sábado, 1 de setembro de 2012

Reflexões Sobre a Fé


       Ao cruzarem as águas e adiante se depararem com suas turbulências pelos fortes ventos, os discípulos se assustaram. A tempestade se avizinhava e o Mestre repousava no barco.

       Homens, tende fé!

       Em tempos de calmaria este imperativo pareceria aos discípulos nova redundância, coisa para lá de conhecida. E até o proclamavam aos seus ouvintes e parentes.

       Como são inúteis as teorias em momentos de realidade... Verdadeiramente inócuas se não se lhes podem dar provas. Meras e vazias palavras! Farisaísmos! Enchem nossas mentes, ocupam a memória, estabelecem bases unicamente na massa cerebral.

       Teóricos procuram avidamente pelas teses hipostáticas. Formulam sempre, conceituam, escrevem laudas, publicam livros. Brilhantismo hipócrita!

       Homens, tende fé!

       Inúmeras vezes chega o alerta. As palavras ressoam fáceis aos nossos ouvidos em tempos de nenhuma intempérie.

       Mas o que é a fé? Eis a grande questão em que mergulham e se debatem as religiões e filosofias. Questão somente comparável ao enigmático e irrespondível: Por Quê?

        Impossível definir a fé de modo pragmático como tantos desejam. Os superficiais, os ateus, os céticos empedernidos - gélidos analistas que nada sabem e fingem saber - jogam simples e ofensivas palavras sobre este elemento arraigado à alma. Consideram-na mais uma morbidez humana, sob a execração de suas definições e sentenças, e ao espelho invertido de suas próprias imagens cruéis!

       A fé, no entanto, é algo que pode já nascer conosco e conosco partir. Ou provinda das altas abstrações, pode um dia desabrochar na mente objetiva, e acalentá-la!

       Há, porém, vários objetos sobre os quais a fé é distorcida. A fé cega, de todos os modos, deve ser desmistificada. Possuindo poderes incomuns na psique coletiva este tipo de formação mental-emocional consegue arrastar milhões de mentes sem discernimento, conservando-as na escravidão dos sentidos.

       Entretanto, retamente praticada, a fé constrói sempre para o bem. Quando mente e alma, raciocínio e emoção, objetivo e subjetivo se unem numa só e boa direção, temos ali um ser interior coerentemente construído, uma alma adulta e consciente – uma fortaleza inabalável. E nele se revela o que muitos duvidam: a fé se torna explicável!

       Este é o estado alcançado por discípulos estudiosos, praticantes da ciência espiritual e forças brancas. A estes, argumento algum materialista virá jamais confundi-los, pois seus avanços estão calcados sobre terreno firme. A estes, cada vez mais são recomendados estudos, meditação e obras no mundo – eixos que se interligam!  A fé aqui se transmuta em ciência da mente, remove montes e montanhas, realiza cada dia mais!

      A reencarnação existe? Impossível não existir. É lei cósmica. É lógica irrebatível. É argumento lúcido de cuja existência se comprova Deus, Sua soberba Inteligência ao criar os mundos, a natureza, o homem!

       Por que Adão comeu da maçã, tomando-a das mãos de Eva? Por que a serpente o instigara? Não, não foi ela, foi a fraqueza de Adão nascida da ignorância. O arbítrio definiu o ato, pois ele desejava conhecer o mundo, as raízes de todas as coisas. A Mônada, o Espírito Imortal, a Chispa do próprio Deus, o pressionava para baixo. Era preciso renascer muitas vezes...!

       Sob os olhos vendados de multidões, cegos guiando cegos se fazem submissos aos seus próprios “eus” terrenos, negando e renegando a este fato consumado.

       Como, então, explicar as diferenças gritantes no mundo? Por que alguns possuem desde o berço e outros não? Vontade de um Pai justo? De novo Adão nos mostra a face. Do paraíso insólito decidiu sofrer para conhecer, renascer no mundo para compreendê-lo.

       A tempestade agora ameaçava a segurança dos discípulos. Que fazer? Iremos morrer? Acordemos o Mestre, ele acalmará os ventos, fará cessar a tempestade!

        Acorda, Mestre, ou morreremos todos. Salva-nos!

       O Mestre, acordando, passou-lhes um pito chamando-os de homens de pouca fé. Acalmou os ventos, às águas e fez cessar a tempestade.

       Seria este, um inverossímil capítulo humano, uma extraordinária efeméride do mundo? Quantas vezes teria acontecido ao longo dos séculos e milênios com demais Mestres da Ciência Sagrada? Não sabemos, mas somos inclinados a admitir que com Jesus o fato ocorrido há pouco menos de dois mil anos consegue deter parâmetros humanos. Pois Jesus existiu em carne e osso.

       Porém, a alusão oculta transcende ao acontecimento físico e galga internamente para mais altos ensinamentos. Vejamos:

       O barco navega   A personalidade vive.
       O vento sopra     =  A mente é açoitada.
       As águas se agitam = As emoções vacilam.
       Os discípulos no barco = Valores do ego que formam a personalidade.
       O Mestre repousa = O Ego Superior medita.

       A fé, principal figurante desta encenação, se demonstra vacilante, enfraquecendo com a oscilação das emoções, submergindo ao medo. Eis a diferença fundamental entre a fé nos tempos de paz e nos tempos de provas. Se trabalhada somente com elementos teóricos, não submetida às agruras incontornáveis da vida, furtará ao ego conhecê-la como de fato é, de frutificá-la e nela vivenciar. E dele escapará sempre, se esvairá da mente, cambiará para emoções errantes, abrirá caminho ao medo, ao pânico, à covardia.

       Nas horas de provas, o ego ainda despreparado e dispersivo se esquece de orar, de concentrar-se, de interiorizar-se para se unir aos poderes da Alma ou Ego Superior – seu Verdadeiro Mestre – que nele mesmo fará cessar não só uma tempestade, mas todas!

       Mestre, acorda! – brada assim ao vento o discípulo vacilante.

       Mestre, aqui estou e comigo estás! – sussurra o discípulo unido ao Mestre pela fé irremovível e por uma sólida e enobrecida vida interna.

                                                                            Rayom Ra

[Leia Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]
[Os textos do Arca de Ouro, por Rayom Ra, podem ser reproduzidos parcial ou totalmente, desde que citadas as origens ]

                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário