sexta-feira, 18 de março de 2022

Os Sete Caminhos - A.A. Bailey/D.K.

caminhos magicos 15 Como se poderia esperar, muito pouco tem aparecido em nossa literatura a respeito dos Sete Caminhos que se estendem diante do homem que alcançou a quinta iniciação. Evidentemente é impossível e também desnecessário, transmitir à nossa mente qualquer ideia sobre a importância destes caminhos ou sobre as qualidades necessárias para segui-los. À medida que o tempo avançar e a raça atingir um grau maior de desenvolvimento teremos condições de compreender mais; entretanto, conforme a lei de economia seria um esforço infrutífero dos instrutores da raça nos instruírem sobre as qualidades necessárias para o palmilhar dos Sete Caminhos, antes ainda de termos aprendido ou desenvolvido as qualidades requeridas para percorrer o Caminho Probacionário – para não mencionarmos o Caminho da Iniciação.
 
  Um fato geral já conhecemos, isto é, que antes que esses Caminhos possam ser palmilhados, o homem deve tornar-se um Mestre da Sabedoria; ele deve ser um Irmão da Compaixão e ser capaz de aplicar a Lei através da inteligência e do amor. Nossa tarefa, no momento, é a de preparar-nos para trilhar o Caminho da Iniciação, mediante a disciplina do Caminho Probacionário, por uma direção cuidadosa da vida, através da obediência à lei, como entendida, e através do serviço à raça.
 
  Quando tivermos atingido a libertação, então estes Caminhos se estenderão diante de nós e veremos claramente o que devemos seguir. Tudo neste sistema funciona sob a grande lei da atração e consequentemente, conforme nossa vibração, cor e tom, assim, provavelmente, será a nossa escolha. O maior livre arbítrio do sistema cósmico está sob limitação, assim como o livre arbítrio do sistema do qual somos parte, e até mesmo o livre-arbítrio do homem. O rumo do nosso progresso ulterior dependerá da qualidade inata.

 

  Estes Sete Caminhos podem ser enumerados da maneira seguinte e algumas deduções, baseadas na lei da analogia, podem ser oferecidas desde que sempre nos lembremos de que as palavras servem mais para complicar do que elucidar, e que somente os detalhes mais sucintos são possíveis.

 

1. O CAMINHO DO SERVIÇO TERRENO

 

  Esse é o Caminho que mantem o homem ligado à Hierarquia empenhada no serviço ao nosso planeta e na ajuda à sua evolução. Compreende aqueles que trabalham sob a direção do Senhor do Mundo, nos sete grupos que nossos Mestres da Sabedoria estão divididos. Não são muitos os Mestres autorizados a seguir este Caminho, como alguns dos outros, pois somente a um número determinado é permitido segui-lo e assim levar adiante satisfatoriamente a evolução planetária.

 

Muito mais é conhecido sobre este Caminho do que sobre os demais e mais será descoberto à medida que outros elementos de nossa humanidade virem se preparar para contatar a Fraternidade. Seu campo de aplicação e seus métodos de trabalho tornar-se-ão, finalmente, conhecimento exotérico e, à medida que os sete grupos forem sendo reconhecidos, escolas de aperfeiçoamento para o preenchimento de cargos nestes grupos serão a sequência lógica. 

 

2. O CAMINHO DO TRABALHO MAGNÉTICO

 

  Os que trabalham com o controle das forças ou com o magnetismo elétrico para uso dos Grandes Seres em todos os planos passam para este Caminho. Eles controlam a energia elemental formadora, manipulando com matéria de toda densidade e vibração. Grandes ondas de ideias e correntes de opinião pública que surgem em níveis astrais, assim como em níveis mais altos onde os Grandes Seres trabalham, são manipuladas por eles. Um grande número de pessoas do quinto raio, aqueles que têm o raio do Conhecimento Concreto como seu raio monádico, passam para esta linha de esforço.

 

  A qualidade inerente neste tipo de mônadas geralmente estabelece a linha de atividade. O carma do quinto raio é um dos fatores que produzem isso. Estas mônadas trabalham com Fohat e têm que fazê-lo até o fim do manvantara maior. Elas têm sua posição final no plano mental cósmico, mas a capacidade para o pensamento abstrato é ainda tão pouco desenvolvida, que é impossível alcançar a importância dessa expressão.

 

3. O CAMINHO DE PREPARAÇÃO PARA OS LOGOS PLANETÁRIOS

 

  Este Caminho é percorrido por aqueles que se encarregarão do trabalho dos Sete Logos Planetários do sistema seguinte, bem como dos quarenta e nove Logos subplanetários, assistentes Seus, e de algumas outras Entidades que trabalham naquele Departamento. Haverá sete sistemas, embora somente nos ocupemos com os três sistemas maiores, dos quais o nosso atual sistema é o segundo maior sistema. Cada Chohan de um raio escolhe certo número de iniciados da sexta iniciação e os prepara especialmente para este trabalho; uma aptidão especial de cor e som predispõe a escolha e a habilidade de trabalhar com a “psique” ou com os espíritos em evolução indica um homem para este elevado cargo.

 

  Poderíamos dizer que os Logos Planetários são os psicólogos divinos e, consequentemente na preparação para este cargo, a psicologia é a matéria básica, embora ainda seja uma psicologia inconcebível para nós. Cada Logos Planetário possui, em seu próprio planeta, escolas para o desenvolvimento de Logos subordinados, e lá prepara-os para esta alta função, dando lhes oportunidades para ampla experiência. Até mesmo os Logos evoluem e seus lugares devem ser preenchidos.

 

  4. O CAMINHO PARA SÍRIO

  

  Muito pouco pode ser comunicado sobre este Caminho e o que se pode mencionar é somente sobre sua estranha e íntima relação com as Plêiades, sendo impossível qualquer especulação mais profunda.

 

  A massa geral dos homens liberados segue este Caminho, cujo panorama oferece esplêndidas possibilidades. As sete estrelas das Plêiades são o objetivo dos sete tipos, segundo sugere o Livro de Jó, nas palavras “Podes tu te submeteres à doce influência das Plêiades? No mistério desta influência e no segredo do Sol Sírio estão ocultos os fatos de nossa evolução cósmica e, portanto, de nosso Sistema Solar.

 

  5. O CAMINHO DO RAIO

 

  É difícil saber por que outro nome definir este Caminho, porque muito pouco se conhece dele. Ao trilhá-lo, o homem permanece em seu próprio raio e, a partir dai, atua nos vários reinos e em todos os planos, executando as ordens do Senhor do Mundo, sob cuja direção trabalha. Conduz o homem a todas as partes do Sistema Solar e, entretanto, prende-o definitivamente ao raio sintético. É um Caminho muito complexo, pois requer o domínio da matemática mais intrincada e certa habilidade para geometrizar de um modo incompreensível para nossos cérebros tridimensionais.

 

  Este Caminho é seguido pelo homem para quem a lei da vibração é importantíssima. Ele atua primeiro na Câmara do Conselho do Senhor do Mundo, em Shamballa, valendo-se da vibração em seu próprio raio. Mais tarde terá seu habitat no planeta correspondente ao seu próprio raio, e não na Terra, a menos que esteja no raio do Logos Planetário com poder sobre a Terra. Avançando à medida que sua evolução prossegue, passará ao Sol, e, uma vez tendo dominado tudo quanto neste sistema se relacione com a vibração, passará ao Sistema Cósmico saindo do seu próprio raio (que é tão somente um raio subsidiário do raio cósmico) até o raio cósmico preponderante.

 

  Sendo a evolução humana em nosso Sistema Solar, quíntupla, enumeramos acima os cinco Caminhos principais dentre os quais os Mestres devem escolher. Os dois restantes podem ser abordados ainda com mais brevidade, porque pouquíssimos homens chegam ao aperfeiçoamento necessário para segui-lo, e aqueles que o seguem saem de nosso Sistema.

 

  Estes Caminhos não conduzem a Sírio como alguns dos outros. Notar-se-á que quatro grupos permanecem no Sistema, passando finalmente em obscuras e distantes eras, para os planos cósmicos. Um grupo passará diretamente para Sírio e os grupos restantes passarão diretamente para os planos cósmicos, imediatamente após a iniciação, sem nenhum período de trabalho intermediário na Terra, no Sistema ou em Sírio. Estes dois últimos Caminhos são:

 

  6. O CAMINHO EM QUE ESTÁ O PRÓPRIO LOGOS

 

  Ter-se-á evidenciado para todos os estudantes de ocultismo que se dedicaram com atenção ao estudo dos processos do mundo à luz da lei da analogia, que o Logos nos Planos Cósmicos está expandindo a visão interna, assim como o homem, em seu grau bem menor esteja almejando a mesma visão no Sistema. Isto poderia ser chamado de desenvolvimento do terceiro olho cósmico. Na estrutura dos olhos, no plano físico, se acha oculto o segredo, e do seu estudo poderá surgir alguma revelação sobre o mistério.

 

  Certa parte do olho é o núcleo e o próprio aparelho de visão; o restante do olho funciona como uma concha protetora, e ambas as partes são necessárias e nenhuma delas pode existir sem a outra. Assim, neste caso maior, somente a analogia existe nestes níveis tão elevados, onde as palavras apenas nublam e obscurecem a verdade. Alguns dos filhos dos homens – um núcleo que atingiu uma alta iniciação no Sistema Solar anterior – formaram um grupo esotérico em redor do Logos quando Ele decidiu a respeito de uma evolução maior. Em consequência, Ele formou este Sistema conduzido por um desejo cósmico de encarnação. Este grupo esotérico permanece com o Logos no plano atômico, ou primeiro plano do Sistema, no plano subjetivo interno, e corresponde, em um sentido oculto, à pupila dos olhos. A verdadeira morada destas Grandes Entidades é no plano Búdico-Cósmico.

 

  Gradualmente, através de duro esforço, alguns Mestres qualificaram-se ou estão se qualificando, para ocupar o lugar dos membros originais do grupo, permitindo aos Mestres voltarem ao centro cósmico em torno do qual giram o nosso Sistema e o Sistema maior de Sírio. Somente um adepto aqui e outro acolá detêm as habilitações necessárias, porquanto isso exige o desenvolvimento de certo tipo de reação à vibração cósmica. Significa uma especialização na visão interna e o desenvolvimento de certo grau de visão cósmica. Os que passam para este Caminho são mais da evolução dévica do que humana. Os seres humanos passam para ele por meio da evolução dévica, na qual é possível penetrar pela transferência ao quinto Caminho, o Caminho do raio. Neste Caminho as duas evoluções podem se fundir e, a partir do quinto Caminho, é possível penetrar no sexto.

 

7. O CAMINHO DE ABSOLUTA FILIAÇÃO

 

  Esta filiação é uma correspondência, no Plano Superior. Àquela categoria de discipulado que chamamos “Filho do Mestre”. É a filiação a um Ser mais elevado que nosso Logos, de quem não podemos falar. É o Grande Caminho controlador do carma.

 

  Os Senhores Lipikas estão neste Caminho de absoluta filiação, bem como todos os que estão preparados para esta linha de trabalho e que estão ligados ao Logos de uma maneira intimamente pessoal. É o Caminho dos especialmente íntimos do Logos e em Suas mãos Ele colocou a atuação do carma no Sistema Solar. Eles sabem o que deseja o Logos, conhecem Sua vontade e Seu alvo, e a eles o Logos confia a execução de Suas ordens. Este grupo, associado com o Logos, forma um grupo especial relacionado com um Logos ainda mais elevado.

 

  Fonte: Iniciação Humana e Solar A.A. Bailey/D.K.

              Lucis Publishing Company, NY.

 

Rayom Ra

http://arcadeouro.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário