sábado, 14 de outubro de 2017

Enfermidades Psicossomáticas


  Da perspectiva do budismo tibetano, as enfermidades e transtornos mentais têm suas causas no carma negativo e nos desequilíbrios dos humores, bílis e indiferença, nas intoxicações ou envenenamentos, ou nos arquétipos subconscientes não resolvidos; em outras palavras, nos aspectos negativos da mente. Devido a íntima conexão existente entre o corpo e a mente, podemos utilizar cada aspecto a fim de produzir saúde ou enfermidade. Por exemplo: o corpo afeta a mente através da dieta e os fatores do meio ambiente afetam o corpo através dos pensamentos e emoções.

  A tradição médica tântrica é holística [considera a pessoa como uma entidade, não como uma coleção de suas partes] e trata tanto as energias sutis como as grosseiras. Nela, muitas das enfermidades que no ocidente são consideradas de origens puramente físicas, o sistema tântrico as considera psicossomáticas, incluindo enfermidades graves como o câncer e as autoimunes. Da perspectiva médica tântrica, todas as enfermidades têm um componente psicossomático, se bem que não se pode esquecer o importante papel que jogam com fatores externos como a dieta, o ambiente, a contaminação e o comportamento.

  Para ilustrar este conceito podemos usar um exemplo: se temos muita pressão no trabalho, pela ansiedade de termos de cumprir um prazo ou por medo do chefe, pode ocasionar que fiquemos deprimidos ou agressivos, e por conta disso nos doa a cabeça, as costas ou o estômago. Começamos a fumar e a beber mais, a mudar a alimentação e a dormir mal; esse comportamento e dieta consomem nossas energias sutis e “vajrapa1”, consequentemente, nos sentimos débeis e esgotados.

  Somos responsáveis pela saúde de nosso corpo e mente, assim temos de estar muito conscientes e vigilantes com os pensamentos negativos que podem produzir danos físicos. Ainda que os médicos e terapeutas possam nos ajudar no processo de cura, fundamentalmente precisamos curar a nós mesmos. Este é o argumento básico da Autocura Tântrica Ngalso. Nunca devemos subestimar o poder dos pensamentos negativos, uma vez que eles podem causar problemas de saúde e prejudicar o ambiente que nos rodeia. A realidade é criada por nossos pensamentos.

  A convicção de que os outros nos tratam mal atrai-nos essa energia e comportamento. O desejo de nos rodearmos de bons amigos pode realizar-se, transformando os pensamentos internos inimigos em pensamentos internos amigos. Uma forte emoção negativa virá afetar o chackra do coração, bloqueando a energia, o que produzirá transtornos energéticos em todos os órgãos vinculados a este chackra, através dos canais. O enfado persistente não só aumenta o nervosismo como também produz problemas físicos como a angina, hepatite, problemas intestinais, da vesícula biliar, transtornos no sangue e bloqueios das artérias.

  Ao invés de seguir colocando a culpa nas circunstâncias externas e nos demais quando ocorre algo que nos desgosta, deveríamos analisar e compreender bem os efeitos negativos dos venenos mentais em nossa saúde. Se não resolvermos eliminar as causas cármicas negativas de nossos problemas emocionais, não haverá nenhuma medicina, por melhor que seja, nem intervenção cirúrgica, terapia ou terapeuta que possam curar-nos completamente. Curando os transtornos mentais e energéticos subjacentes se pode chegar à cura, incluindo as enfermidades consideradas terminais.

  Criar um equilíbrio entre corpo e mente é essencial se quisermos ter uma vida feliz e sã. A prática da Autocura Tântrica Ngal é somente uma síntese dos métodos mais eficazes e úteis contidos nos sutras, tantras, medicina, yoga e astrologia da tradição dos Himalaias, que nos oferecem uma multiplicidade de técnicas para criar harmonia entre corpo e mente a nível comum, sutil e muito sutil.

  Segundo o budismo, as três causas principais do desequilíbrio são: a ignorância, o apego e o ódio. Esses três venenos-raízes são nossos inimigos internos e permanecem gravados num disco “dunuevolamaro” de nosso ordenador mental que nos acompanha de uma vida a outra. Essa memória é a que determinará nosso renascimento, o tipo de figura e a personalidade que teremos, dependendo do humor predominante, inconstante, colérico ou apático. O apego excessivo gera uma personalidade inconstante, a indivíduos propensos ao estresse, a ansiedade, ao nervosismo e aos transtornos mentais. O ódio excessivo gera uma personalidade colérica, a pessoas violentas e agressivas, propensas a problemas circulatórios, a problemas do coração, do fígado, da vesícula biliar, a febres e infecções. Excesso de ignorância gera personalidades apáticas, pessoas preguiçosas, fechadas e deprimidas com propensões a sobrepeso, a problemas pulmonares e intestinais. Esses desequilíbrios podem ser harmonizados através de uma dieta, comportamento e enquadramento adequados, além de uma atenção constante com as atitudes mentais.

  Às vezes surgem enfermidades de origem desconhecida para as quais não se encontram remédios; essas são consideradas enfermidades psicossomáticas ou cármicas. A mente conserva registros muito negativos conectados com os erros cometidos no passado, e esses registros amadurecem nessa vida ou numa vida futura. Devido a ignorância, temos cometido ações negativas muito “caras” que nos têm gerado dívidas cármicas a pagar. A consequência disso é nos encontrarmos debilitados física e mentalmente e cada vez mais expostos à dor e à enfermidade. Esses mesmos registros cármicos também criam problemas que muitas vezes os médicos não conseguem tratar. Nesses casos, um lama curador ou nossa própria prática espiritual podem trazer as soluções.

  Somos responsáveis por nossas dívidas cármicas, porém ao invés de nos sentirmos culpados ou vítimas deveríamos utilizar algum dos muitos métodos disponíveis para nos auto curarmos. Vale a pena recordar o que diz o budismo sobre o carma:

  Os resultados das ações são definitivos.
  Os resultados das ações aumentam.
  Sem havermos realizado a ação nunca poderemos experimentar seu resultado.
  O resultado de uma ação nunca desaparece por si só.

  É necessário eliminar o carma negativo acumulado como a um vírus informático; temos que apaga-lo do disco rígido interno. Acumulando méritos por meio das orações, da meditação e de ações positivas, podemos apagar o carma negativo [o vírus do sistema informático interno], curando todas as enfermidades e suas causas.

  A intoxicação e o envenenamento causam muitos tipos de enfermidades mentais. Beber em excesso, consumir drogas, fazer erradamente uma dieta, tomar remédios equivocados e estar na contaminação do meio ambiente, são todos eles venenos. Em nível mais sutil, fenômenos como a radiação eletromagnética são prejudiciais por que transtornam e põem nervosos os habitantes das cidades. Precisamos aprender a nos fortalecer e nos proteger energeticamente, e a reduzirmos o apego às coisas que nos causam danos.

  Do livro “Semso Nekye Menchig Vajrapani” do Lama Gangchen Rimpoche Sanador Tibetano

  Fonte:http://www.centrobaruch.com/singlepost/2016/03/12/Enfermedades-Psicosom%C3%A1ticas

  Tradução Espanhol/Português: Rayom Ra 

                                                                                   Rayom Ra
                                                           http://arcadeouro.blogspot.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário