sábado, 16 de fevereiro de 2013

Poderes Psiquícos

                               [Abordagens Sobre Aforismos de Patanjali por A.A.Bailey]

         Livro III – Aforismo 17

       O som (ou palavra), aquilo que ele indica (o objeto) e a essência espiritual incorporada (ou idéia) são normalmente confundidos na mente do percebedor. Pela meditação concentrada sobre estes três aspectos, obtém-se uma compreensão intuitiva do som por todas as formas de vida.

       Este é um dos mais importantes aforismos no livro e contém a chave para o objetivo de todo o processo meditativo. Isto é: revelar ou desvelar ao percebedor, ou homem espiritual, a verdadeira natureza do ego, o segundo aspecto, e a correspondência ao segundo aspecto em todas as formas de vida sub-humana, bem como colocá-lo em relação com o segundo aspecto em todas as formas sub-humanas.

       Concerne, portanto, ao lado subjetivo de toda a manifestação e trata com as forças que constituem em cada forma o aspecto consciência, que diz respeito ao Princípio Crístico ou Búdico, e que são as causas diretas da manifestação objetiva e da revelação do espírito por meio da forma.

       Este é o AUM. Primeiro o sopro, a seguir a palavra e tudo o que é apareceu.

       Apenas enquanto a Grande Existência, que é a soma total de todas as formas e de todos os estados de consciência continuar a emitir o som cósmico AUM, persistirá tangível o sistema solar objetivo.

       Os sinônimos seguintes em conexão com este aforismo devem ser mantidos em mente se se quiser obter clareza de pensamento:

       I. Essência Espiritual           II. Som ou Palavra                      III. Objeto
      1. Espírito                                   1. Alma                                  1. Corpo
      2. Alma                                        2. Psique                               2. Forma
      3. O Pai-Shiva                            3. O Filho-Vishnu               3. O E.Santo-Brahma
      4. A Mônada-O Uno                 4. O Cristo Cósmico           4. O veículo da vida e
                                                                                                                    da encarnação
      5. A eterna Vontade                 5. Eterno Amor-                   5.  Atividade e inteli-
           ou Propósito                                 Sabedoria                             gência eternas
      6. O Grande Sopro                    6. O AUM                              6. Os mundos
           Uno
      7. Vida                                         7. Aspecto-Consciência     7. Aspecto Atividade-
                                                                                                                     Matéria
      8. Energia sintetizadora          8. Força atrativa                   8. Matéria   
      9. Primeiro aspecto                  9. Segundo aspecto            9. Terceiro aspecto 
         
       Na mente do homem estes três aspectos são confundidos e o que é externo (ou voltado para o exterior) e objetivo é encarnado como realidade. Esta é a grande maya ou ilusão e só pode ser dissipada quando aquele que percebe pode distinguir os três grandes aspectos em cada forma, inclusive a sua própria. Quando o segundo aspecto, a alma, o princípio do meio, ou mediador, é conhecido, a natureza da forma também é conhecida e pode-se inferir a natureza essencial do espírito. O campo imediato do conhecimento que o iogue tem que dominar é o do segundo aspecto. Ele deve chegar ao Som ou Palavra que levou à manifestação cada forma e que é o resultado do sopro, essência, ou espírito.

       No início era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a palavra era Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele...(João I 1:2)”

       Aqui na Bíblia Cristã, está a substância de todo o ensinamento, e na significação das letras da palavra Sagrada, AUM, está a chave para todo o processo cósmico. O processo de meditação, quando devida e corretamente realizada, revela, portanto, o segundo aspecto ou alma, e o Som, ou a Palavra (a Voz do Silêncio) pode então ser ouvida.

       Uma vez ouvida e sendo o trabalho levado firmemente para diante, o reino da consciência é revelado e o iogue põe-se em relação com o segundo aspecto de sua própria natureza e com o segundo aspecto de cada forma. Esta é a base de toda a ciência da alma e leva um homem a conhecer sua própria alma, ou psique, e a psique em cada forma de vida divina. É a base de toda a ciência do psiquismo, tanto em seu aspecto superior como no inferior.

       Quando o homem é um psíquico inferior ele tem consciência e responde ao aspecto alma das formas materiais e o terceiro aspecto, ou Brahma, é o dominante, pois cada átomo de matéria tem uma alma. Isto diz respeito a tudo o que é sub-humano.

       Quando ele responde a uma correspondência mais elevada que esta, à realidade da qual o inferior nada mais é que uma sombra, ele entra em contato com a Consciência Crística, com a alma de seu ser que é uma com a alma em todos os reinos super-humanos.

       Duas coisas devem ser lembradas em relação a isto. Se ele é um psíquico inferior, está em contato com o segundo aspecto do homem inferior, o corpo astral, o princípio mediano que une o corpo mental ao etérico no homem inferior. Ele está, portanto, em relacionamento com tudo o que pode ser contatado naquele plano.

       Se, porém, ele for um psíquico superior, estará em relação com o segundo aspecto da manifestação divina, o ego ou alma, em seu próprio plano. Mediano entre, e unindo, a mônada com a personalidade, o espírito com o corpo.

       É interessante notar aqui que se pode encontrar uma indicação para esta verdade nas manifestações do psiquismo inferior, como nas sessões mediúnicas comuns e no tipo comum de espiritismo. O contato com o plano astral é feito através do grande centro, o plexo solar, que une os três grandes centros superiores aos inferiores. Explica o fato de serem as flores um acontecimento tão comum nas sessões de materializações, pois o reino vegetal é o reino do meio dos três reinos sub-humanos: mineral, vegetal, animal.

       A explicação para o maior número de guias indus é também encontrada aqui, pois eles são os invólucros e as poderosas formas de pensamento deixadas pela segunda das três raças exclusivamente humanas: lemuriana, atlante e ariana. Não há mais invólucros ou formas de pensamento lemuriana, mas ainda há muitos invólucros atlantes preservados pela utilização de certas formas de magia atlante.

       Pela meditação concentrada sobre a distinção entre estes aspectos, a Voz do Silêncio finalmente será ouvida e se obterá o contato com o segundo aspecto do próprio homem. Ele conhecerá a si mesmo como a “Palavra feita carne” e se reconhecerá como AUM.

       Quando este for o caso, ele ouvirá então a palavra em outras unidades da família humana e despertará para um reconhecimento do som, emitido por todas as formas em todos os reinos da natureza. O reino da alma permanecerá aberto para ele e isto, quando incluir o reconhecimento do som em todos os quatro reinos, levá-lo-á a reconhecer-se como um Mestre. O conhecimento da alma e o poder de trabalhar com a alma de todas as coisas nos três mundos é a marca distinta do Adepto.

       Aforismo 18

       O conhecimento de prévias encarnações torna-se possível quando se adquire o poder de ver imagens-pensamento!”

       O significado deste aforismo é muito importante, pois dá a base para se recuperar o conhecimento de experiências passadas. Esta base é estritamente mental e só os mentalmente polarizados e com a mente sob controle podem recuperar este conhecimento se assim desejarem. O poder de se ver imagens-pensamento só é obtido pelo controle da mente e a mente só pode ser controlada pelo homem real ou espiritual. Assim, apenas as pessoas egoicamente centradas (ou centralizadas) podem verdadeiramente adquirir este conhecimento. Pode-se então perguntar o que veem as pessoas que são emocionais e não mentais, quando afirmam saber quem são e relatam vidas passadas de seus amigos? Eles estão lendo os registros akáshicos e por não serem adequados os seus controles e equipamentos mentais, não podem discriminar nem se certificar do que vêm.

       Os registros akáshicos são como um imenso filme fotográfico, registrando todos os desejos e experiências terrestres de nosso planeta. Aqueles que percebem verão ali registrados:

       1. As experiências de vida de cada ser humano, desde o início dos tempos.
       2. As reações à experiência de todo o reino animal.
       3. O agregado de formas-pensamento de natureza kâmica (baseados no desejo) de cada unidade humana através dos tempos. Aqui jaz a grande falha dos registros. Somente o ocultista treinado pode distinguir entre uma experiência atual (ou real) e as figuras astrais criadas pela imaginação e pelo intenso desejo.
       4. O “Morador do Umbral” planetário com tudo o que diz respeito a este termo e todos os agregados de formas que se encontram em seus arredores.

       O vidente adestrado aprendeu a separar da aura do planeta (que é na realidade os registros akáshicos), o que pertence à sua própria aura. Ele pode distinguir entre os registros que são:
       a. Planetários.
       b. Hierárquicos, ou pertencentes ao trabalho das doze Hierarquias Criativas, à medida que levam à realização o Plano do Logos.
       c. Formas imaginativas, resultantes da atividade desejo-pensamento de miríades de homens, animados pelo desejo de uma ou outra forma de experiência.
       d. O registro histórico das raças, nações, grupos e famílias, em suas duas grandes divisões, nos planos físico e astral.
       Deve-se ter em mente que todo ser humano pertence a uma família física que constitui seu elo de ligação com o reino animal e pertence também a uma família astral. Através desta afiliação, no arco ascendente ele está ligado ao seu grupo egóico e, no arco descendente, ao reino vegetal.
       e. O registro astrológico, ou as formas assumidas no plano astral, sob a influência das forças planetárias. Estas se dividem em dois grandes grupos:
       1. As formas ou figuras no akasha, produzidas pelo influxo da força solar através dos planetas.
       2. As formas ou figuras produzidas pelo influxo de forças cósmicas de um ou outro dos signos do zodíaco, isto é, de suas correspondentes constelações.

       Enumeram-se estes pontos para mostrar ser praticamente impossível a veracidade da maioria das afirmações em relação a encarnações passadas. Estas são resultantes de uma vívida imaginação e da suposição de que os rasgos de visão astral revelando vislumbres do filme akásico pertençam à vida daquele que os teve. Seria o mesmo que supor que a visão obtida da janela de qualquer grande cidade revelasse ao observador seus próprios parentes, amigos e negócios.

       Obtém-se o conhecimento a que este aforismo se refere, de três maneiras:
       1. Pela habilidade em ver diretamente os registros, se assim desejado. Esta forma de obter conhecimento rara vezes é empregada, a não ser por iniciados e adeptos em relação a seus discípulos aceitos.
       2.  Pelo conhecimento direto das atividades grupais e das relações do próprio ego do homem. Isto, contudo, cobre apenas o cicio do tempo que se iniciou quando o homem começou a percorrer o caminho probatório. As experiências anteriores a este período têm a mesma importância vital que teria um segundo na vida de um homem idoso que começasse a se recordar de sua longa vida. Tudo o que sobressai são os eventos e acontecimentos e não as horas e segundo individuais.
       3. Através da vida instintiva. Isto se baseia na memória, na faculdade adquirida, na capacidade e na possessão das qualidades que formam o equipamento do ego. O ego sabe que o poder de fazer isto ou aquilo nos três mundos é o resultado direto das experiências passadas e sabe também que certos efeitos só podem ser obtidos através de determinada causa. Ele chega a esta pela meditação concentrada.

       As imagens-pensamento de que se torna consciente, são:
       1. As que estiveram em sua aura na ocasião de sua meditação.
       2. As que estiveram em seus arredores imediatos.
       3. As de suas atuais famílias, grupo e raça.
       4. As de seu atual ciclo de vida.
       5. As de seu grupo egóico.

       Assim, pelo processo de eliminação ele gradualmente abre caminho, grau após grau de imagens-pensamento, até chegar à camada específica de impressões de pensamentos que dizem respeito ao ciclo que lhe interessa. Isto não é, portanto, uma simples percepção de certos aspectos dos registros, mas um definido processo científico, conhecido somente pelo ocultista treinado.
 [A luz da Alma – Tomo III – Alice A. Bailey]
Rayom Ra
[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário