante observar que o Antigo Testamento se refere ao corpo etérico (Ecls. 12-6,7) e sua construção e o Novo Testamento trata da construção do corpo espiritual.       

3. A Ciência do Antakarana deve ser estudada de três maneiras:  

a. Concretamente, relacionada com o corpo etérico, que é uma forma substancial tangível e que a ciência moderna começa a reconhecer (não obstante, não seja ainda admitido universamente).

b. Egoisticamente e em relação com a alma e o “corpo de luz”, com a qual o homem espiritual deve atuar no mundo das almas e que – quando se tenha amalgamado com o corpo etérico – produz a manifestação da divindade sobre a Terra com maior ou menor medida segundo a amplitude da fusão e com o reconhecimento consciente que o indivíduo tenha da fusão conquistada.

c. Abstratamente e em relação com o conhecimento-sabedoria, duas palavras utilizadas e relacionadas com a força e a energia, e sua utilização pelo indivíduo em seu meio ambiente e seus contatos. Dar-se-ão conta do quão necessário seja existir a capacidade de pensar de forma abstrata, antes de se poder compreender as verdadeiras implicações desta nova ciência.

4. A Ciência do Antakarana se refere ao problema da continuidade da consciência e do problema da vida e da morte. Tratem de compreender claramente estes temas porque são fundamentais e importantes.

5. A Ciência do Antakarana trata do triplo fio que conecta:

a. A mônada com a alma e com a personalidade, unindo os três   veículos periódicos e unificando os sete princípios.

b. A tríplice personalidade com seu meio ambiente nos três mundos do esforço humano e, logo, com os outros dois mundos de expressão super humana (totalizando assim cinco mundos).

c. O homem, conscientemente criador, com o mundo das ideias, com as quais deve entrar em contato e expressá-las por meio do trabalho criador, construindo, assim a ponte de luz entre:

1. O mundo das almas e o mundo dos fenômenos.

2. O reino da beleza subjetiva e a realidade, e o mundo externo tangivel da natureza.

3. E os demais seres.

4. Um grupo e outro. 

5. Mais tarde quando o Plano Divino tenha chegado a ser uma realidade para o homem, entre o quarto reino (o humano) e o quinto reino (o Reino de Deus).

 

6. Finalmente entre a humanidade e a hierarquia.

6.  A Ciência do Antakarana é a ciência do tríplice fio que existe desde mesmo o princípio dos tempos e une o homem, como indivíduo, com sua origem monádica. O reconhecimento deste fio e seu emprego consciente como Sendeiro e como meio de fazer contatos cada vez mais amplos, chega relativamente tarde no processo evolutivo. A meta de todos os aspirantes e discípulos é chegar a perceber esta corrente de energia com suas variadas diversificações e a empregar conscientemente estas energias de duas maneiras: em auto desabrochar internamente e em serviço ao plano para a humanidade.            

7. A Ciência do Antakarana ensina certas verdades fundamentais acerca deste fio, algumas das quais podem ser enumeradas da seguinte maneira. 

a. O fio da vida vem diretamente da mônada ou o Uno. Este fio se encontra introduzido no coração durante toda a vida. Ali reside o assento da vida. 

b. O fio da consciência vem diretamente da alma. Vem introduzir na cabeça. Ali se encontra o assento da consciência. 

c. O fio da atividade criadora inicia e constrói o ser humano. Encontra-se introduzido na garganta, se tiver sido eficientemente construído. Este fio  o prolongamento ou síntese dos dois fios básicos anteriores. O mesmo fio criador e é tríplice. O homem o vai construindo lentamente, através das épocas. A medida que o homem verdadeiramente vive, do ponto de vista da percepção inteligente e do desejo de expressar-se plenamente, o processo inteligente praticamente o processo se acelera. Estes três fios menores autocriados, que constituem o terceiro fio do antakarana, se estende, com o tempo, desde:  

I.  O corpo físico ao etérico, passando do coração ao baço e dali ao corpo do prâna ou corpo vital ou etérico, no qual se une à força que procede das pétalas egóicas da vontade.

II. O corpo etérico ao astral. Este fio passa do plexo solar ao coração e dali ao corpo astral, extraindo a energia do fio já mencionado, o qual se une à força que procede das pétalas do amor.

III. O corpo astral ao veículo mental. Este fio passa do centro ajna ao centro da cabeça, e dali ao corpo mental e, extraindo a energia dos outros dois fios mencionados, se une à força que procede das pétalas do conhecimento.

Ainda que estas três energias se entrelacem finalmente num só fio, permanecem, não obstante diferenciadas. Deveria ter-se em conta que o corpo da alma se acha construído de pura luz branca, ainda que a luz com que é feito o corpo etérico seja dourada.  

8. A Ciência do Antakarana se refere, portanto, a todo o sistema de energia entrante, com os processos de sua utilização, transformação e fusão. Trata também das energias salientes e sua relação com o meio ambiente, construindo a base da ciência dos centros de forças. As energias entrantes e saíntes constituem finalmente dois grandes centros de energia, caracterizadas, uma pelo poder, a outra pelo amor e todas estão dirigidas até a iluminação do indivíduo e da humanidade considerada como um todo, por intermédio da Hierarquia composta de indivíduos. Esta é, basicamente, a Ciência do Antakarana.

O Antakarana é, portanto, o fio da consciência e da inteligência, e o agente que responde a todas as reações sensoriais. Um ponto interessante que se deve recordar, e devemos destacar agora, é que este fio da consciência está elaborado pela alma e não pela mônada. A alma mundial derrama seu fio sutil de consciência sensível em todas as formas, em todas as células do corpo e em todos os átomos. A alma humana, o Anjo Solar, repete o processo a respeito de sua sombra e seu reflexo, a personalidade. Isso é a parte do trabalho criador da alma.

Porém, por sua vez, o ser humano deverá também fazer-se criador, no sentido mental do termo e repetir o processo, uma vez que em todos os seus pontos o microcosmos se assemelha ao macrocosmos. Consequentemente, por meio do fio da vida, a alma cria e reproduz uma personalidade por cujo intermédio poderá atuar. Mais tarde, mediante a construção do antakarana, a alma desabrocha ante toda a sensibilidade no plano físico, e logo salva o abismo entre os três aspectos mentais, por meio da meditação e o serviço. Assim completa a criação da senda de retorno ao Centro, que deve ser paralela à senda de saída.

Com isto está terminada minha apresentação preliminar dos fundamentos que predominaram nos sistemas de educação da era futura. Foi necessário que todos vocês – além de todos aqueles que estudaram mais adiante estas instruções referentes à nova educação – tivessem alguma compreensão das implicações fundamentais e tendências básicas do passado, e também algumas ideias, ainda que imprecisas, a respeito de qual direção poderiam vir as mudanças fundamentais. Assim, podem começar a trabalhar com inteligência, sem perda de tempo.  

O que resta agora é buscar que o ensinamento dado por mim seja aplicado de forma prática. Hoje a Nova Educação deve ocupar o lugar da antiga, que tem sido muito errônea, ao ponto de não ter conseguido evitar o holocausto universal que caracterizou aos anos do período entre 1914 a 1945. Isso deve ser substituído. A etapa seguinte da evolução humana surgirá como consequência da ação purificadora da guerra mundial. Há passos que a humanidade deve inevitavelmente dar, e só um novo tipo de educação e uma atitude diferente nos processos educativos (imposto aos jovens de todas as nações) fará com que a humanidade possa dá-los.

É iminente um novo ciclo de experiências, do desabrochar psicológico e de novos procedimentos educativos. O que venho dizendo aqui e noutros escritos, a respeito das Ciências da Meditação, do Serviço e do Antakarana, da metodologia, modalidade, modo, promessa e finalidade é tudo isto.

        

                                                                        O Tibetano

 

         Extraído de: La Educación En La Nueva Era - La Ciencia del Antakarana

 

          Tradução Espanhol / Português: Rayom Ra

 

Rayom Ra

 http://arcadeouro.blogspot.com


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