segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIX)



                                               PALAVRAS ESCLARECEDORAS

  Discípulos servidores:

  Agora que já tendes em vossas mãos os exercícios de auto-purificação, passamos a explanar sobre o trabalho de auto-realização.

  A auto-realização é a meta suprema de todos os homens, e mais cedo ou mais tarde cada um irá enveredar por algum atalho da vida e sentirá a necessidade premente de realizar esse Encontro.

  O trabalho de auto-realização deve sempre começar pela disciplina de auto-análise e exercícios de purificação, um trabalho que, reconhecemos, requer uma força de vontade férrea, humildade, determinação, disciplina, muita fé e paciência.

  Enganam-se os que acreditam que o trabalho de auto-realização só deve ser feito dentro de um Ashram e somente por aqueles que almejam alcançar a bem-aventurada santidade. Digo-vos, discípulos servidores, que este trabalho deve ser feito com empenho por todos aqueles que querem alcançar o equilíbrio em suas vidas materiais. Principalmente, o homem moderno que vive na agitação das grandes metrópoles, que vivencia momentos e experiências nem sempre agradáveis e construtivas.

  Deve esse homem procurar criar espaços em sua vida que lhe proporcionem momentos de recolhimento para estudos espirituais, relaxamentos, concentração e meditação. Com isso, esse homem encontrará o equilíbrio emocional tão necessário para a lida diária. Através da rotina espiritual e dos exercícios, a paz interna virá gradativamente instalar-se em seu coração, trazendo-lhe novo conforto à sua existência, e dessa maneira ele poderá viver a sua história sem os estresses que amarguram a maioria dos seres humanos nos conturbados dias de hoje.

  Vós podeis argumentar que a vida de hoje não oferece condições para essa disciplina. Respondemos-vos, servidores, isso tudo é uma questão de se querer, sentir-se a necessidade de sair da mediocridade que assola a massa da humanidade, vossa irmã, e decidir-se pela disciplina que irá criar a resistência para o triunfo sobre os bloqueios psicofísicos.

  Outra pergunta que podeis Nos formular é a seguinte: Este trabalho não deve ser feito sob a orientação de um Guru iluminado?

  Dizemos-vos, servidores: Este trabalho, no Oriente, sempre foi realizado nos Ashram pelos Mestres Iluminados, mas hoje a carência dos verdadeiros Gurus, bem como a vida agitada do homem moderno, tira-lhe este conforto e bênção que é a presença viva do amado Guru.

  Podeis ainda perguntar: Os adiantados exercícios de auto-realização não são perigosos se feitos por pessoas que não tenham o sistema nervoso equilibrado e sem a observação direta do Mestre?

  Realmente, discípulos, dentro da Raja Yoga existem exercícios que devem ser feitos com a orientação do Mestre ou do Instrutor espiritual. Mas, não vos esqueçais que Nós estamos realizando um trabalho alicerçado na Poderosa Presença Eu Sou, essa energia que está presente em todo o ser vivo, e que no novo ciclo entrante levará o homem a autovalorizar-se pelo reconhecimento e atuação através deste potente Dínamo. Nada colocaremos nesse trabalho que não dê ao homem comum melhores condições de atuação na vida.

  O Nosso trabalho visa principalmente a conscientizar os homens, desde o mais capacitado mentalmente até aquele menos favorecido por esse recurso, que todos têm dentro de si essa Força Divina, em igual proporção. E fazê-La desenvolver-se e expandi-La depende de cada um de vós, homens filhos de Deus Pai-Mãe.

  Cada um receberá de acordo com o seu grau de compreensão, desenvolvimento e talento. Mas, atentai, todos aqueles que receberem a bênção do despertar dessa Presença, não deverão deixar a Luz se apagar. Precisarão trabalhar com afã para incrementar essa Chama e usá-La com amor e humildade para o bem comum.

  A seguinte pergunta que podeis estar ansiosos por fazerdes, sabemos que deverá ser esta: Como saberemos que entramos em contato com a Divindade?

  Servidores, existem várias modalidades de êxtases ou samadhi, mas aquele que mais Nos atrai é o da Paz e Bem-Aventurança constantes, sentidas no coração. Neste estado de consciência despertada pela Iluminação interior, o homem atuará na vida prática sempre ligado à Divindade. É o tão ambicionado nirbikalpa samadhi que os yogues tanto almejam alcançar. O homem que alcançou este grau de Iluminação vive na Terra desempenhando o seu papel dentro do complicado contexto social, e ao mesmo tempo está nadando no mar de Bem-Aventurança, que é a consciência unida à Presença Divina de Deus-Pai. Nada o perturba, nada o faz perder o equilíbrio e paz. Age no mundo com equanimidade, perfeição e sabedoria.

  Essa criatura é capaz de entrar em contato com a Divindade presente dentro de si, mesmo nos locais onde o silêncio é uma saudosa lembrança; isto porque ele atingiu o silêncio, o equilíbrio e a paz interiores, tornando-se capaz de, quando queira, ir ao encontro dessa Fonte imperecível de Vida. Esse homem é o senhor da sua vontade e destino, e exerce o controle de todos os seus desejos, tendo a sua vontade direcionada para o farol que é a Divindade sempre pronta a auxiliar o filho amoroso que se rende ao Seu suave jugo.

  Podeis, através do êxtase, entrar em contato momentâneo com a Vida e terdes o apercebimento dessa Energia fluindo nas plantas, nos homens, animais, até mesmo nos minerais. Podereis, por um lapso de tempo, vivenciar a onipresença, sentindo-vos presente em tudo e em todos. No entanto, tendes que tornar esse estado duradouro, através da disciplina mental e espiritual. O vosso olhar poderá tornar-se abrangente como um potente telescópio. Porém, essas experiências são apenas um pálido reflexo da grandeza da Divindade criadora, e, portanto, não deveis fascinar por elas e estagnar em vosso trabalho de ir ao encontro Dela.

  É certo que a disciplina de vida e a meditação irão vos facultar alguns poderes; isso graças ao trabalho de concentração alicerçado à disciplina da purificação. Porém, não deveis, servidores, vos encantar e enredar por tais fenômenos. Lembrai-vos que a vossa meta é o Supremo Encontro com Ele, o Bem-Amado que vive dentro de vós.

  O trabalho é intenso e há necessidade que o discípulo tenha uma grande força de vontade, fé, e, principalmente, amor, para chegar a obter a resposta da Divindade. Às vezes levam-se várias encarnações indo e vindo, em umas caindo nas tramas de Maya, e já em outras se aderindo a essa brusca ferrenhamente. Essa é uma das razões que levam os homens imediatistas a desistirem e desanimarem deste trabalho de procura da Divindade.

  Mas, atentai, discípulos servidores, para o seguinte fato: Ele somente se renderá aos vossos rogos quando sentir que O quereis por amor a Ele apenas, e que esse é o único e derradeiro interesse, já que não fareis conta das mercês que advirão desse Encontro Sagrado.

  Existe em vossas mentes a seguinte inquirição que vamos Nos apressar a colocar e responder: O homem que atingiu à Poderosa Presença Eu Sou e que deu a Ela o comando de sua vida é um realizado? Nesse caso, atingiu que plano de consciência?

  Servidores, respondemos-vos que todo aquele ser humano que atingiu e entrou em íntimo contato com a Divindade imanente dentro de si, alcançou a meta suprema do homem encarnado que é o Encontro e realização através da Divindade presente e imanente dentro de todos os homens. Chamamos as vossas atenções para o seguinte fato que já colocamos em algumas de Nossas apreciações, mas que sempre vale a pena repetir: Esta Presença Divina está em todas as formas de vida, mas o homem, por ter as características adequadas, ou seja, a individualidade, e por ser pensante, tem, portanto, as condições de realizar esse Encontro de forma inteligente e consciente.

  Podemos ainda dizer-vos, discípulos servidores, que todos aqueles que alcançaram esta auto-realização ascenderam ao plano búdico, que é o plano da Iluminação e Bem-Aventurança. Os outros planos de Iluminação advirão somente para aqueles seres que já alcançaram as condições de Perfeição Suprema, Liberdade Plena, no âmbito planetário.

  Há inúmeras disciplinas que levam os devotos a chegarem ao ápice da evolução humana. Todas elas têm grande valor, mas todas, reconhecemos, requerem de seus adeptos praticantes um grande esforço de disciplina, força de vontade, assiduidade, obediência e humildade, que essas práticas impõem aos seus seguidores.

  Sabendo que estamos nos portais de um novo ciclo, e vendo as dificuldades que o homem ocidental encontra para praticar as disciplinas orientais de auto-realização, trazemos um trabalho que poderá auxiliar a todos aqueles que desejarem fazer esse esforço com a aspiração máxima de terem esse colóquio com o Bem-Amado Deus Pai-Mãe presente em seus corações e em toda parte.

  Antes de colocarmos os exercícios para a vossa consideração, cabe aqui uma pequena explicação para algo que todos vós talvez já devais ter sentido dentro de vossos corações. Existe hoje, mais do que em tempos passados, uma grande imigração de almas orientais reencarnando no Ocidente, bem como almas ocidentais indo nascer no Oriente. Esse intercâmbio é necessário, já que ambos os hemisférios têm muito a oferecer como aprendizado de vida a essas consciências quando encarnadas. Tirar o que há de melhor dessas duas culturas como base de um novo padrão de comportamento é a aspiração da Hierarquia Divina. É essencial para o êxito de uma existência com padrões autênticos para uma vida equilibrada.

  Hoje já contamos com inúmeras almas orientais encarnadas no Ocidente, vivenciando as experiências que são peculiares aos ocidentais, desenvolvendo a dinamização dos seus corpos mentais, através da vida agitada desse hemisfério. Muitos desses filhos sentem-se tal qual peixes fora d’água e, sem saberem a razão, sentem-se atraídos por uma vida mais introspectiva, mais tranquila e com grande exaltação mística.

  Sabemos que para esses “estrangeiros” em sua própria pátria existe um grande sofrimento existencial nem sempre compreendido por eles mesmos, porém lembramos-vos que a Divindade que tanto ansiáveis no passado é a Mesma presente, tanto no oriente como no Ocidente. E já está provado que há necessidade de uma disciplina equilibrada de vida, já que constatamos que um apreciável número de antigos discípulos orientais caíram num estado de transe hipnótico pela prática da meditação intensa; em tal estado entraram na letargia do subconsciente, perderam o rumo e o interessa pela vida.

  Nesse estado negativo, não alcançaram a meta suprema de suas vidas, que era a auto-realização. E em estado de apatia, esses homens [e mulheres] ficaram alijados de seus ambientes, perdendo o interesse pelo progresso e dessa maneira anulando a sua Fonte de inspiração e criatividade, que é a Mente Criadora.

  Queremos dizer com isso que nem se realizaram como pessoas espirituais e muito menos como personalidades humanas. Vemos, nesses casos, que houve uma grande falha daqueles que passaram as lições, falha que notamos em vários segmentos dos caminhos espirituais e que consistiu em manter a maioria das emanações de vida, praticantes daqueles ensinamentos, obscurecidas para as autênticas verdades. E isso todos vós, discípulos servidores, sabeis existir e não Nos alongaremos em considerações que vós já deduzistes através da vossa percepção.

  Se os orientais ficaram, pela disciplina da meditação, por demais introspectivos, e alguns até apáticos ou desligados para os problemas da vida prática, já os ocidentais são agitados, nervosos, e por essa razão não encontram a tão ambicionada paz e muito menos as respostas sábias que os satisfariam e ajudariam a obter maior êxito em todos os seus empreendimentos. Por essa razão, sentimos a necessidade deste intercâmbio de almas genuinamente orientais e ocidentais. Ou seja, emanações de vida que nunca foram atraídas a reencarnarem-se fora daqueles hemisférios onde começaram a fazer suas peregrinações como almas individuais.

  Pensando nesses casos, e, principalmente, naquelas emanações de vida que ainda não se afinam – em consequência de seus temperamentos – com os métodos estritamente orientais, Shamballa e Seus séquitos de Seres de milenar sabedoria, bem como toda a Loja Branca, solicitaram-Nos um trabalho de auto-realização, que atenda tanto às aspirações das almas orientais que estão imigrando para o ocidente, bem como dê aos ocidentais as oportunidades e condições de também realizarem esses preciosos exercícios, que os levarão aos píncaros da glória, qual seja, a auto-realização, o sagrado encontro com a Divindade presente dentro de cada um de nós, filhos legítimos de Deus na Terra.

  Em Seus estudos feitos sobre a raça humana, todas as Potestades da magnânima Loja Branca foram unânimes em colocar a seguinte observação: “Embora homens formadores da raça humana venham da mesma Fonte Criadora, existe em cada povo as suas peculiaridades”.

  E partindo dessa premissa é que chegamos à conclusão de que o trabalho de auto-realização para os ocidentais não deve ater-se unicamente aos exercícios meditativos e à vida introspectiva; se quisermos realmente atingir o alvo, que é a atenção e o coração desses filhos, teremos de doar-lhes um trabalho equilibrado que lhes proporcione momentos de introspecção e meditação, mas que não lhes iniba em suas características dinâmicas.

  Temos de encontrar o caminho do equilíbrio entre a passividade e a atuação. Percebendo em seus íntimos a lógica e coerência dos exercícios com o seu modo de ser e seu estilo de vida, esses homens certamente irão sentir o bem estar íntimo desses momentos de tranquilidade e paz que obviamente levarão para os seus escritórios, fábricas, etc. E sentirão, com certeza, que passarão a atuar na vida competitiva moderna com maior disposição e equilíbrio. É isso que os atrairá para esse tipo de trabalho.

  Durante todo o tempo em que vos dispuserdes a praticar essa disciplina estareis a todo o momento trazendo à vossa lembrança a certeza de que sois um filho de Deus, e, portanto, herdeiros da herança divina que é a Bem-Aventurança, a Alegria sempre renovada, a Paz, o Amor, e todo o manancial de beleza e perfeição que compõe a obra criadora do Bem-Amado Pai.

  Ao sentirdes em vosso íntimo isso como verdade, ireis persistir em vossas práticas, não importando se a Sagrada Resposta venha logo ou não, pois sabereis que estais investindo e trabalhando por algo que vale a pena esperar, porque irá tornar-vos um super-homem, um homem integral, um gigante pelo valoroso trabalho de auto-superação, um homem realmente consciente e lúcido para enfrentar os problemas da vida com equilíbrio e sabedoria. Estareis sempre com ânimo redobrado, não esmorecendo nunca, sabendo que um dia Ela, a Presença, se fará apresentar em toda a Sua Grandiosidade para o seu conhecimento e pronta para receber o amor desse filho fiel.

  Enquanto esse Sagrado Encontro não acontece, discípulos servidores, ficai cientes de que trabalhando incansavelmente para vivenciardes essa experiência inusitada, estareis vencendo barreiras gigantescas, quebrando os grilhões do maior pecado da vida do homem que é o pecado da ignorância. Ignorância às Leis Divinas e, principalmente, à Presença da Luz dentro de todos.

  Vosso Instrutor,
                                                        Djwal Kuhl

Fonte: Exercícios Para Autolibertação - FEEU

Siga os Links:Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (I)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (II)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (III)                      
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (V) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (VIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (IX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (X)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XI)                       
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XVIII
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XIX) 
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XX)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXI)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXV)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVI)
                           Instruções Excelsas aos Servidores da Luz - (XXVII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXVIII)
                           Instruções Excelsas aos Discípulos da Luz - (XXIX)


Rayom Ra
[Leia mais Rayom Ra (Rayom_Ra) on Scribd | Scribd em páginas on line ou em downloads completos ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário