sexta-feira, 1 de maio de 2015

A Transmissão das Chamas e o Uso da Sagrada Respiração



Guia Técnico Seguro e Prático Para o Controle Consciente e Expansão de Forças Internas

                                                   Introdução - [Maha Chohan]

  Muitas vezes o homem demonstra grande interesse por conhecimentos espirituais com elucidações mais profundas, e isso quase sempre acontece quando se sente premido pela má sorte. Ele procura, então, por diversos meios, encontrar alívio para suas contrariedades, e este anelo é louvável.

  Quando a emanação de vida, ou seja – o homem espontaneamente se oferece para contribuir com o dom de sua vida, e com isso concorre para um desenvolvimento mais amplo, atingindo todo o sistema planetário, ele se torna uma parte integrante da vivente respiração da Corporização Cósmica, uma “Presença Protetora”.

  Vossa respiração qualificada (cunho ou característica) é Vida. Revestida com a substância de vossa consciência, a respiração é sugada por vosso corpo e novamente exalada, impregnando toda a humanidade – e o resultado será bom ou mau – de acordo com o correspondente estado de vossa consciência.

  Uma emanação de vida que ainda não tem controle de suas energias qualifica diariamente a sua respiração de acordo com seus caprichos e esquisitices. Porém, no momento em que ela se voltar ao seu interior, entregando-se à meditação, aos apelos e orações de agradecimentos em louvor a Deus, colocará sua vida qualificada no prato positivo da balança. Ao contrário, nas horas em que ela se encontrar perturbada e agitada, lutando nas trevas do mundo das aparências, com a característica dos dissonantes abusos da vida, neste estado, automaticamente, ela contribuirá para a manutenção das imperfeitas criações do reino astral.

  Quem, em princípio, solicitou um dom através da respiração, a este será dada a puríssima vida que flui pelas narinas e penetra no corpo da consciência, para ser transformada e qualificada.

  Todas as vezes que sustentais a respiração, flui em vosso corpo interno o colorido da consciência. Quando a exalais, essa acumulada respiração torna-se uma ponte feita da verdadeira energia que se uniu ao ponto culminante de vossa consciência, aquela que realmente existe em vós. Insisto em dizer como é importante e torno a recomendar que deveis qualificar as respirações em vossos lares e em vossos ambientes sociais e de trabalhos.

  A Transmissão das Chamas realiza-se por meio da respiração. O discípulo esperto aprende a dar valor à respiração rítmica e profunda. Na participação consciente com a respiração do Mestre no pensar, sentir e ritmar realiza-se a fusão da Consciência Divina com a humana.

                                 A Transmissão das Chamas – [Mestre El Morya]

  Vamos examinar o coração de um corpo, o seu movimento ou a sua atividade. Já havíeis pensado no coração deste nosso Novo Movimento? Qual o efeito que ele exerce na consciência da humanidade?

  De um dos lados do coração, encontra-se a aurícula. Esta palavra é derivada do grego – Oráculo – que significa a recepção central. De outro lado, acha-se o ventrículo e significa exatamente aquilo que a palavra determina (venter, do latim): sangue vital e energia correm por todo o corpo.

  Vede, portanto, como a atividade dual do coração pode tornar-se uma só. Vós, os discípulos, sois o coração desse Movimento. Mas atentai: ele deverá funcionar como um só órgão. Para que possais compreender essa unidade, vimos, novamente, incutir em vossa consciência que esse trabalho individual e coletivo deverá efetuar-se como uma unidade, e, por isso, retornaremos tantas vezes quantas forem necessárias para afastar o véu de Maya, esclarecendo-vos, com palavras simples, os acontecimentos de vossa vida e os da coletividade, bem como trazendo-vos auxílio, por meio do qual obtereis mais Luz.

  Voltemos à respiração. Desejo que compreendais o seguinte: podeis usar em vossos quatro corpos inferiores uma imensurável potência, se souberdes aproveitar e dominar conscientemente a vossa respiração.

  Eu vos digo: se dominardes a respiração podereis atrair ao vosso coração a substância de vossos corpos emocional, mental, etérico e físico, e purifica-la ou sublima-la no centro do coração. E na expansão dessas Chamas podereis carregar, conscientemente, cada um dos quatro corpos inferiores com as divinas qualidades e valores que jazem no Coração do Fogo Sagrado.

  Na inalação das Chamas dos Santuários segue-se o mesmo sistema. Em vosso coração acha-se a Divina Imorredoura Chama Trina. Portanto, em vosso coração existe a potência ou a força latente da chispa de cada virtude divina, de todos os Santuários, de todos os Astros do espaço cósmico – inclusive a Força da Ressurreição.
  
  Possui vosso coração menos potência de ressurreição do que a semente de um narciso ou de um aparentemente adormecido trigo semental?

  Quando vos unis conscientemente com a total e acumulada reserva de forças cósmicas da Chama da Ressurreição, vós a inalais na Chama de vosso coração e depois expandis esta ressurreição, através de vossos quatro corpos inferiores. Isto vos dará um antegozo da Vida Eterna.


                                       Exercícios Respiratórios – [Mestre Kuthumi]

  O Santo-Ser-Crístico de cada pessoa é puro, perfeito e divino. Vossa individualizada Presença é pura, perfeita e divina. E toda a acumulada reserva que, há eons, usastes e aplicastes, construtivamente, e que está armazenada em vosso Corpo Causal é, igualmente, pura, perfeita e divina. Quando nos apresentamos aos não-ascensionados, àqueles que querem sentar-se aos pés dos Mestres, devemos, em primeiro lugar, ocupar-Nos com a alma e com as várias camadas que a envolvem.

  Estas camadas que não deixam passar a luz são as causas que, durante certo tempo, restringem a irradiação da Luz da Presença, impedindo vossa liberdade financeira, vossa completa saúde, beleza e eterna juventude, e todas as grandes forças criativas e liberdades divinas cujo uso tanto almejais e que são vossa natural herança.

  No mínimo, já podeis compreender que, na Câmara Secreta de vosso coração, foi erigido o Foco de Luz de vossa Presença. Este Foco é a Divina Imorredoura Chama Trina, inteligência com a qual pensais, e força motriz com a qual vos moveis. É a única fração em vós que é eterna – vosso corpo ascensionado, quando sereis Deus-livre.

  Porém, gostaria, meus bem-amados, que meditásseis sobre a Chama que jaz em vossos corações. Nas pessoas adormecidas espiritualmente ela se encontra no “vácuo da célula” em dimensão bastante reduzida. Todavia, nos discípulos já desenvolvidos, ela começa a expandir-se. É desejo da Grande Fraternidade Branca, principalmente dos “Irmãos dos Mantos Dourados” – os Mestres do Segundo Raio – Sabedoria ou Iluminação – instruir os discípulos e os estudiosos neófitos, ensinando-lhes como expandir a Chama e como aplica-la para liberar as energias dos corpos inferiores.

  Também é desejo do Bem-Amado Maha-Chohan, que eu vos apresente alguns exercícios respiratórios, o que faço com grande prazer. Estes vos ajudarão muitíssimo em vosso progresso espiritual – se os usardes diária e diligentemente.

  Meus bem-amados, para principiar, é mais fácil tratar apenas de um dos quatro corpos inferiores, isto é, extrair dele a substância impura e atraí-la ao coração, onde passará pelo processo purificador da Chama Trina, e depois expirar ou exalar a substância já purificada. Não seria possível aos principiantes extrair a substância de todos os quatro corpos inferiores de uma só vez, manter a respiração, expandi-la, projeta-la e, ao mesmo tempo, manter a visualização de determinado pensamento em imperturbável serenidade.

  Começaremos pelo corpo emocional (dos quatro corpos inferiores é este que possui maior alcance).

  Inalai a substância impura deste corpo, mantendo-a firme na Chama Transmissora que jaz em vosso coração, enquanto suspendei a respiração. Na exalação, convidai a purificada substância a voltar ao corpo emocional e enviai-a - tanto quanto vossa respiração possa sustentar – aos corpos sentimentais de toda a humanidade, tempo esse em que permanecereis sem respirar.

  Procedei, da mesma forma, quando tratardes de vossos corpos mental, etérico ou físico. Atraí a substância impura, depois visualizai-a na Chama Transmissora purificando-se, enviai-a ao respectivo corpo e então abençoai o correspondente corpo (emocional, mental, etérico ou físico) de toda a humanidade com a purificada substância, enquanto projetais a respiração. (*)

       (*) “Resumimos os movimentos ou ritmos respiratórios no seguinte:
       1. Inspiração, pulmões – absorção da substância impura.
       2. Sustentação e visualização na chama do coração – detenção e
           purificação.
       3. Expiração – retorno purificado.
       4. Sustentação (sem ar) – bênção para a humanidade”. [Rayom Ra]

  Como já foi dito, principiantes deste importante exercício farão bem se tratarem de um corpo de cada vez.

  Se diariamente praticardes este exercício com toda fidelidade dedicando-lhe alguns minutos, então, pouco a pouco, conseguireis tratar dois corpos, três ou quatro de uma só vez. Com a experiência, cresce a habilidade, até que tereis conquistado o domínio sobre a respiração.

                                                                 Observações:

  A inalação vos parecerá relativamente fácil.
  A sustentação também é simples enquanto o vosso pensamento enviar esta energia impura à Chama do coração.
  Na exalação deveis prestar toda a atenção enquanto expandis a substância purificada.
  No momento da projeção desta respiração deveis sustenta-la e aguenta-la com a vossa completa participação na energia purificada, para poder enviá-la pura e perfeita ao mundo em geral.

  Portanto, pensai nisto: as quatro fases da respiração devem seguir no mesmo ritmo: inalar, sustentar, expirar e sustentar. Notareis que é necessário um grande domínio e suficiente energia para a expansão da substância purificada e é imprescindível que haja sobrado o bastante para poder abençoar o mundo.

  O último ritmo, a respiração projetada, pertence ao uso, ou melhor ao Serviço Cósmico.

  Muitos instrutores, em seus ensinamentos sobre a Lei da Respiração, apresentam, somente, os três primeiros passos. Mas a atividade do Bem-Amado Mestre Saint Germain estende o quarto ritmo acompanhado pelo uso da Respiração Projetada para abençoar todo o Mundo.

  Meus bem-amados pensai nisto: a Chama Trina de vossos corações (Chamas Azul, Dourada e Rosa) contém todas as virtudes divinas. Tomaremos como exemplo a Fé: esta virtude é muito necessária à humanidade. Podeis respirar a desesperança ou a falta de fé que esteja localizada em vosso corpo sentimental e enviá-la ao vosso coração, onde se encontra o vivente Fogo Azul. Observai, depois, como tudo é transformado na Fé do Arcanjo Miguel. Trazei-a de volta ao vosso corpo emocional e enviai este sentimento de Fé (já transformado e purificado) através da respiração projetada – na quarta fase do ritmo – envolvendo toda a humanidade.

  O que está contido em vossos corpos Mental, Etérico e Físico, deve ser tratado da mesma forma exposta pelo exemplo acima, quando foi dada a explicação relativa ao corpo do sentimento. Assim, cada exalação purificada de vossa respiração, projetando-se, beneficiará toda a humanidade. Não deveis esquecer, jamais, esta importante explanação.

                            Purificar Por Meio da Respiração – [Mestre El Morya]

                                                            Corpo Emocional

  I. Extraí, conscientemente, de vosso corpo emocional, por meio de vossa inalação, toda a substância impura e enviai-a à maravilhosa Transformadora Chama que jaz em vosso coração.

  II. Sustentai a respiração dentro dessa Chama e visualizai, por meio do pensamento dirigido, à impura substância a ser transformada pelo Fogo Sagrado.

  III. No ato de exalar enviai de volta ao vosso corpo emocional, toda a substância já transformada e purificada pelas Chamas. Procurai sentir isso em vosso corpo emocional.

  IV. Segue o próximo passo que é sustentar a respiração fora do corpo e, conscientemente, extrair do Fogo Sagrado de vosso coração esse sentimento ascensionado, e, com toda a convicção, enviá-lo ao mundo externo, envolvendo toda a humanidade – juntamente com a necessária qualidade ou produtividade com a qual quereis abençoar a Vida e o mundo.

                                                              Corpo Mental

  O método indicado é válido para o corpo mental. Mantende o mesmo ritmo e:

  I. Retirai de vossa mente todas as imagens, impressões, conceitos, ideias e formas imperfeitas, também as semiverdades erráticas e enviai ao Coração do Fogo Sagrado.

  II. Enquanto mantendes a respiração nas Chamas, vede como todas as desfiguradas imagens vão se derretendo e em seu lugar surgindo o Plano Divino de vossa Presença.

  III. Somente, então, estendei a sagrada respiração até preencher todo o corpo mental.

  IV. Enviai-a logo, por meio da Força do Pensamento, à atmosfera onde estas imagens construtivas poderão ser captadas por outrem, os que sinceramente as desejarem e que estiverem em sintonia com elas.

                                                             Corpo Etérico

  I. Ao tratardes de vosso corpo etérico, enviai ao Purificador Fogo Sagrado todas as vivências e recordações de infortúnios, toda substância etérica de cunho imperfeito.

  II. Enquanto mantendes a respiração em vosso corpo, procurai sentir a purificadora força do Fogo sagrado, extraindo da substância etérica todas as recordações dissonantes.

  III. Quando as Chamas começam a estender-se, podeis preencher o vosso corpo etérico com todas as maravilhas que possuís no Sol – vosso Pai-Mãe – antes que o mundo fosse feito.

  IV. Ao exalar a respiração, podeis expandir, em todo o mundo, a Fé e a confiança.

                                                             Corpo Físico

  I. É também um exercício muito eficaz para curar o corpo físico. Deveis começar absorvendo toda a substância corporal, desde a sola dos pés até acima do crânio, para além das pontas dos dedos das mãos, de todo órgão.

  II. Enviai esta impura substância ao coração do Fogo Sagrado.

  III. Senti a sublimação desta substância, carregando novamente cada partícula, com a força do vosso prognosticado Plano Divino. Percebei, então, como a Chama se estende por meio da exalação, preenchendo todo o vosso corpo físico, até as extremidades das mãos e pés. Sentireis a sensação de um formigamento que percorre todo o vosso corpo, preenchendo-o com a força da Luz.

  IV. Na quarta fase do ritmo, projetai vosso pensamento de cura a toda a humanidade.

  Isto é muito importante: as quatro fases da respiração, que se desdobram em oito tempos do ritmo, devem ser tomadas em consideração. Porém, esta respiração deve ser contínua e ininterrupta: inalar, sustentar, expirar e novamente sustentar.

  Deixai explicar-vos mais uma vez: em vosso coração existe também a chama da Força Purificadora do amor libertador do Fogo Violeta. Pois a Chama Trina desdobra-se em sete. Nessa Chama Violeta encontra-se a puríssima força que tem o poder de transforma e sublimar toda a energia de vossos corpos inferiores. Quando conduzis a energia desse corpo ao Lar, ao Coração do Fogo Sagrado, gostaria que sentísseis o acrisolar dessa energia, assim como a pressão do momento da expansão, e o retorno da respiração aos veículos – vossos corpos – simultaneamente com a energia sublimada e transformada.

  Vamos analisar o corpo dos sentimentos: ele é o maior de vossos corpos inferiores e forma, exteriormente, um “círculo concêntrico” em volta do corpo carnal. O próximo corpo, analisando de fora para dentro, é o mental; vem a seguir o corpo etérico e logo, pela ordem, o próprio corpo físico. (**) No corpo emocional existe grande quantidade de energia e substância que foram tintas no passado por sentimentos passionais e por impressões emocionais. Essas tendências e índoles cheias de depressões constituem matéria altamente inflamável – não queremos aqui pormenorizar – é válido e viável um tratamento autoconsciente, para obter-se uma proporção uniforme, um equilíbrio que podereis adquirir por meio da respiração.

  Antes de começardes os exercícios de respiração, deveis sentir-vos no centro de vosso coração e na Divina Imorredoura Chama Trina. Este é o único Poder Criador que atua.

  (**) “Consideremos corretamente que a estrutura da personalidade detém corpos na ordem, de cima para baixo, nos planos mental, astral, etérico e físico denso, devidamente interligados com segmentos de matéria respectiva aos seus planos, e através dos fios Sutratma e Antakarana (ver nossa obra o Antakarana).
       O que aqui é explicado, ressalta a extensão geométrica das auras desses corpos e não a qualitativa. O corpo emocional é o maior polarizador de energia-matéria porque a humanidade vibra mais fortemente no emocional.
       Os corpos etérico e mental detém, neste momento evolutivo do homem comum, menores campos áuricos, destacando-se, no entanto, que o corpo etérico é constituído dos quatro éteres planetários – que são emanações específicas planetárias do mesmo éter que permeia a todo o universo – enquanto o corpo mental detém matéria mais sutil e volátil, portanto de natureza superior.” (Rayom Ra)

                                  A Sagrada Respiração – [Mestre Kuthumi]

  Se logo de imediato não conseguirdes dominar a disciplina da respiração – como, por exemplo, quando se trata de disciplinar uma criança que se nega a obedecer – não deveis vacilar nem desanimar. Se fordes perseverantes e quiserdes usar o Fogo Sagrado para purificar vossos defeitos, então é aconselhável observar dois itens:

 1º A Chama de vossos corações irá crescer. Vossos exercícios irão fazê-la cada vez maior, até abranger e tocar toda a circunferência periférica de vosso “veículo”, até o limite externo de vosso corpo emocional.

  2º O consciente manejo da respiração trará os quatro corpos inferiores ao domínio das Chamas – lugar que sempre lhe pertenceu e de onde nunca deveria ter saído.

  Sendo desejo expresso de Maha Chohan, dou-vos os ensinamentos concernentes à Respiração Sagrada. Seria para mim uma grande alegria se, diariamente, experimentásseis esta Força que se acha concentrada em vossos corações – Imorredoura Chama Trina da Verdade Eterna – e se fizésseis o possível para purificar os vários caminhos e invólucros nos quais viveis.

  Vós sabeis, bem-amados discípulos, tudo o que desejais vem de vossa própria Presença Eu Sou! Suprimento ou abundância são limitados pelas sombras que se encontram em alguns dos quatro corpos inferiores. Tudo isso vos mantém afastados da auto-iluminação e da autoconsciência que vos possibilita a serdes um Ser Precipitado de Luz!

  Quando, com sinceridade, e assiduamente aplicardes a Chama Violeta da Purificação, experimentando-a com a respiração rítmica, mantereis, assim, os vossos veículos em boas condições e então ireis constatar que são vossas, pois pertencem ao vosso Corpo Causal!

  Vós, bem-amados discípulos, ireis ficar abismados e maravilhados se pudésseis ver quanta substância foi sublimada de vosso ambiente e da Terra, pelos apelos formulados por vós. A própria energia purificada foi absorvida pelo vosso Corpo Causal, onde ela está à espera para ser libertada por vós e para vós – quando a oportunidade se oferecer ao vosso Santo-Ser-Crístico.

  Quando inspirais o hálito de vida, sugais ritmicamente em cada respiração o amor divino com a verdadeira essência do Universo para o vosso bem-estar. Podeis alcança-la durante o tempo em que sustentais a respiração em vosso corpo, enviando-a a cada parte do corpo que necessite de auxílio. Quando começardes a estender essa consagrada respiração, ela fluirá por vossos poros à atmosfera e será uma parte integrante da vossa maravilhosa aura. Com a continuação dos exercícios, a vossa respiração se tornará cada vez mais forte; podereis, sem esforço, projetá-la tranquilamente à maior distância. Inalai, absorvei, estendei e projetai, para trazer a bênção a vós e ao vosso próximo.

  Discípulos inexperientes não conseguem realizar a contento, em pouco tempo, no Ocidente. Mas o essencial é manter o ritmo desses exercícios respiratórios – na inalação, absorção, extensão e projeção. Peço-vos: senti agora comigo com toda a nitidez essas quatro fases da respiração. Repeti, acompanhando-me: inalar, absorver, estender e projetar. Isso é um maravilhoso processo que vos fará progredir e vos trará o equilíbrio.

  Se várias vezes ao dia e também à noite antes de dormir, quiserdes dedicar alguns minutos de vosso tempo a esses exercícios, ireis sentir considerável alívio de vossa tensão, pois esta sempre aparece quando estais sob a pressão externa causada por contrariedades e desânimo.

  O mundo externo conhece o provérbio; “Dai tempo para santificar-vos...” Assim mesmo o preceito não é lembrado nem praticado: os próprios discípulos muitas vezes esquecem esta máxima. Por isto vos digo, meus bem-amados e abençoados discípulos: perseverai e dai-vos todo o tempo que for necessário para realmente atingirdes a santidade: inalai o alento da Vida!

  Fonte: [The Bridge To Freedom Inc. – USA. A Ponte Para a Liberdade-Brasil]

                                                            Rayom Ra
                                        http://arcadeouro.blogspot.com.br

Podem retirar quantos subsídios desejarem, ou reproduzirem integralmente, porém citem as fontes originais.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário