O ARQUÉTIPO
O arquétipo é um conceito tipicamente neoplatônico, inspirado em Plotino. Segundo esta concepção, há um universo no qual tudo é permanente e imutável, povoado por idéias originais. Desta forma, no mundo das percepções sensíveis, tudo é mera reprodução do que existe na esfera superior.
Através da influência exercida por este pensamento, a expressão
arquétipo alcançou o Cristianismo filosófico, e logo foi adotado por Agostinho.
Na psicologia analítica, criada por Carl Gustav Jung, este conceito
se refere às imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os
primórdios do ser humano.
São moldes inerentes ao ser desde o princípio da
existência, os quais têm a função de atuar como fonte primordial para o
amadurecimento da mente. Esta concepção foi inspirada exatamente no mundo das
ideias de Platão, que nada mais é do que a matriz de tudo que há no que
consideramos a nossa realidade.
Segundo Jung, os arquétipos nascem da incessante renovação das
vivências experimentadas ao longo de várias gerações. Este aprendizado é
necessário para que o Homem caminhe rumo à sua individuação, ou seja, na
direção de sua mais perfeita lapidação, para que um dia possa se unir novamente
ao seu Self.
Assim, esta incessante aquisição de conhecimento e de
experiências, executada durante milhares de anos durante a jornada humana, é
administrada pelos arquétipos, que para melhor estruturarem esta conquista
geraram modelos responsáveis pelo trabalho psíquico.
Os arquétipos estão, portanto, nos bastidores de todos os nossos
pensamentos, sentimentos, emoções, intuições, sensações e atitudes. Normalmente
eles se expressam através dos símbolos, pois constituem sua composição estrutural
oculta aos olhos humanos.
Alguns destes arquétipos conquistaram tamanha independência que
se destacaram do âmbito da consciência individual do ‘eu’- a persona; a anima
ou o aspecto feminino do homem; o animus ou o lado masculino da mulher; e a
sombra.
Os símbolos arquetípicos são encontrados nos mitos originais,
nas mais variadas religiões, em lendas que já fazem parte da bagagem cultural
coletiva, os quais marcam definitivamente a consciência e particularmente a
esfera do inconsciente humano.
Alguns destes arquétipos: a figura materna, a imagem do
pai, a criança, o herói, o divino, entre outros. Eles constituem, para a
psicologia junguiana, manifestações imateriais que modelam os eventos
psíquicos.
Os arquétipos são gerados no contato do Homem com o mundo
concreto, não existem anteriormente. O único que se pode enquadrar na categoria
a priori é a atração imanente do ser humano para a esfera divina, ou seja, a
Humanidade está sempre se preparando para o contato com Deus, primeiro
arquétipo constituído na mente humana.
O Inconsciente Coletivo é justamente composto pelos
arquétipos, temas presentes na organização psíquica de cada ser.
Muito já ouvimos falar sobre os símbolos, as imagens e suas
simbologias, esse assunto deixa muita gente curiosa, o que uma imagem pode
afetar no nosso consciente e inconsciente?
Ao vermos propagandas de TV como a da Coca-cola por exemplo, temos vontade imediata de tomar, qualquer outro produto que venha com o “Slogan” de “PROMOÇÃO” vende rápido em pouco tempo…
Isso acontece pelo fato de já estamos condicionados a
mídia que sabe muito bem como trabalhar os símbolos e seus significados a favor
dela e nós “simples consumidores caímos em seus braços, abraçando e comprando
cada vez mais…
Você quer saber porque as imagens nos influenciam tanto? É pelo
fato de elas gerarem dopamina, serotonina e muitos outras “inas” que nos atrai…
Preste atenção, nem tudo que está em promoção é bom, e nem tudo que está a
venda é nosso desejo real.
Ao criarmos uma logo marca, fazermos uma propaganda e também fazermos uma tatuagem devemos pensar bem antes de colocar um símbolo, ele pode ser a ascensão ou a derrocada de uma empresa ou pessoa, a energia do Arquétipo vai influenciar totalmente na energia do lugar e da pessoa, para bom ou para ruim.
Há mais ou menos cem anos atrás quando Freud e Jung iniciavam o
que se tornou a psicanálise, já se sabia da importância dos arquétipos, da
mitologia e da simbologia, para as sociedades humanas de qualquer época.
A arqueologia já demonstrou sobejamente como os humanos sempre
usaram símbolos (arquétipos) para induzirem determinados sentimentos e
comportamentos em qualquer grupo social.
Vejam o excepcional trabalho de Joseph Campbell, “As Máscaras de
Deus”, que não deixa nenhuma dúvida sobre isto. Foram precisos mais ou menos
100 anos, para que os cientistas começassem a verificar que a química cerebral
pode ter relação com os conceitos usados por Freud.”
“Nunca será demais repetir que símbolos e arquétipos são
extremamente poderosos na definição e indução de sentimentos e comportamentos…
Considere-se o uso que se faz dos arquétipos como decoração de
ambientes e poderá se avaliar a personalidade de quem usa essa simbologia.
As pessoas não percebem que os arquétipos influenciam
decisivamente as suas emoções, conservando em casa estímulos fraquíssimos, que
afetam profundamente as suas vidas em todas as áreas. Você pode conhecer a
pessoa pela decoração da casa ou da empresa.
Vejam as camisetas que as pessoas usam. Atente-se que o
efeito dos arquétipos é intensificado pela repetição, quanto mais se estimula,
mais efeito faz. Antes de vermos alguns dos significados dos arquétipos vamos
verificar como o povo os usa nas suas conversas normais.
Aqui veremos que as pessoas intuitivamente sabem do
significado deles (já que estão armazenados no inconsciente pessoal e
coletivo). Sabe-se que uma imagem vale mais do que dez mil palavras, portanto
fica muito mais barato usar um arquétipo como exemplo, do que explicar
detalhadamente.
As metáforas e arquétipos são a melhor forma de passar um
conhecimento para alguém e por isso são usadas desde tempos imemoriais.”
Exemplos:
A vaca foi pro brejo (o time está perdendo).
A bola está na zona do agrião (usado no futebol).
Eu vi um gato (um rapaz bonito).
Uma gata (moça bonita).
A bola está na zona do agrião (usado no futebol).
Eu vi um gato (um rapaz bonito).
Uma gata (moça bonita).
Cada macaco no seu galho.
Ele caiu como um pato (otário).
Ele é uma raposa (esperto).
Ele é um banana (que passam para trás).
Ele é um rato (um ladrão).
Ela parece um elefante (gorda).
Rápido como um cavalo de corrida.
Olhos de águia (vê as oportunidades).
Firme como uma rocha.
Tirar o chapéu (reconhecer o valor de outro).
Isto sem citar o uso dos arquétipos com conotações agressivas, obscenas, etc.
Os arquétipos devem ser classificados pelos resultados que propiciam.
Em relação ao lado positivo temos: crescimento, desenvolvimento,
poder, auto-estima, realização, dinheiro, prosperidade, emprego, saúde, união,
felicidade, prazer, etc.
Quanto ao lado negativo temos: doença, depressão, melancolia, tristeza, depressão do sistema imunológico, pobreza, desemprego, suicídio, morte, separação, auto-sabotagem, etc.
Arquétipos negativos e/ou fracos
São aqueles que inibem a produção dos neurotransmissores que dão poder e felicidade.
Alguns exemplos de utilização negativa e/ou fraca:
Árvore: nua, retorcida, solidão, falta de vida.
Banana: é a pessoa que não tem personalidade, todo mundo faz de bobo.
Cigarro: sexualidade.
Coelho: Extrema fertilidade, sexualidade, alvo fácil para os predadores.
Crânios, ossos, monstros, morte, bandeiras de piratas,
fantasmas, etc., são extremamente negativos, induzindo ao
comportamento auto-destrutivo.
Péssimo em relação ao nível de endorfinas é o arquétipo mais
poderoso do lado negativo. Deve-se dar atenção também aos seus correlatos, tais
como: terremotos, maremotos, sequestros, assassinatos, conflitos, guerras,
crimes passionais, sensacionalismo, desastres, enfim tudo que estiver
relacionado com morte e destruição.
Provocar o conformismo, passividade, negativismo, impedindo o
pensamento analítico.
Elefante: Burro de carga, peso excessivo, falta de agilidade e depressão.
Formiga: trabalha demais, sem individualidade, fácil presa.
Galinha: Procria sem cessar, fácil presa.
Macaco: Fraco por imitar, falar demais, roubo, agitação.
Papagaio e suas variações: Muito fraco, imitador, fala muito, presa fácil.
Pato: Símbolo extremamente fraco, usado como referência de fraqueza, falar muito, ser passado para trás facilmente, otário, etc.
Pinguim: Excessiva lentidão, presa fácil, uma fria.
Ratos: Inquietação, doença, demônio, mal, ladrão, sempre foram considerados entre os piores símbolos possíveis, baixíssima autoestima, desonestidade, provoca desconforto assim que é visto, etc.
Sapo: Bruxaria, alucinação, volúpia, avareza, fecundidade, pântano.
Tartaruga: Excessiva lentidão, não produz, demora, devagar quase parando.
Vaca: Animal de corte, puxar arado, burro de carga, sacrifício.
Arquétipos positivos e/ou fortes:
São aqueles que induzem a produção dos neurotransmissores que geram poder e felicidade.
São aqueles que induzem a produção dos neurotransmissores que geram poder e felicidade.
Produzem resultados positivos e fortes, como crescimento, riqueza, prosperidade, elevada autoestima, sistema imunológico forte, alegria, criatividade, etc.
Alguns exemplos de utilização positiva e/ou forte:
Águia, falcão, gavião, coruja: Produz dopamina. É um dos mais poderosos arquétipos que existem. Provoca elevadíssima auto-estima, prosperidade, crescimento, realização, sabedoria, poder, etc. O impacto emocional deste arquétipo nunca deve ser subestimado.
Provoca a superação de qualquer desafio, perda, luta, etc.
Indispensável para vencer na vida. Sempre relacionada com deuses, Zeus, o Sol,
o Cristo, São João Evangelista, adorna pias batismais na Itália, etc. Citada na
Bíblia em dezenas de versículos. É o símbolo dos presidentes, empresários,
campeões, líderes, impérios antigos e modernos, etc.
Inúmeros casos são relatados sobre aumento de ganhos, ofertas de
emprego, novas oportunidades surgidas após o início do uso deste símbolo. É
extremamente forte, devendo ser usado com critério. Todas as pessoas expostas
ao arquétipo receberão seu efeito, isto é, passarão a crescer, evoluir,
produzir mais, etc. É o arquétipo do Macho Alpha e da Fêmea Dominante.
Alce: Grande prosperidade, muita firmeza e decisão, fecundidade.
Âncora: Apoio, constância, garantia nas dificuldades, esperança, calmante.
Arco: Poder vital, força, flexibilidade, intenção, dinamismo.
Arco-íris: União dos opostos, ascensão da consciência, as cores ativam os respectivos chakras. Destino, visão, esperança.
Árvore: Importantíssimo símbolo de vida e prosperidade. Proteção, vida, abundância, crescimento. Provoca a união entre as pessoas. Estimula os relacionamentos. Poderoso símbolo para induzir estados de consciência.
Automóvel: sexualidade, poder, penetração, sexo, qualquer emoção pode ser associada à um carro, dependendo de sua aparência. Evidentemente nenhum carro pode ter todas as emoções associadas à ele.
Aquário: Provoca calma e relaxamento induzindo ondas cerebrais alfa.
Balança: Equilíbrio, justiça, decisão.
Baleia: Paz, tranquilidade, harmonia, relaxamento, amor, relacionamento.
Bolo: nascimento, sexualidade, recompensa.
Borboleta: Transmutação, mudança, renascimento, libertação, leveza.
Bússola: Direção, orientação, determina o destino, precisão, rigor, imparcialidade.
Caixa: Algo que protege, verdade escondida, segredo, útero.
Cálice: Destino, grande quantidade, opulência, relacionamentos, comungar da mesma crença, em termos cósmicos de onde flui a energia vital inextinguível.
Cão: Amizade, proteção, provocam diminuição da ansiedade.
Capacete: Poder, defesa, potência, inatacável.
Carvalho: Força, virilidade, perseverança, grande poder de relacionamento, proteção, vitória.
Cavalo: Elevada autoconfiança. Velocidade, decisão, independência. É o símbolo dos gerentes e diretores.
Chama: Regeneração, purificação, renascimento, sexualidade, expansão da consciência, divindade, um dos quatro elementos primordiais, fé, defesa, luz.
Chapéu: Poder, autoridade, ideia, pensamento, valor.
Charuto: sexualidade, virilidade, poder, potência.
Chifre: Força, poder, virilidade, fertilidade, masculino, atividade.
Circulo: Unidade, sexualidade, absoluto, divindade, perfeição, iluminação, infinito, proteção, alma.
Colmeia: Expressivo, indústria, trabalho, organização, produção.
Conchas: Feminilidade, geração, órgão sexual feminino, símbolo fálico, fertilidade, nascimento.
Cornucópia: Chifre, opulência, abastança, fálico.
Coroa: Poder, autoridade moral, honestidade, honra, vitória, respeitabilidade.
Corvo: Inteligência, predador.
Cristal: Pureza, transparência, clareza, arquivo de conhecimento, união.
Crocodilo: Poder, paciência, determinação, assimilação
Cuia: Símbolo fálico, receber, permanência.
Dado: Sorte, imprevisibilidade, fortuna, destino.
Escada: Ascensão espiritual ou descida ao inconsciente.
Escudo: Defesa, amparo, auxílio, proteção.
Esfera: Universo, totalidade, terra, excelência, primor, completo.
Espada: Força, coragem, poder, fálico, decisão, separação, auto-estima, autoconfiança.
Espelho: Saber, autoconhecimento, consciência, imaginação, criatividade, magia.
Estrela: Sorte, aspiração, destino, divindade, humanidade, pontos cardeais, cooperação.
Faca: Poder masculino, decisão, afastar, defender, decidir.
Fadas: agradável, segurança.
Ferradura: Ligada ao cavalo representa boa sorte e auto-confiança.
Ferro: Durabilidade, força, robustez, inexorável, implacável, inflexível.
Flecha: Poder vital, força, decisão, intenção, fálico, dinamismo.
Flores: Sucesso, harmonia, prosperidade, calma, paz, relaxamento, possibilidades.
Floresta: A vida da pessoa, a mente consciente e inconsciente, vida, sociabilidade.
Fonte: Inconsciente, geração da vida, retorno, abundância, conhecimento, inicio e vida.
Fruta: Maturidade, realização, desenvolvimento, vida, abundância, prosperidade, sucesso.
Garfo: Alimentação, devorar, poder.
Gatos: Independência, intuição, auto-estima.
Geladeira: segurança, reserva de alimentos.
Golfinhos: Sociável, coragem, inteligência, movimento, alegria de viver. Ideal para lugares de reuniões, festas, etc. Não colocar no local de trabalho.
Grão: Abundância, riqueza, prosperidade, possibilidade, morte e vida, semente.
Hera: Amizade, fidelidade, sensualidade, feminilidade, crescimento, abundância.
Herói: aquele que dá segurança, conforto, controle, sobrevive, comanda, vivo, governa.
Íris: Espelho, janela, abertura, possibilidade, potencial, verdade.
Jardim: Lugar ideal, agradável, imaginação, feminilidade, descanso, relaxamento, esperança, realização, criatividade.
Joias: Poder, riqueza, conhecimento, tesouro, realeza, nobreza.
Lago: Inconsciente, magia, feminilidade, abertura, profundidade.
Lagarto: Menos poderoso que crocodilo.
Lâmpada: Luz, sabedoria, previsão, inteligência, prudência, ligado ao divino, espiritualidade, escolha, conhecimento.
Lança: Poder, fálico, masculino, direção, decisão, coragem.
Leque: Proteção, nobreza, conjunto.
Leopardo: Ação, determinação, rapidez, altivez, força, fertilidade.
Leste: Onde o sol nasce, despertar, renascimento, novas oportunidades, vida.
Limão: Vida, pureza, proteção, incisivo, penetrante, cortante, defesa, limpeza.
Lírio: Luz, fálico, prosperidade, vida e morte.
Livro: Totalidade, Ego, conhecimento, poder, conjunto, regra, destino, lei, possibilidade, fechamento, abertura, auto-estima.
Lontra: Guia, esperteza, rapidez, vida, feminilidade, felicidade, distração, prazer.
Lótus: Espiritualidade, pureza, vida, totalidade, renascimento, criação, harmonia, desenvolvimento, pureza, tranquilidade, ascensão.
Lua: Fertilidade, sexualidade, feminilidade, transição, mudança, poder, inconsciente, fecundidade, receptação, suavidade.
Luta: sexualidade, sadismo, virilidade, trajes, grande atração sobre o público feminino (fêmeas admiram o macho alpha).
Luva: Direito, nobreza, realeza, pureza, defesa, poder.
Maçã: Fertilidade, sabor, mundo, escolha, conhecimento, afeto.
Machado: Força, poder, decisão, abertura, culto, justiça, separação.
Mãe: amor, filhos, gratidão, recompensa, sexualidade.
Martelo: Poder, força, decisão, razão, modelagem.
Milho: Prosperidade, riqueza, crescimento, abastança.
Montanhas, vales e nuvens: provoca um maior relacionamento entre as pessoas. Firmeza, durabilidade. Ascensão espiritual, impassibilidade, esconderijo, realização, revelação, ideal. Ótimo para comércio, restaurantes, etc.
Navio: Criatividade, aventura, alegria, coragem, proteção, mental, adaptação.
Nuvem: Relaxamento, feminilidade, fecundidade, transformação.
Obelisco: Culto, poder, fálico, direção, ligação.
Olho: Espírito, visão, atividade, futuro, visão interior, divindade, visão ampla, percepção, vigilância, onipresença, sabedoria, penetração, magia, proteção.
Orelha: Comunicação, lembrança, memória, percepção, inspiração, sabedoria, escolha, fálico.
Orquídea: Sorte, riqueza, proteção, suntuoso, luxo, brilho.
Ouro: inteligência, luz, eternidade, perfeição, conhecimento, purificação, prosperidade e riqueza.
Ovo: Fecundidade, sexualidade, vida, procriação, totalidade, inicio, nascimento, abundância, possibilidade, potencial, perfeição.
Palavras: dependendo do significado das palavras teremos a resposta fisiológica.
Palmeira: Vitória, eternidade, flexibilidade, vida, alegria, paz.
Pantera: Ação, volúpia, sensualidade, auto-estima.
Pássaro: Denota a personalidade da pessoa. Alma, imortalidade, destino, força vital, evolução, criatividade.
Pé: Vontade, avançar, tomar conta, vencer, fálico, humildade, movimentação.
Pedra: Eterno, imutável, força concentrada, proteção.
Pena: Poder, asas, posição social, ágil, delgado, veracidade, gracioso, tênue, ligeiro, suave, delicado.
Pilar: Solidez, força, sustentação, firmeza, fálico.
Pinha: Fertilidade, felicidade, fortuna.
Pinheiro: Fertilidade, vida, energia, crescimento.
Plantas: Unidade, sociabilidade, transmutação, vida, mudança.
Portão: Passagem, segredo oculto, proibição, convite e revelação.
Puma: Velocidade, força, auto-estima, sutil, trabalha só.
Quadrado: Matéria, terrestre, humano, realidade.
Raposa: Transformação, dissimulação, esperteza, sábia.
Rede: Contato com o inconsciente, recolher, apanhar, pescar, laço, engenho, artifício, logro, embuste, estratagema, alçapão.
Relva: Humildade, paz, obediência, subordinação, dependência, docilidade.
Remo: Ação, decisão, flexibilidade, fálico, direção.
Rombo: Sexual, fálico.
Rosa: Amor, simpatia, romance, alívio, ativa o chakra cardíaco, segredo, complexidade.
Roupa: auto-aprovação, auto-estima.
Rua: Novas experiências, contatos, vivência, vida.
Sabão: Trabalho, dedicação.
Sal: Força, proteção, purificação, firme.
Semente: grão, vida e morte, fertilidade, crescimento, prosperidade.
Sempre-viva: Proteção, vida, prosperidade, crescimento, eternidade.
Serpente: Proteção, alma, mudança, fálico, energia, vida, libido, inteligência, auto-renovação, universo.
Sexo: todo tipo de associação entre sexo e um produto criará uma resposta fisiológica em relação ao produto. Significa poder e força no caso masculino e receptividade no feminino
Sino: Chamado, provoca ansiedade.
Sol: Luz, inteligência, vida, fertilidade, ressurreição, calor, justiça, poder.
Tatuagem: virilidade, rebeldia, vivência, potência, virilidade, força.
Tempestade: transmutação, mudança, intervenção, limpeza.
Terra: Mãe, útero, vida, alimentação, equilíbrio.
Tigela: Sexual, fálico, recepção, permanência.
Tigre: Força, ferocidade, protetor, esforço, provoca ação, efeito muito forte. Também não deve ser usado sem critério.
Tornozelo: Decisão, encruzilhada, vital.
Triângulo: Poder, luz, magia, força, sabedoria, beleza, divindade.
Trono: Grandeza, glória, poder, sabedoria, autoridade.
Unicórnio: Poder, fálico, transparência, sinceridade, cura.
Urso: Poder, ação inconsciente, força, resistente, determinado, firme.
Uvas: Abundância, vida, renascimento, conhecimento, prosperidade, alegria.
Vela: Luz, sexualidade, proteção, pedido, orientação, fé.
Vinho: sociabilidade, raiz, terra, lar.
Vulcão: prosperidade, crescimento, morte e renascimento, ciclo.
Fonte original:
http://heliocouto.blogspot.com.br/
http://heliocouto.blogspot.com.br/
Fontes divulgadoras:
Ana Lucia Santana
Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2017/04/arquetipo-e-lei-da-atracao.html#more
Rayom Ra
http://arcadeouro.blogspot.com.br
http://arcadeouro.blogspot.com.br
Super bacana! Gostei muito, gratidão.
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirTodos os arquétipos tem o lado positivo e o negativo e isso não foi explicado.
ResponderExcluirCreio que essa resposta está em aplicarmos a lógica invertida. Abs.
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